sábado, 28 de julho de 2012

Um robalo grelhado para o almoço e um episódio insólito


Mal acabei de almoçar este peixe, agarrei no envelope, com os exames nacionais que acabara de corrigir na véspera, entrei no carro e dirigi-me à escola onde (ainda) trabalho. A meio do caminho, deparei-me com uma pequena multidão. Não percebi logo o que se passava. Porém, ao  ver as pessoas bem vestidas e alguns figurantes trajados com roupas de outras épocas, percebi tratar-se do tradicional bodo de leite*, inserido nas festas da freguesia. Comecei a desbravar caminho, por entre o aglomerado, com cuidado, para não atropelar ninguém. As pessoas, entusiasmadas com o evento, barravam-me a passagem, sem se mexerem. E eu, contrariada, contive-me para não começar a apitar. 
Estava eu nesta luta interior quando passou, à frente do carro, um senhor, na casa dos 70 anos. Um homem do campo, com a pele enrugada e crestada por muitos anos de sol sem proteção. À medida que contornava o carro, olhou para mim, com um sorriso ao mesmo tempo bondoso e travesso, e levantou o jarro que trazia na mão, fazendo um aceno com a cabeça. Respondi-lhe, já sorridente: 
- Obrigada, é melhor não. Estou a conduzir.
- Ó menina, não é vinho. É leite.
Recusei na mesma. A última coisa que me apetecia a seguir ao almoço era um copo de leite. E lá fui furando o arraial, devagarinho, sempre com o mesmo cuidado. Mas aquele encontro alterou o meu estado de espírito. Fui o resto do caminho a sorrir. Afinal, não é em qualquer terra que nos oferecem um copo de leite a caminho do trabalho :) 

* O bodo de leite é uma tradição popular, que acontece um pouco por toda a ilha, durante o verão. Consiste num desfile etnográfico, com recriações de hábitos de outros tempos. Normalmente, no final, são  distribuídos leite e massa sovada (massa doce) à assistência. No passado, o bodo de leite era uma forma de caridade, de se oferecer, a quem não tinha, pão e leite, os bens mais essenciais. Atualmente, a tradição mantém-se. E, a julgar pela quantidade de pessoas que vi hoje, está bem viva.

Agora, a receita do almoço:
Robalo grelhado com orégãos e limão
2 limões
2,5 dl de azeite
1 colher (de sopa) de orégãos secos
2 dentes de alho, picados
2 colheres (de sopa) de salsa fresca (picada)
6 robalos, arranjados, com cerca de 350 g
sal grosso e pimenta q.b.

Num recipiente, coloque a casca de 1 limão e o seu sumo.
Adicione 2,25 dl de azeite, os orégãos, o alho, a salsa, o sal e a pimenta.
Faça uns golpes nos peixes, de cada um dos lados, cubra-os e deixe-os marinar durante 1 hora.
Esprema o sumo do outro limão para um recipiente. Junte o restante azeite, um pouco de sal e pimenta. Unte os peixes dos dois lados.
Aqueça uma grelha e cozinhe o peixe 3 a 4 minutos de cada lado.
Transfira o peixe para um prato aquecido e verta o preparado de limão e orégãos sobre o mesmo.

Servi com batatas cozidas e salada de tomate com manjericão, temperada com azeite e vinagre balsâmico.

Fonte: Livro de Receitas Continente Magazine (versão para Ipad - este livro consiste numa compilação das receitas das várias revistas, organizadas por categorias. Creio que não existe nenhuma versão em papel. Pelo menos, desconheço.)

15 comentários:

  1. Que tradição tão bonita, não conhecia!
    Às vezes não é preciso muito para mudar o nosso humor, para melhor ou pior...
    Ótima a tua refeiçõa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que belo peixinho!
    O episódio é bem engraçado: Gostei especialmente, da parte do copo de vinho que afinal era leite!
    Então já te despediste da escola?!
    Agora é só boa vida, aproveita bastante.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  3. Que delicia de prato.Mas essa taça lindissima roubou a cena na primeira foto.Parabéns.Adorei.

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia a tradição do bodo de leite, que giro! Acho que os mais jovens tb já tomaram consciência da riqueza desse "património do antigamente" e não vão deixar que se percam... Ainda bem.

    Beijinho e bom fim-de-semana
    Ruthia
    http://bercodomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que belo peixe, pois é bom saber que mesmo com crise ainda o povo sai a rua com as suas tradições, beijinhos:)

    ResponderEliminar
  6. Tu.... és.... demais!
    Consegui ver na perfeição a cara do homem e a tua... lololol...
    Até logo.
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Peço desculpa....mas como pudeste recusar a partilha que te estava a ser oferecida?
    Tu ganhaste um sorriso no rosto. E o simpático senhor?
    Um beijinho de bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  8. Ai, ai... devias ter bebido o copinho de leite...ihihihih, mas se o tivesses bebido... ficarias com hálito azedo!!! Realmente essas tradições são muito açorianas. Gosto de ver as vaquinhas que pastam ao ar livre, que passeiam nas nossas estradas e que são mugidas numa arraial para se dar a provar o seu saboroso leite. Gostei do peixe. PMT

    ResponderEliminar
  9. Faltam 35 minutos para a uma da matina... logo vi que estava a dormir em pé. Falta acrescentar um "n" a "mugida". Mungida é que é, ihihih. Desde quando a voz das vacas dá leite? ihihihih Vou dormir que se faz tarde.PMT

    ResponderEliminar
  10. Gosto de conhecer essas tradições e gosto ainda mais de saber que se mantém :)
    Que engraçado, mas realmente um copo de leite depois de almoço não calha nada bem, mas fez-te sorrir e isso é também importante.
    Gosto tanto de um robalinho grelhado :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Ai, ai, Ilídia, vês um jarro e pensas logo que é vinho! Querias transformar o bodo de leite em bodo de vinho, não era? ;) Graças ao povo estas manifestações culturais continuam bem vivas.
    Também não gosto nada quando ao conduzir me deparo com procissões, por causa da espera que isso implica. E todos sabemos que é um desrespeito buzinar, por isso, só resta aguardar "pacientemente".
    E quando são manadas de vacas nos caminhos? Que medinho que elas me dão. Fico quietinha dentro do carro a vê-las passar a 15 cm do vidro. Nem me atrevo a olhar para elas porque parecem sempre tão descontroladas que penso que até o meu olhar pode distraí-las da rotina da estrada. Vê-me só para onde a tua história me levou!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Adorei a tradição do Bodo de leite. Se isso me acontecesse a caminho do trabalho também eu iria mais sorridente durante o resto do caminho :D

    ResponderEliminar
  13. Há uns tempos passou uma reportagem sobre essa tradição. Achei o nome curioso. Uma palavra desconhecida para mim. Fui ver o significado, na altura. Registei o carácter solene dessa distribuição. E também o facto de serem duas coisas solenes, de simples: leite e pão. Achei piada a recusares, por achares que o jarro tinha vinho:)
    E gostava de ter jeito para grelhados. Uma das minhas limitações é essa:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  14. Já me tinhas contado esse episódio nesse mesmo dia :) Achei muito engraço, pois o nosso povo é assim mesmo...
    Também gosto muito de robalo e sempre que encontro trago para casa, pois adoramos grelhado. Afinal não nos falta nada, temos os bens essenciais que necessitamos à porta... ou na rua,lol ;)

    Beijinhos e continuação de bom descanso.

    ResponderEliminar
  15. Uma refeição perfeita para a época!

    Não se recusa um copo de leite :P

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.