sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Adeus... e obrigada.

Na minha profissão, todos os anos, novas pessoas. Em setembro, vida nova. Caras diferentes. Um ano de convívio. Noutros casos, vários anos. Aventuras e desventuras partilhadas. De repente, a notícia. Fiquei na escola x. E eu, na y. Selam-se pactos: Vou visitar-te./ Havemos de nos encontrar./ Tens de voltar cá em breve. 
Ontem, voltaram a dizer-me adeus. Foi a vez de uma amiga muito especial. Com quem vivi muito. Que me ajudou a suportar um período difícil da minha vida. Levei-a ao porto. Ambas a tentarmos aparentar um ar descontraído e natural. Nada de lamechices, que somos fortes:) Mas não conseguimos evitar as lágrimas de quem sabe que, a partir de agora, só nos veremos de visita. Regressei a casa, com aquele sentimento de perda já familiar. A seguir, da praia, fiquei a ver o barco a afastar-se, em direção ao horizonte.
Este ano, também eu disse adeus. À escola, a colegas, a amigos. E houve direito a jantar de despedida. E a abraços emocionados, com olhares que dizem tudo. E a presentes. Obrigada, colegas (e amigos) do grupo de Português, pelo livro, escolhido a pensar na minha outra faceta :) Obrigada, Patrícia e C., pelo bordado, com um toque de outros tempos. Obrigada a todos pelo carinho. Prometo que vos visitarei no próximo ano. Ainda havemos de dar umas gaitadas* na sala de professores.

* gaitada - gargalhada, em terceirense :)

Deixo-vos a primeira receita do livro Sopas, Molhos e Doces Molhados, de Mathilde Guimarães, oferecido pelos meus colegas do grupo de Português. Uma sopa feita com o feijão verde que a Patrícia e o C. gentilmente me ofereceram. Obrigada:)

Adeus, queridos leitores. Vou descansar uns tempos, longe de computadores. Obrigada pelas vossas visitas, pelos vossos comentários. Pelo vosso carinho. Até breve.


22 comentários:

  1. Que seja um bom e frutífero descanso Ilídia, para recuperar forças e com muito tempo para testar receitas deste livro e dos outros. Por cá estaremos à espera do teu regresso (e das boas novas!)
    bjis

    ResponderEliminar
  2. Como compreendo a Ilidia...Despedidas é terrivel :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terrível, mesmo. Ficam as memórias e as alegrias dos reencontros.
      Um beijo.

      Eliminar
  3. ♥' Espero que esta minha inevitável lágrima não desbote as tuas belas palavras. Não consigo dizer mais nada... Bjs

    ResponderEliminar
  4. Oh Ilidia, eu nem quero acreditar?! Vais mesmo deixar-nos?? Será que não é uma decisão que possas repensar?
    Seja como for, desejo que, seja ele qual for, o teu rumo te leve a encontrar o que procuras.
    Um grande... ENORME... beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Su, não deves ter lido o post até ao fim :) Vou deixar-vos durante o mês de agosto. Vou tirar férias, mas estarei de volta em setembro. Se calhar, até antes :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Minha querida Ilídia, isto como sempre fez-me deitar a minha teimosa lágrima. Como sempre o teu texto é fabuloso. Ainda ontem "vasculhámos" o teu blog eu e as minhas moças. E todas concordámos que para além das receitas deliciosas que partilhas connosco os teus textos são deliciosos. Vai de férias com o fofo do Manel e com o Paulo. Volta cheia de coisas boas para nos deliciarmos... Um grande beijo amiga! Até à tua volta!! E uma tarde de LAMBRUSCO!! :)

    ResponderEliminar
  6. Andas mesmo com muita nostalgia e depois contagias os outros.
    Adorámos estar com vocês!
    Boas férias e diverte-te muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Ilídia, percebo essa angústia que sentes, já todos nós, em determinado momento a sentimos. Não gosto da palavra adeus, troco-a sempre que posso, por um até breve, doi menos.
    Cerca-te de bons pensamentos, aproveita as férias em familia,
    um grande abraço, até breve;)

    ResponderEliminar
  8. Olá rapariga. Só a esta hora consegui passar por cá. Hoje tive um dia muito cheio (depois, quando voltares da tua pausa estival, conto-te porquê).Tens a capacidade de, com os teus posts, nos deixares sempre sem palavras. Mais uma vez fico feliz por teres gostado do bordado e por teres conjugado todas as atenções que tiveram para contigo. Tu mereces.
    A sopa, essa, ficou com aquele aspeto caseiro de que eu tanto gosto. Adorei o enquadramento do pano no tabuleiro, as flores e o prato. Gostei tanto desse prato, antigo. Um mimo.
    Que descanses, viajes, leias, em suma, que te divirtas e que voltes, depressa.
    Um beijinho.
    Patrícia
    P.S Vou tentar seguir o conselho que me deixaste no foodwithameaning.

    ResponderEliminar
  9. Há pessoas diferentes, umas cinzentas, outras neutras, mas há aquelas cheias de cor, que marcam os outros e os lugares por onde passam... e tu és uma dessas pessoas!
    Mereces todo o carinho e reconhecimento das tuas colegas. Vais-lhes fazer falta!!!
    Um beijinho da tua amiga,
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Como eu compreendo esse teu sentimento...
    Mas o melhor é que mesmo longe essas pessoas ficam sempre marcadas no coração.
    Hoje com Internet, Redes Sociais a distância encurtou e poderás estar sempre perto (sei que não é a mesma coisa, mas o mais importante é a semente da amizade que fica e cabe a cada um cuidar, para que não morra.
    Boas férias :)
    Beijinhos
    Romã :*

    ResponderEliminar
  11. Tive o prazer de provar essa receita e estava uma delícia! Espero que esta mudança só traga coisas boas, que tenho a certeza que trará! Boas férias! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Até breve Ilídia!
    O teu post está lindo, nostálgico mas com um carinho brilhante. Todas essas pessoas que te marcaram, fazem um pouco parte de ti e a amizade que fica é o mais importante e não a distância.
    Boas férias.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. A Romã tem razão, hoje não existem motivos para ficar "longe", tudo nos aproxima!
    Votos de uma boas férias!
    BJs

    ResponderEliminar
  14. Oi Lidia, a despedida sempre nos dá sentimento de vazio, de algo que nos deixará incomletos.Mas passa e logo você stará conhcendo pessoas novas.As que fazemos amizades sinceras, essas nem a distância as destrói.Por isso não se entristeça amizade verdadeira é eterna, e vocês se encontrarão novamente.Um abençoado descanso pra você com um ânimo restaurador.Beijos e tudo de melhor.

    ResponderEliminar
  15. Percebo-te bem!... Já vão sendo mts despedidas:((( é +uma dura consequência da nossa profissão! Mt dura, mesmo!!! Custa tanto... Mas depois vêm aquelas visitas relâmpago, cm no mês passado, e parece q o tempo parou!:) vivemos de boas recordações, é certo, mas acredito q o futuro ainda nos reserva outros bons momentos:))) beijinho Gd e boas férias! M.

    ResponderEliminar
  16. Partilho a profissão em que as despedidas são uma realidade de todos os anos. Este ano as separações serão ainda mais dramáticas porque em alguns casos correspondem a não ter nenhuma escola para ir.
    Partilho também o gosto pela gastronomia, e a leitura dos seus textos é sempre muito agradável. Será um até já então, bom descanso! :)

    ResponderEliminar
  17. Olá Ilídia,

    Queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 39.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal. No site criamos a secção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. E você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar
  18. Obrigada a todos pelo carinho e votos de boas férias. Estou de volta. E a minha amiga, afinal, regressa à Terceira. Só boas notícias :)

    Renato, obrigada por se ter lembrado do meu blogue. Pensarei no assunto e, caso decida aceitar a vossa proposta, entro em contacto convosco.
    Ilídia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.