terça-feira, 24 de julho de 2012

Quinta dos Açores

Cresci com os gelados Baskin Robbins, que comíamos na Base das Lajes. Ainda me lembro de, nos anos 80, ir, com os meus pais, comer um gelado ao 31, que era como por cá denominávamos a conhecida cadeia americana. Recordo a felicidade que sentia quando me entregavam aquele copinho castanho, às bolinhas cor-de-rosa. Com o tempo, perdi o hábito de comer gelados. Até à gravidez. Muitos dos quilos que ganhei naqueles meses deveram-se aos gelados que ia comer à Base, com a minha amiga Carla, também grávida. Ainda hoje nos rimos a recordar essas tardes de gula :) Felizmente, voltei a desinteressar-me. Pelo menos desses. Desde então, como os que faço em casa. E, mesmo assim, na maior parte das vezes, faço-os e acabo por só os provar. 
Mas hoje, descobri os gelados da Quinta dos Açores. Desde há algum tempo, só ouço falar nos novos gelados. As expectativas eram elevadas, portanto. Mas não me desiludi. São, realmente, maravilhosos. E com sabores muito nossos: ananás, queijada da Graciosa, doce de leite, queijada D. Amélia... 
Neste espaço, dedicado aos Açores, é possível encontrar inúmeros produtos das nossas ilhas, tais como licores, compotas, vinhos e queijos açorianos, atum de S. Jorge, queijadas da Graciosa, carne dos Açores, leite e iogurtes produzidos na Quinta e... gelados. E o edifício é moderno e acolhedor, com uma vista lindíssima sobre o Monte Brasil, o maior ex-libris de Angra. 
Hoje, o dia esteve sombrio e choveu, por isso ficámos no interior da gelataria. Mas imagino o prazer de degustar um destes maravilhosos gelados na esplanada, com Angra a nossos pés.

As bonecas que veem nas imagem são feitas em folha de milho, uma das formas de artesanato local.


27 comentários:

  1. Outro dia comi foram os iogurtes, também cá da Terceira, muito bons!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, também gosto muito dos iogurtes. Saborosíssimos!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu adoro gelados e como-os durante todo ano. Mas confesso que os meus favoritos são os Ben&Jerry. E os que faço em casa, claro está, onde controlo tudo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto desse poder de fazer os nossos gelados em casa. Decidimos tudo, desde a quantidade de açúcar até aos sabores com que os aromatizamos. Mas estes são mesmo muito bons!
      Beijo

      Eliminar
  3. O espaço é super agradável, de muito bom gosto. E a vista...
    Não levaste o Manel contigo?... o Afonso adora a vaquinha Quieta... e, das duas vezes que fomos lá, acho que já te contei o que é que ele lhe fez :)
    Beijinhos.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, só depois do teu comentário reparei que não tinha inserido a fotografia do Manel com a Quieta :) Claro que o levei. Ele comeu gelado de morango, também muito bom. Bem diferente, com um sabor subtil.
      Beijos
      PS: Não, não me contaste o que o Afonso fez à Quieta. Estou curiosa :)

      Eliminar
  4. Não desfazendo nos gelados, mas fazendo uma análise "fria", verifica-se que a relação preço qualidade não será a melhor. Na minha modesta opinião resume-se a muita nata com um pouco dos sabores que cada um tem. 31 a grande distância, para cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, não são os gelados mais baratos do mercado. Independentemente de ser um gelado com muita nata (concordo consigo, neste aspeto), acho que o resultado final é muito bem conseguido. Provei um pouco do de morango (escolha do meu filho), comi uma bola de D. Amélia (o meu preferido, de entre os que provei) e trouxe uma caixa de queijada da Graciosa. Os meus amigos, que escolheram o de ananás, gabaram-no muito. Será o próximo que provarei. E, sinceramente, gostei mais destes do que dos do 31.

      Eliminar
  5. Olá Ilídia
    Mais um local a sinalizar para quando visitar os Açores.
    Espero que seja em breve ;)
    Um abraço
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero, Guida. Terei todo o prazer em conduzir-te a este e outros locais :)
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Ainda não fui conhecer esse espaço e estou tão perto.
    Há-de ser um dia destes, pois já ouvi falar muito bem do local e dos produtos.
    O Manel está entusiasmado com a vaquinha.
    Beijinhos

    Nota: Já acabaste os exames?
    Amanhã entro oficialmente de férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havemos de combinar, então. Na próxima semana, antes de eu ir de férias. O que te parece?
      Já acabei os exames, sim. Tenho as cotações a lápis, à espera de alguma indicação do GAVE. Entrego-os na sexta-feira.
      Beijos e aproveita as férias:)

      Eliminar
  7. Já ando há dias a ouvir falar muito bem dos gelados "Quinta dos Açores" e do espaço que preza pela diversidade e bom gosto. Uma verdadeira loja gourmet açoriana, segundo o que me dizem. Agora só me falta passar por lá. Em breve, espero.
    O primeiro geladinho vai ser D. Amélia. For sure.
    Um abraço e desculpa-nos por hoje não podermos estar presentes no teu jantar.
    Os meus pais chegaram hoje de Lisboa e vêm cá jantar. Amanhã partem para o Pico com os miúdos.Vou andar hoje a preparar malas e sacos para 40 dias. Muito tempo.Demasiado.
    Um beijinho.
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei o espaço muito agradável. Muito "clean" e com bastante luz natural. Sim, uma loja com um pouco de tudo o que se faz pelas várias ilhas. Eu também só consegui chegar lá ontem.
      Em relação ao jantar, eu entendo. Afinal, tens de te despedir dos teus pequenos. Não vai ser fácil. 40 dias é um número bíblico :)
      Beijinhos para os quatro, especialmente para os teus filhotes.

      Eliminar
  8. Olá Ilídia, parabéns pelo seu blogue que sigo sempre com grande entusiasmo.
    Muitas felicidades e aqui envio o vídeo da música dos Madredeus com fotos das ilhas dos Açores. Um beijinho,
    Ana Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Muito obrigada pelo seu comentário carinhoso. Em relação ao vídeo, deve ter-se esquecido de anexar...
      Um beijinho para si também.

      Eliminar
  9. Nem te contei, mas há uns dias, fui a um restaurante com coisas só dos Açores. Espaço Açores, chama-se assim. Em Lisboa. Foi naquele fim-de-semana non stop, o almoço de sábado. Não tinha máquina e estava tão cansada, que nem deu para outro registo que não o sensorial. E esse ficou, felizmente. Boa carne. Atum fresquíssimo. Ler o teu post fez-me sentir um bocadinho mais próxima do vosso/teu universo muito azul e verde. Lembrar aquele almoço. E pensar que vou ter mesmo de voltar àquele lugar. E de ir mesmo aos Açores:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar. Acho que é uma coisa relativamente recente. Ainda bem que ficou o registo mais importante. É esse que faz querer voltar outra vez. E sim, tens mesmo de vir aos Açores. Vou adorar receber-te e mostrar-te este e outros locais :)
      Um beijo

      Eliminar
    2. P.S.: Continuo a não conseguir deixar comentários no teu blogue :(

      Eliminar
  10. Espero que um dia destes (se pudures, quiseres e tiveres tempo) me convides para irmos comer um geladinho desses. Punhamos a conversa em dia, e eu saía um pouco aqui da toca. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,

    Estou a viver o Pico. Já ouvi falar da quinta dos Açores, pela dona, num encontro aqui no Pico, mas nunca provei nenhum dos produtos que dizem ser muito bons.
    Eles não têm site?
    Em relação ao seu blog, adoro ouvir histórias, semelhantes mas diferentes de uma ilha vizinha. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria. Antes de mais, obrigada pelas suas palavras simpáticas. É sempre bem-vinda.
      Em relação à sua pergunta, não creio que tenham site, mas se tiver conta no Facebook, pode encontrá-los lá: http://www.facebook.com/QUINTADOSACORES
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Irei adicioná-los sim. Tenho pena é de no Pico não haver produtos deles...
      Gosto muito do seu blog, tem uns animais maravilhosos, um jardim igualmente apetitoso!

      Eu sou do continente mas já me sinto Picarota! Tenho família na Terceira e em São Miguel.

      BJS

      Eliminar
  12. Muito boa tarde,
    Fiquei agora a conhecer o seu blog através da página do facebook da Quinta dos Açores!:)
    Passei este Verão na Terceira, de regresso a Lisboa e tenho a dizer que fiquei agradavelmente surpreendida com a Quinta dos Açores.
    Pena que estes gelados ainda não se vendam em Lisboa (ainda!) pois já andei a procurar na Loja dos Açores e afins.
    Esperemos que seja para breve.
    Saudações insulares*

    ResponderEliminar
  13. Fiquei feliz e orgulhoso por saber que havia um lugar tão belo com Pessoas tão empreendedoras e, com o nome de Família: B A R C E L O S, como o que herdei do meu Avô que foi para o Rio de Janeiro com 12 anos na Mala Real Inglesa. Estive nos Açores hã uns 6 anos com um grupo de professores como eu para visitarmos a Associação de Solidariedade Social dos Professores dos Açores. Ficámos só na Terceira mas, a poesia dos lugares, a limpeza dos jardins, ruas, praças, o socego - que nunca me cansa porque "falamos com Deus em silêncio", a frescura da atmosfera, enfim, terminei a minha tese de mestrado, orientada pelo antigo Reitor da Universidade do Porto, Prof. Doutor Luís de Oliveira Ramos, com esta simples frase: "os Açores é um sítio admirável para morrermos". Parabéns Quinta dos Açores pela qualidade dos produtos (que não conheço mas vou passar a procurar no El Corte Inglês) e parabéns pelas duas corajosas e empreendedoras Senhoras que tembém se chamam "Barcelos". HOJE JÁ GANHEI O MEU DIA.

    ResponderEliminar
  14. Se os Açores quiserem às vezes conversar com um vi+uvo de 73 anos mas que está a par do mundo e da "lama" nacional, que não é político mas é Português, licenciado por Coimbra, a nossa segunda Casa e que trabalhou na Lunda Norte, na Diamang, no Museu do Dundo, aqui vão os meus "trilhos" informáticos: e.mail (professorbarcelos@gmail.com); blogue: diamanteslunda.blogspot.com

    Felicidades para todos Vós e um profícuo 2013 para o Povo Açoriano misturado com a bom chá verde, o licor de maracujá e os produtos da Quinta dos Açores. E Vivam os Barcelos!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.