Uma das coisas de que gosto no verão. Os pequenos-almoços no jardim. Café quentinho, sumo de laranja fresco, panquecas fofas e compotas coloridas. Sinestesia à mesa. Uma brisa ligeira, que não chega a ser vento. O som dos pássaros, pousados nos fios elétricos. E o de uma pomba, que fez ninho na chaminé. Ao longe, ouve-se o ruído da máquina de um vizinho, que aproveita o dia de descanso para cortar a relva. E a refeição prolonga-se, sem que tenhamos que nos apressar. E continuamos pelo jardim. A ler, a fotografar, a escrever este texto.
Panquecas de queijo-creme
(adaptadas das panquecas de ricotta da Nigella Lawson)
250 g de queijo ricotta (ou queijo-creme)
125 ml. de leite
2 ovos
100 g de farinha de trigo
1 colher (de chá) de fermento
Mistura-se o queijo-creme, o leite e as gemas. Adiciona-se a farinha e o fermento, misturando bem. À parte, batem-se as claras, só até ficarem espumosas, e misturam-se ao preparado anterior.
Aquece-se uma frigideira anti-aderente pequena. Vai-se deitando a massa (com uma concha) e virando as panquecas, com cuidado, para não se desmancharem. Servem-se com maple syrup, ou compotas, ou fruta, ou o que vos apetecer.
Servi o sumo de laranja com cubos de gelo floridos, inspirada nos que vi no blogue da Gabriela, sempre cheio de boas ideias. São estes pequenos detalhes, que não custam nada, que tornam os nossos dias bem mais coloridos.
Um bom domingo para todos.
Um começo de dia mesmo agradável!
ResponderEliminarQue belo começar de dia!
ResponderEliminarE que panquecas apetitosas.
Boa tarde de domingo.
beijinhos
Gostei desta massa de panquecas com ricotta. Eu uso uma receita muito simples em que não é necesário bater as claras em castelo e as panquecas ficam muito fofas porque levam um pouco de fermento :)
ResponderEliminarUm início bem poético, este que deixas. Gostei tanto do detalhe dos cubos de gelo com flores. Tens razão, pormenores destes dão mais aos dias. Entendo assim, também.
ResponderEliminarGosto de imaginar começos de dia assim, para ti. Para vocês. Serenos. Com tempo. E sol. E verde. E sumo de laranja às flores:)
Um beijo.
Mar
Olá Ilídia:)
ResponderEliminarQue belo acordar, com um pequeno-almoço perfeito no jardim e com uma paisagem maravilhosa como pano de fundo:)
Gostei do quadro:)
E gostei das panquecas, ando há que tempos para fazer também umas para o pequeno-almoço, mas ainda não calhou... A ver se me animo com estas tuas!:D
Beijinhos e boa semana!
Minha querida, obrigada pelo teu comentário tão simpático!
ResponderEliminarAdorei conhecer o teu blog delicioso :)
Que apetitoso e que lindos ficaram os cubos de gelo :o) Uma coisa tão simples que faz toda a diferença. Obrigado por partilhares as tuas experiências. Bj
ResponderEliminarhttp://meucravominhacanela.blogspot.pt/2012/07/cubos-de-gelo-floridos.html
Gosto dos teus textos com o mesmo entusiasmo com que gosto das tuas receitas. Parabéns! ;-)
ResponderEliminarLília Amorim
São tão bons momentos assim :)
ResponderEliminarAdoro pequenos-almoços em jeito de verão, lá fora, a sentir os cheiros e os sons do que nos rodeia.
Faz-me falta momentos assim. E adorei as panquecas!
Um beijinho.
Que delícia adorei
ResponderEliminar