sexta-feira, 20 de julho de 2012

Nostalgia

Ainda estar lá e já não estar bem lá. Ainda fazer parte, mas já não. Estar em trânsito. É assim que me sinto por estes dias.
Hoje, tive a última reunião na escola onde trabalhei nos últimos quatro anos. Os projetos para o próximo ano, a escolha dos níveis, os novos responsáveis pelos departamentos. Já nada me diz respeito. E se, por um lado, estou feliz por mudar, por saber que vou ganhar tempo e (espero) qualidade de vida, por outro, há uma tristeza que não me larga. Olho para as pessoas e recordo conversas, momentos. Algumas que passaram de colegas a amigas. E vejo a forma como olham para mim. Com pena que me vá embora. E eu, com pena de as deixar.
No fim, enquanto percorria a escola, em direção ao carro, vi-me no meu primeiro dia, há quase quatro anos, com o coração apertadinho por ter de me separar do Manel, então com seis meses. Mais tarde, a lutar para não chorar por o ter deixado lavado em lágrimas na creche. À medida que caminhava pelos corredores, recordei alunos e as perguntas que me faziam : Professora, o teste é fácil?; Não conseguimos acabar o trabalho. Podemos apresentar amanhã?; Será que podia ir comigo à biblioteca, ajudar-me a escolher um livro? Recordei confidências e partilhas com colegas. Uma ou outra divergência, que a vida não é sempre cor-de-rosa. Almoços temperados com gargalhadas. Conversas com esta menina, enquanto arrumávamos livros nas prateleiras da biblioteca. E tive saudades de algo que ainda estou a viver.
Entrei no carro com aquela tristeza doce de quem vira uma página. Mesmo que a tenha virado deliberadamente. Ponderadamente. Mesmo que não esteja arrependida. Mesmo que olhe para a frente e esteja motivada. Independentemente de tudo isso, vou ter saudades. 



17 comentários:

  1. Olá. Agora sou eu que já começo a ter saudades!
    Vi-te de costas no corredor...já ias embora...não tive coragem de te chamar.
    Mas não vais "embarcar" de vez. Vamos sempre ver-nos.

    Nota:Olha, sei que não gostas de touradas, mas se te apetecer beber uma fresquinha, aparece na minha casa, amanhã.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ivone, claro que não vou "embarcar" :) Quanto à tourada, não me parece, mas havemos de combinar qualquer coisa em breve. Deixa-me acabar os exames :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Vamos ter saudades da frescura da tua presença, o pormenor da tu conversa e o carinho do conselho certo... Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Andreia. Vou ter saudades de "marmitar" ao teu lado, enquanto falamos de filmes e música. E de quartos do Principezinho ;)

      Eliminar
  4. Obrigada por me incluíres numa pontinha da tua saudade. Ficarás comigo.
    Passarei por aqui neste encontro marcado.
    Um beijo para ti e tudo de bom para o teu Principezinho :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És sempre bem-vinda, Emília. Beijos para ti e para os teus gémeos :)

      Eliminar
  5. Saudades. E eu também as vou sentir. Admito, apesar de saber que vais para te aproximares de casa, porque preferes escolas mais pequenas e a nossa
    é demasiado grande.E sim a nossa, porque continuo a ver-te lá mesmo sem estares, porque vais ser recordada muitas vezes pelo teu entusiasmo quando falavas dos teus alunos e dos teus projetos, pelos teus humores oscilantes, aos quais já estávamos habituadas, que nunca escondeste por seres genuína e frontal. A próxima escola ganhará uma excelente profissional e nós teremos sempre este e outros locais com hora mais ou menos marcada.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas sabes que foi uma decisão bastante ponderada. No entanto, está a custar-me mais do que esperava. Mas provavelmente continuarei a visitar-vos com alguma frequência, pois devo ir planificar com a Mariana e a Madalena, que vão dar 7º ano, como eu. E assim, mato saudades.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ilidia...não vai ser a mesma coisa, estou certa, mas ser bom na mesma e os amigos que fizeste vão permanecer para sempre se assim não for... foram pessoas agradáveis que conheceste e que de uma forma ou de outra deram uma pincelada na tua vida.
    É bom estar nostálgica...significa que a t passagem por aquela escola não foi tangencial, daquelo que estou a ver tiveste a oportunidade de te entrelaçares com muitas pessoa. Quanto ao arrumares os livros na Biblioteca com uma menina que gosta de cozinha como tu... vais ser um excelente motivo para combinarem não um chá de panela mas um conversa à volta dos vossos tachos.
    As maiores felicidades no teu novo local
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mané, pelas tuas palavras sábias :) Tens razão, antes estar nostálgica do que vazia, com a sensação de que a minha passagem por aquela escola foi em vão :) E sim, muitos amigos permanecerão. Incluindo a menina da biblioteca :)
      Um beijo

      Eliminar
  7. Há sempre uma doce tristeza aliada a uma mudança, mesmo que deliberada e ponderada. Porque também ali foste feliz, viveste momentos inesquecíveis que deixarão saudades.
    Mas é tempo de mudar, coisas novas, crescer. Boa sorte.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, agora é tempo de olhar para a frente. Pensar no próximo ano, nos próximos projetos.
      Um beijo

      Eliminar
  8. Estes momentos fazem parte dos nossos percursos. Creio que a nostalgia implica sempre aquela componente de reflexâo, de interiorização. Assim, não é impunemente que as pessoas e as coisas passam por nós. Ficam, antes. E quando temos de avançar, avançamos acrescentados. Com o bom e o mau de tudo o que passou entretanto. Coisas boas para ti, Ilídia:) O futuro está sempre a acontecer. Bom que a gente dê por isso. Que o tempo não seja só voraz e impiedoso.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa profissão implica muitas mudanças, convívio com pessoas diferentes todos os anos. E criam-se laços. Ainda bem que assim é. Mas custam-me sempre as despedidas. E esta semana não tenho feito outra coisa. E amanhã, novamente. Mas faz parte. E sim, avanço acrescentada. Sem dúvida.
      Um beijo

      Eliminar
  9. It´s time to fly.....your gonna be just fine...I promise !!..Bjos~Diana

    ResponderEliminar
  10. Ola Ilídia, pois esta menina já está com saudades desses momentos que passamos juntas. Não há nenhum que me arrependa, mesmo dos dias menos produtivos :-D. Esses é que nos davam mais que fazer :-).
    Sei que iremos manter contato por isso a minha angústia esteja controlada. Não me despeço porque nos vamos tornar a ver brevemente.

    Beijinhos saudosos :-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.