terça-feira, 3 de julho de 2012

Natureza (quase) selvagem

A escada irregular, ladeada pelas heras, com os degraus escavados na própria terra, pode passar despercebida aos mais desatentos. Um pormenor camuflado no meio da quinta. O acesso não é fácil. Piso escorregadio e traiçoeiro. A medo, lá vamos os três, de mãos dadas. O Avelino à frente, a guiar-nos, o Manuel a seguir e, finalmente, eu.  

Lá em cima, o paraíso. Natureza em estado (aparentemente) selvagem. Uma mistura de permacultura com agricultura selvagem, em que as espécies são ordenadas em comunidade, sem que a terra tenha de ser trabalhada, explica-me ele. Continua a falar, entusiasmado, explicando-me em que consistem os dois conceitos. Termos técnicos, difíceis para mim. Mas ouço-o. E deixo-me deslumbrar pela natureza luxuriante que se esconde no meio da Biofontinhas. O convívio entre várias espécies (desde árvores de grande porte, vegetação rasteira, bolbos, mini-frutos, flores comestíveis, até às ervas aromáticas) é a principal característica deste tipo de agricultura. Pela forma como fala, vê-se que este cantinho é especial para ele. 

Enquanto conversamos, o Manel vai colhendo e comendo flores. Habituado desde pequeno a ver flores no prato, não estranha. O Avelino sorri ao vê-lo. É um pouco responsável por esta parte da educação do meu filho. Afinal, grande parte das coisas estranhas que este já provou veio da Biofontinhas. E estas visitas à quinta, o contacto com todas estas espécies, ajudam-no a encará-las de forma natural. 
A certa altura, o Avelino aponta para uma verdura estranha. Ruibarbo, esclarece. Não é vermelho?, pergunto-lhe eu. Este é de outra espécie, chama-se ruibarbo francês. Enquanto o colhe, fala-me das diferentes espécies que existem. Explica-me que as donas de casa americanas começaram a misturar ruibarbo com morangos em tartes, pois a cor era semelhante e era mais rentável do que o morango. Uma forma de "enganar" os comensais, pelo que percebi. Ainda antes de descermos a escada, colhe umas florzinhas e diz-me: Gerânios aromáticos para aromatizares açúcar. É este o segredo de muitos pasteleiros. Aromatizam o açúcar com isto, daí o paladar especial dos doces que confecionam.
Enquanto desço a escada, de volta à quinta, penso: Que pena que não trouxe máquina fotográfica. E penso que tenho de lá voltar, para deixar aqui um pouco do que vi. 
No passado sábado, voltei lá. Com a máquina:)

Deixo-vos as fotos do meu açúcar aromatizado. A "receita" é simples: num frasco, colocar o açúcar e as flores. Fechar, deixar pelo menos uma semana e peneirar.

12 comentários:

  1. Adorei o açúcar com as pétalas de gerânio. Que coisa mais linda! E estou encantada com as tuas partilhas sobre a Biofontinhas, deve ser um sítio delicioso!

    ResponderEliminar
  2. Que regalo esse cantinho da Biofontinhas :))
    Momentos bem especiais que vocês passam lá.
    Esse ruibarbo francês não conheço, fiquei curiosa.
    E adorei as pétalas de gerânio no açúcar, que lindo e delicado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho desses gerânios na minha varanda, já utilizei as folhas em tempos que já lá vão para confeccionar um prato típico grego, agora vou usar as flores para aromatizar o açúcar, o aroma é tão agradável que tenho a certeza que ficará perfeito. Esse local é muito bonito e decerto daí saiem verduras cheias de sabor.
    Bj

    ResponderEliminar
  4. O Avelino é um poço de sabedoria. Um homem que faz da curiosidade caminho para perceber a ciência das coisas. Gostei muita desta reportagem.
    Só de pensar que a minha avó tinha tantos gerânios e eu nunca os aproveitei para fins culinários.Desconhecimentos. Apreciei-os nos canteiros e, na altura, isso bastava-me.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Essa natureza é uma sorte enorme. Viver num sítio tão verde determinará uma parte muito preciosa da tua/vossa felicidade.
    Dei um passeio contigo, com o Manuel e com o Sr. Avelino. As imagens e as palavras fizeram com que fosse aí um bocadinho. E vontade de aromatizar açúcar com flores:) Poético, isso.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Ai esta planta é que é o Ruibarbo? Desculpe a minha ignorancia. Aqui na minha terra chamamos-lhe simplesmente malva e especificamente essa é boa para afastar os mosquitos. Até há quem lhe chame citronela... Já ouvi falar várias vezes mas não conhecia...
    Sendo assim já aprendi hoje mais uma coisa...
    Beijinhos e continue a publicar coisas tão interessantes como esta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei a que planta se refere, pois nas fotografias aparecem muitas. No entanto, nenhuma delas é ruibarbo. No post acima (dos muffins, aparece ruibarbo). E não é a mesma coisa que citronela. Essa sim, afasta os mosquitos. Não creio que ruibarbo o faça :) Pelo menos, desconheço essa função.
      Um beijinho e espero ter desfeito o mal-entendido.
      Ilídia

      Eliminar
  7. Ilídia, estes teus posts são um descanso para a alma ;) Quem me dera viver rodeada dessa natureza e de ter um sr. Avelino com conselhos e conhecimentos tão sábios sobre as plantas e flores, bem pertinho de casa :) E poder mostrar isso às minhas pequenas. Bj.

    ResponderEliminar
  8. Ilídia, que sorte tens! Passear por locais assim e ainda por cima guiada por sábios ensinamentos!
    Essas flores que mostras no açúcar, lembram-me malva rosa, mas deve ser só semelhança pois dizes serem gerânios aromáticos.
    Tão bom partilhares, volta lá... não esqueças a máquina, regista tudo e vem cá contar às "amigas".
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Ilídia! Mais uma vez fiquei encantada com o teu post :) É uma delícia ler o que escreves e ver as receitinhas que fazes. Quem me dera ter um Sr. Avelino e um BioFontinhas por perto. Não estou muito longe, estou em S. Miguel :) Esse planta do gelo há cá? E gerânios? Adorava ter para aromatizar os meus açucares. Será que haverá alguma forma de enviar...?
    Um grande beijinho e obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sónia. Muito obrigada pelo seu comentário. Em relação
      à Biofontinhas, estou mesmo a preparar um post saudosista, pois vai deixar de ser possível comprar na quinta. Abriu, na Praia, um mercado biológico e eles estão lá representados, pelo que deixaram de vender na propria quinta. Quanto a haver planta do gelo em S. Miguel, não me parece. Já quanto aos gerânios, deve haver por aí, pois é uma flor muito comum. Não me parece que dê para enviar, pois é extremamente frágil e chegaria morta.
      Um beijinho,
      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.