segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sábado (Parte II) e uma salada de favas

No último post, a narração da manhã de sábado. Hoje, a da tarde.
Acabado o almoço, fomos para o jardim. Para a horta, mais precisamente. O Manel tem participado nestas sessões agrícolas com grande entusiasmo. Vai acompanhando o crescimento das várias espécies com muita curiosidade. Anda excitadíssimo a vigiar o crescimento de uma planta que, segundo lhe expliquei, daqui a algum tempo dará origem a uma abóbora. Todos os dias quer ir espreitá-la. Não vá a abóbora ter nascido durante a noite :)
Sinto-me feliz por lhe poder proporcionar estas experiências. Incutir nele o respeito pela natureza. Fazê-lo perceber o trabalho que é preciso para que a comida chegue à mesa.
No sábado, enquanto o meu pai semeava novas espécies, nós descascávamos favas (vindas da horta familiar, não da Biofontinhas). Ele quis ajudar. E eu deixei. Sujou as mãos. Faz parte. As crianças têm de se sujar. Têm de ouvir histórias, boa música, cultivar o intelecto. Mas têm de brincar às escondidas (esta foi a nossa atividade do domingo de manhã :), jogar à bola, brincar na terra. É importante, este equilíbrio. 

Uma pausa para dar erva ao dinossauro :)


Terminada a sementeira, começou a chover. Obrigada, São Pedro. Que atencioso :)

Chegámos a casa e, depois do banho, preparei esta salada de favas. Com as nossas favas, colhidas pelo meu pai e descascadas por nós. A sensação de orgulho subjacente:) E pensar que só há pouco tempo comecei a gostar de favas.

Salada de favas com presunto e coentros
(para 4 pessoas)

600 g de favas pequenas descascadas
1 ramo de cheiros (usei coentros, aipo, tomilho e uma folha de alho francês)
50 g de folhas de coentros
1 chalota picada (usei 1 cebola chinesa)
molho vinagrete q.b.
100 g de bacon aos quadradinhos
100 g de chouriço aos quadradinhos
200 g de fatias de presunto finas
flor de sal e pimenta moída na hora
croutons de ervas aromáticas (facultativo)

Numa panela (de cozer ao vapor), coloque um pouco de água e um ramo de cheiros e coza as favas.


Deixe arrefecer e retire a pele.
Adicione às favas algumas folhas de coentros e a cebola chinesa. Tempere como  molho vinagrete, a pimenta, a flor de sal e reserve.
Numa frigideira, salteie o bacon e, a meio da fritura, adicione o chouriço. Retire e reserve sobre papel absorvente.
Numa outra frigideira, frite as fatias de presunto. Depois, deixe-as arrefecer e corte-as em pedaços pequenos. Reserve duas tiras compridas de presunto para decorar o prato (esqueci-me).
Coloque as favas temperadas numa saladeira e adicione o bacon, o chouriço e o presunto. Envolva bem, mas delicadamente. Retifique os temperos.
Para finalizar, decore a salada com as tiras compridas de presunto e as folhas de coentros. Se pretender, adicione croutons de ervas aromáticas. 


Fonte: Livro de Receitas Continente Magazine (versão para Ipad - este livro consiste numa compilação das receitas das várias revistas, organizadas por categorias. Creio que não existe nenhuma versão em papel. Pelo menos, desconheço.)

11 comentários:

  1. É muito importante proporcionar às crianças várias experiências, nomeadamente as que envolvem perceber o valor das coisas!
    E que bela essa salada com as favas da sua horta. Excelente sugestão.

    ResponderEliminar
  2. É muito bom levarmos à mesa o que retirámos da terra. E é muito importante as crianças terem essa noção e do trabalho que dá para chegar a comidinha ao prato. O manel parece que tem jeito para a coisa :) se soubesse disso tinha-o convidado para ajudar as minhas favas também ;) O Samuel tambem me ajudou, mas já para o fim não estava a achar muita graça :) Já quando chegou ao prato aconversa foi outra. Também tenho uma salada para postar, estou a atrasar-me ainda passa o tempo das favas e ela fica para trás.
    Gostei muito do aspeto da tua salada, deve ser deliciosa a julgar pela aparência.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O Manel tem muita sorte, por agora ele nem imagina quanto. Sempre vivi na cidade e apesar de, até certa altura ter vivido numa casa com jardim (só de flores) nunca tive muita exposição a animais e plantas, algo que sempre me deu muita pena e que me fazia invejar os meus amiguinhos que iam passar as férias "à aldeia". Hoje cultivo algumas coisas em 5m2 de varanda e no parapeito da lavandaria, só pelo prazer que me dar ver ervas e legumes a crescer e poder colocá-los diretamente no tacho :)
    Adoro favas e adoro coentros de modo que esta receita só pode ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  4. Receber da natureza aquilo que tratamos com carinho é uma sensação muito boa, de pertença. Eu recebo dos meus vasos e são gestos que me sabem muito bem, são como uma espécie de filhos. Gosto muito de favas, no entanto, nunca fiz. A avó faz muito bem, e, eu, aproveito. Adoro a foto do Manel a dar de comer ao dinossauro :). Boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Nem sempre gostei de favas mas hoje adoro! E o meu gato faz-me companhia no faval, adora ir para lá esconder-se.
    Uma bela salda, bem perfumada pelas ervas.
    E gostei do vosso sábado, verde, caseiro e com muito amor e brincadeira.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, como vai?

    Já tenho vindo a acompanhar o seu blog... 

    Desculpe estar a incomodar. Apenas queria pedir que se torna-se seguidor no nosso site do Nariz à Boca e coloca-se o meu link no seu site. Poderemos fazer partilha de LINK'S.

    http://donarizaboca.blogspot.pt/

    Muito obrigado e continue a desfrutar do grande mundo dos vinhos.

    ResponderEliminar
  7. Que tarde tão bem passada. São estas experiências que fazem as memórias boas. Quanto às favas, adoro tudo o que as inclua, por isso esta salada parece-me uma delícia. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Que boa sugestão vou fazer, também tenho favas na minha horta:)

    ResponderEliminar
  9. Lamento tanto não gostar de favas. Sabes porquê? Por adorar o ritual de as descascar por fases. Primeiro retirá-las do "invólucro", depois pô-las bonitas e tirar aquela casca de fora que as faz ficar com ruguinhas. Depois disso, ficam lindas e tenras, de tão delicadas. É um ritual feminino, aqui em casa. As minhas irmãs, a minha mãe e eu. Pomos a conversa em dia, enquanto descascamos (muitas) favas. Também acontece o mesmo com as ervilhas:) Território nosso. Impartilhável. Estás a ver como era bom que eu gostasse de favas? Para além disso, o Vasco adora. Tenho de ver se mudo isto de não gostar de favas:)

    Ternurentas, as tuas imagens. A parte II do sábado com chuva.


    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Que ternura esse sábado com o Manel, que resultou numa salada deliciosa!
    Gosto muito de favas. Sobretudo destas tenrinhas e saborosas.
    Um luxo!
    Babette

    ResponderEliminar
  11. Adoro favas :)
    Esta salada iria deixar-me feliz.
    Também gosto delas na sopa.
    E assim caseiras... o que se pode pedir mais? :)
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.