terça-feira, 6 de março de 2012

Jantar à Bollywood

Quem nunca deitou uma lágrima com a história piegas de um filme indiano que atire a primeira pedra. Quem nunca se emocionou ao ver as histórias de amor desgraçadas entre filhos de famílias rivais? Ou a criancinha arrancada à nascença dos braços da mãe? Quem nunca trauteou uma música de um filme de Bollywood? Já vi alguns. E cantarolei as músicas que os jovens enamorados cantavam, de lágrimas nos olhos.
Sofrimento de amor e Passado inesquecível são os títulos que me ocorrem. Numa altura em que os clubes de vídeo começavam a aparecer, consumíamos tudo o que estes ofereciam. E, nos anos 80, o cinema de Bollywood estava na moda. Fatiotas coloridas, um encadeado de estereótipos, músicas que ficavam no ouvido e representações forçadas (abundância de olhos revirados, testas franzidas de tanto pensar) eram os ingredientes principais. Bons e maus da fita. Os ricos, maus; os pobres, bons, como convém. No meio de tudo isto, o casal de amantes. Amor sempre proibido. Relações sempre decentes. Mesmo quando havia sexo, este era apenas adivinhado. Nunca se via mais do que um beijo. Afinal, estes eram filmes para toda a família. Lembro-me de uma cena (já não me recordo em que filme), em que o casal entra numa cabana e o rapaz tem de aquecer a jovenzinha, pois ela está com febre e a tiritar. Desse gesto altruísta, nasce uma criança. O que entretanto aconteceu na cabana tem de ser imaginado .
Um destes dias, andei no youtube, a recordar alguns destes filmes. O meu marido ficou preocupado, creio: Não sei como podes estar a ver isso! Respondi-lhe que não se preocupasse. Depois de, ao longo dos anos, ter consumido muito cinema, já não sou capaz de ver um filme destes mais do que 2 minutos seguidos. Mas a uma musiquinha destas não digo que não :) Nem a um prato de inspiração indiana.


Este surgiu de forma improvisada. A ideia das espetadas veio da revista Bimby - Momentos de Partilha de julho de 2011. Lembrei-me de juntar as especiarias, para um toque mais exótico. Podem consultar as receitas no Receitas ao Desafio.


25 comentários:

  1. Ih, ih, ih
    Obrigada Ilidia por me fazeres rir...estes filmes são...devo dizer-te que gostei sobretudo do anel. Belos tempos, belos tempos, os que descreves
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belos tempos, mesmo :) Sábado à noite e o filme indiano para toda a família. Que saudades. A minha mãe, ao ler o meu post, disse o mesmo. Que este post lhe tinha recordado tempos felizes :)
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Olá Ilídia!!
    Há coincidências fantásticas, "Sofrimento de Amor" (historia de amor de fazer chorar as pedrinhas da calçada, músicas fantásticas!!) e "Passado Inesquecível" (os 3 irmãos que se separam e reencontram-se anos mais tarde) são filmes que fazem parte da minha infância!! Eu, a minha irmã e os meus primos decoramos as músicas (claro) e até as falas dos filmes!! Nunca pensei que houvesse alguém no mundo que conhecesse estas pérolas!! :D
    Há anos que não vejo deste tipo de filme, agora só mesmo comida indiana que ADORO!!
    Com tal inspiração estas espetadas devem ser deliciosas!!
    Beijos do Paraíso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mais gente a conhecer estas "pérolas" do que pensamos, pelos vistos :) Os comentários a este post são prova disso :) São filmes muito lamechas e cheios de clichés, mas que marcaram uma época. E deixam saudades :)

      Eliminar
  3. Olá minha querida Ilídia, fantástico o texto. Voltei uns belos anos atrás. Só um aparte fui uma das primeiras pessoas nesta terra de Jesus Cristo a alugar essas "cassetes" trabalhei anos num video ao club, que saudades tenho desse tempo. E lembro-me de haver pessoas à espera para verem filmes indianos os quais estavam alugados a outros sócios. De facto não sou apreciadora do tipo, mas que fazem chorar as pedrinhas da calçada isso fazem. O que lhes salva é a comida adoro um bom caril etc. ect.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lídia, minha querida. Fico sempre tão feliz quando deixas uma palavrinha :) Foi mesmo uma febre :) Na altura, achava-lhes piada. Pelas músicas, muito principalmente. E lembram-me tempos felizes :)
      Beijos

      Eliminar
  4. Como já tinha dito: estão lindas as tuas espetadas...e devem ser deliciosas, aromáticas...uma maravilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Hehehe fizes-te com que esta musica desse até ao final ao mesmo tempo que lia o teu post.. lindo :)Era um desafio engraçado pra blogosfera lolol. Gostei bastante das tuas espetadas e da musiquinha que acompanha :) um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marmita, obrigada. As músicas ficam no ouvido. Depois de ter escrito este post, andei a cantarolar a música :) O sucesso destes filmes passava muito pelas músicas.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Apesar dos enredos lamechas e demasiado previsíveis como descreves, a indústria cinematográgica de Bollywood é mundialmente conhecida pelas coreografias musicais, pelos trajes e penteados das atrizes, pelos espaços idílicos onde não existe muita mobília mas onde o conforto se instala em almofadas e veús sedosos e translúcidos. É aqui que reside a magia deste cinema que é isto e apenas isto, mas que prima por estereótipos, que incentiva a permanência das castas mas que, ao mesmo tempo, nos afasta da realidade como a conhecemos. Gostei muito da tua reflexão e da tua refeição de inspiração indiana. Já fui espreitar a receita.
    beijinhos e até amanhã
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, obrigada pelo teu comentário e pela tua reflexão sobre o cinema de Bollywood. Não tenho acompanhado o cinema indiano dos últimos anos, mas creio que terá evoluído e que já não seja este encadeado de estereótipos como o dos anos 70/80. Gostei de recordar este imaginário através do Quem quer ser bilionário?. Não sei se viste. Não sendo indiano, "apanha" muito bem o espírito de Bollywood. Recomendo.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Nunca vi um filme indiano:) Mas tenho vontade de ver. Principalmente por isso que dizes da música e da dança. Só tenho uma ideia vaga das roupas com aquelas cores vibrantes. A ver se deixa de ser só uma ideia vaga. Entretanto, fiquei foi com vontade desta tua inspiração indiana:) Obrigada por partilhares. E lindas, as fotografias.

    Um beijo com carinho.

    Da tua amiga Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mar :) Não sei se gostarás. Pelo menos não destes de que falo. Se os visse agora pela primeira vez, sei que não gostaria. Marcaram uma época. E vi-os numa altura em que a minha cultura cinematográfica era quase nula :) Mas tenta o cinema indiano mais atual. E sim, as músicas e as danças valem a pena.
      Um beijo

      Eliminar
  8. Olá Ilídia:)
    Por acaso nunca vi nenhum, mas deixaste-me com curiosidade! Gostei de ler a tua descrição e do videoclip:) Já tive uma grande paixão por romances indianos, li vários livros na minha adolescência e deliciei-me com as histórias das Odaliscas, com os casamentos combinados e os amores proibidos!
    Também adoro comida indiana e marroquina e estas tuas espetadas estão fantásticas:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice, romances indianos, não conheço. Mas, pelo que dizes, as histórias têm tudo a ver com as dos filmes. Amores proibidos é o ingrediente principal :)
      Em relação à comida indiana e árabe, adoro.
      Beijo

      Eliminar
  9. Olha que agora lembraste-te de boa! Fizeste-me lembrar a minha vida em londres e as nossas noites de bollywood, com comida indiana e filmes até cair para o lado. Olha, olha, que estas memórias têm para mais de 12 anos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ondina, as minhas memórias têm mais de 20. Até cair para o lado, mesmo. Se bem me lembro, eram filmes com cerca de 3 horas. Como tínhamos paciência para tanto? E tantos lencinhos de papel que gastávamos :)

      Eliminar
  10. Fizeste-em lembrar um filme indiano, o Casamento debaixo de chuva, que gostei muito. Não tinha grande ideia dos filmes indianos, até ter visto este. E me ter emocionado. Comida indiana, gosto q.b., não como o tão usado cordeiro e por vezes abusam nos molhos, mas estas espetadas parecem-me bem. Com vaca, coentros e especiarias, um arroz bem perfumado pela hortelã e o chutney. Adorei!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ginja, sabes que tenho esse filme em DVD e nunca o vi? Saiu com o Público, há alguns anos. No entanto, por uma razão ou por outra, foi ficando sempre para trás. Vou ver se o vejo. Quando tiver tempo, que isto não anda fácil :(
      Um abraço

      Eliminar
  11. Como já disse: adorei e tenho de experimentar - sem duvida.

    Tania *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tânia, experimenta. Fico à espera de saber como correu :)

      Eliminar
  12. OMG...estou imaginar, uma espetada destas, dentro de um pãozinho "pita" com um molhinho "raita"....mmmmmmm...Jinhos~Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos foram comidos sem o pãozinho, mas parece-me uma excelente sugestão :) As tuas sugestões são sempre uma delícia ;)
      Beijos, prima :)

      Eliminar
  13. ola nao sabia que havia tanta gente fa de bollywood quanto eu ,nao ha 1 unico dia que nao ouça as musicas ou 1 filme desse tenho o canal max da sony ,onde passam inumeros fimes .
    por acaso essa musica que esta publicada ja vi o filme a 2 anos no youtube e posso lhe dizer que e muito bonito , a irma da raariga que esta a cantar morre e ela ve se obrigada a casar com o cunhado para criar a criança.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.