quinta-feira, 29 de março de 2012

Dever cumprido e uma massa para o jantar

Já há muito que não sentia este supremíssimo cansaço. Cheguei a achar que não ia conseguir. E não conseguir nunca é uma opção para um professor. Não é possível dizer Não está pronto, volte na próxima semana. Tem de estar tudo pronto no dia. Na hora. Ontem, temi não ser capaz. Olhei para a grelha de Excel e, ao ver as quadrículas por preencher, senti uma espécie de pânico.  Os quadradinhos pareciam escorregar no ecrã, como no genérico de Matrix. Café, quase à meia-noite. Cumpriu o seu papel. Até de mais. Fui para a cama e não consegui dormir. De manhã, uma luta dura com o despertador. Durou alguns minutos. Ele ganhou, felizmente. Banho, base e blush, para uma aparência de viva, e lá fui eu para para mais um dia. Aulas nas duas escolas. Entrega de testes, avaliações. A felicidade de uns. A tristeza de outros. Algumas lágrimas. (Como eu detesto finais de período!)
  Cheguei da escola e fiz o que esta semana ainda não tinha feito: jantar. Num dia como o de hoje, apeteceu massa. Simples, mas saborosa. O Manel provou alcaparras pela primeira vez. E gostou. E disse o nome. E teve piada. 

Esparguete com cogumelos e alcaparras


Ingredientes para três:
300 g de esparguete
1 embalagem de cogumelos frescos
3 dentes de alho
azeite (cerca de 5 colheres de sopa)
alcaparras (cerca de 30 g)
1 talo de aipo
azeitonas a gosto
vinho branco q.b.
sal e pimenta q.b.
coentros picados q.b.
queijo parmesão, em lascas
sal e pimenta q.b.

Cozi o esparguete al dente.
Esmaguei os alhos e levei-os ao lume, com o azeite. Adicionei o aipo, cortado em rodelas, os cogumelos, laminados, e deixei cozinhar cerca de 2 a 3 minutos. Juntei as alcaparras e as azeitonas, refresquei com um pouco de vinho branco, temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar, tapado, até os cogumelos estarem cozidos. Envolvi esta mistura com o esparguete e servi, polvilhado com coentros e lascas de parmesão.

26 comentários:

  1. Ainda há pouco estive para te ligar... mas não o fiz por saber que andas com os minutos contados. Falamos no fim de semana, para programarmos qualquer coisa para a próxima semana, com os nossos meninos. Tenho umas ideias ;)
    Gostei da tua massinha.
    Um beijo.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ando cheia de ideias para os tirar de casa. Esperemos que o tempo ajude :)
      Beijo

      Eliminar
  2. Massa... um ingrediente que é SEMPRE bem-vindo cá em casa, já as alcaparras, nunca provei. Mas ri em pensamento ao imaginar uma criança da idade do Manel a dizer isto. Tenho de ensinar ao Tomás para ver o que sai dali =) Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Keila, as alcaparras têm um sabor salgado, mas saboroso. Como é um sabor forte, não sabia se ele ia gostar. Mas ele é um resistente. Sim, dê ao seu Tomás, a ver o que ele acha :)
      Um beijo

      Eliminar
  3. Há alturas em que parece que não há forças para terminar as tarefas mas depois faz-se um prato com este, reconfortante, e continua-se o que tem de ser feito.
    Espero que as férias renovem as energias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça, muito obrigada pelo seu carinho. Neste momento, depois de alguns dias mais calmos, sinto-me outra. E sim, vou tentar aproveitar esta pausa, pois o terceiro período é curto, mas intenso. Os meus alunos fazem o exame nacional em junho e até lá ando com os nervos à flor da pele.
      Um beijo.

      Eliminar
  4. Olá Ilídia! Tenho professoras dedicadas na família e sei o trabalho que dá... Espero que a interrupção dê para descansar... e cozinhar coisas boas como esta.
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa. É verdade, os finais de período são intensos. A pressão para ter tudo pronto é desgastante. Mas este já está. Apesar de ainda ter três reuniões de avaliação, sinto-me de férias :)
      Um beijo

      Eliminar
  5. Como te entendo minha Amiga! Desta vez, o final de período coincidiu com o "fechar" a casa para as obras, o que não foi fácil de conseguir!!! Tb estive para entrar em pânico:( agora só há 1 ou outra duvida existencial... Está quase!... Bj Gd. Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, tenho que te ligar para saber pormenores dessas obras;) Pelos vistos, andamos todas a precisar de calmantes :) Neste momento, sinto-me no céu. Ainda tenho trabalho na escola, mas, como não tenho em casa, já me sinto de férias :)
      Um beijo

      Eliminar
  6. Agora o que mereces é um descansozinho , nem que seja pequenino, para te recompores. às vezes os dias deviam ter mais horas e nós deveríamos ter energia para as 24 que o relógio dá...Esta massinha de certeza que ajudou a relaxar um bocadinho,e o pequenote a dizer uma palavra destas deve ter-te arrancado um grande sorriso.Só isso vale a pena!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Rita, a massa soube realmente muito bem. Por ter significado o início do descaso, o fim do stresse. Por isso está aqui. Não é que seja uma grande receita, mas, para mim, significou muito. E sim, eles a dizerem estas palavras mais complicadas é sempre uma emoção :)
      Um beijo

      Eliminar
  7. Pois, deve ser complicado ver os miudos ficarem tristes com as notas, principalmente se se esforçaram por melhorar. Mas é a vida e eles precisam de aprender isso bem cedo :)

    Quanto à massa, ficou bonita e, apesar de simples, aposto que estava saborosa. Para hoje o jantar também vai ser massa, e algo assim bem simples pois há sexta é dia de jantar veggie!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, Ondina. E é a esses que me refiro. Miúdos que andam a tentar fazer só Português e têm de anular, porque ainda não é desta. Corta-me o coração. Mas não posso fazer mais. Se as notas são irrecuperáveis, por mais que queira, não posso.
      Estas massas simples sabem tão bem, não é? Nada mais reconfortante.
      Um beijo

      Eliminar
  8. Simples mas muito apetitosa esta tua refeição!

    ResponderEliminar
  9. O sentimento de dever cumprido no final deve ter sido a melhor das recompensas, depois da enorme luta com os prazos e as tarefas infindáveis...:) E ainda conseguires encontrar forças para uma belíssima refeição, com direito a um momento de graça para aliviar o espírito! Que pelo menos agora venham uns dias reparadores:)
    Também comprei um frasquinho de alcaparras para experimentar, assim parece-me uma bela maneira de começar a dar-lhes uso!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice, depois de ter tudo pronto, sinto-me, realmente, satisfeita. Sentir-me-ia mais ainda se as notas fossem todas brilhantes, o que não é o caso. Felizmente, há algumas assim :)
      Experimenta as alcaparras. Gosto muito.
      Beijinhos e continuação de bom domingo.

      Eliminar
  10. A minha solidariedade:) Sei bem como é. Acabei há pouco a entrega das notas. Com o que pressupõe de trabalho prévio. E o outro, que é o de ouvir. Estas alturas são muito para isso. Para ouvirmos os pais. Fico feliz por adivinhar dias mais para ti. Que os tenhas mais. Para fazer comida. Para olhar o mundo que muda todos os dias.

    Um beijo de bom fim-de-semana. E a minha alegria. Porque o Manuel provou alcaparras e soube nomeá-las. Dois triunfos pequeninos que são grandes:)

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda me faltam três reuniões. E depois, o tal trabalho de ouvir (no nosso caso, só no dia 5 de abril, já terceiro período). Espero que estejas bem. Vou tentar descansar, sim. E fazer comida. E passear. E estar com os meus homens.
      É tão bom quando eles começam a nomear tudo. Até as coisas menos comuns, como alcaparras :)E é tão bom quando gostam de comer coisas diferentes :) Triunfos, mesmo :)
      Um beijo de domingo.

      Eliminar
  11. Há dias assim, e também eu me sinto arrasada com eles. Sem forças e sem vontades.
    Mas esta massa surgiu para brilhar num desses dias, com alcaparras, uma estreia para o Manel.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas nós os temos, não é verdade? E, às vezes, basta uma coisa muito pequena, como uma massa, para os suavizar.
      Um beijo para ti.

      Eliminar
  12. Esta semana tenho tido um cozinheiro de serviço cá em casa. E sabem bem aqueles pratos que são dele e que por isso nunca os faço. Nestas coisas de trabalho, e apesar de termos a mesma profissão, ele nunca se deixa levar pelo stress nem pelo cansaço. Até mete nervos, como se diz em linguagem popular.Como é possível nesta altura? Começo a pensar que se deve ao facto de andar com o leitor de MP4 sempre atrás: uma forma de parcialmente se alhear deste mundo, creio.
    Gostei muito do teu prato. Cá em casa só o Tomás não é fã de alcaparras. Eu colocá-las-ia em tudo se pudesse. Já as pus em pizza e ficou uma delicia.
    Beijos
    Patrícia
    P.S A ver se amanhã conseguimos chegar a tempo ao museu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha cozinheira de serviço tem sido a minha mãe. Como sabes, o Paulo e os tachos não têm uma relação muito próxima :) Quanto à calma, é como o Carlos, parece que nada o afeta. Já eu fico enervada por tudo e por nada. Ainda bem que ele está aqui para me acalmar :)
      Vou experimentar as alcaparras na pizza. Deve ser bom.
      Foi boa a tarde no museu. Vim tão motivada, que acabei de fazer um pão de ló de Ovar :)Vou tentar só provar :)
      Beijo

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.