quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pecado venial

Publicar um bolo hoje, supostamente dia de penitência e jejum, pode parecer uma heresia. No entanto, este é um blogue laico, o que me deixa livre de certos espartilhos. 
Aqueles que tiverem algum tipo de pudor em ler uma receita que os pode levar a pecar, voltem amanhã. No entanto, este é um bolo saudável, com farinha integral e açúcar amarelo. Estes dois ingredientes podem servir de atenuante, não?



Bolo de maçã reineta
180 g de açúcar amarelo
casca de 1/2 limão
2 maçãs reineta, descascadas
sumo de 1/2 limão
3 ovos 
1 iogurte natural
50 g de azeite 
200 g de farinha de trigo integral
1 1/2 de chá de fermento para bolos
1 colher de chá de canela em pó
spray para untar
farinha q.b. para polvilhar

Preparação na Bimby:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. 
Coloque no copo o açúcar, a casca de limão e pulverize 15 segundos, velocidade 9. Retire e reserve. 
Coloque no copo as maçãs e o sumo de limão e pique 5 segundos, velocidade 3 1/2. Retire e reserve.
Coloque no copo o açúcar reservado e os ovos e programe 1 minuto, 37 graus, velocidade 4.
Adicione o iogurte e o azeite e programe 20 segundos, velocidade 4.
Adicione a farinha, o fermento e a canela e programe 15 segundos, velocidade 3.
Adicione a maçã reservada e envolva com a ajuda da espátula.
Coloque a massa numa forma de bolo inglês, previamente untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno pré-aquecido, cerca de 55 minutos.

Fonte: Revista Bimby - Momentos de Partilha, outubro de 2011, Vorwerk

Preparação tradicional (não testada):
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Raspe o limão e reserve.
Numa picadora, triture o sumo de limão e a maçã (esta não deverá ficar liquefeita, deverão ver-se pedacinhos). Reserve.
Bata as gemas com o açúcar e a raspa de limão. Adicione o iogurte e o azeite e continue a bater. Adicione a farinha, o fermento e a canela e bata mais um pouco. Adicione a maçã reservada e envolva, com a ajuda de uma espátula.
Batas as claras em castelo e adicione ao preparado anterior, envolvendo bem, sem bater. 
Coloque a massa numa forma de bolo inglês, previamente untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno pré-aquecido, cerca de 55 minutos.


Fiz este bolo depois de esta amiga me dizer maravilhas dele, ao telefone. Fui procurar a revista e confirmei que ela estava cheia de razão. Um bolo saudável e muito, muito saboroso. Daqueles que se podem comer sem culpas. Um bolo adequadíssimo a um pequeno-almoço de fim de semana. Obrigada, M. ;)

20 comentários:

  1. E com maçã reineta, uma das minhas preferidas :)
    A textura ficou fofa e parece bem húmida. Bolo perfeito para qualquer refeição!

    ResponderEliminar
  2. Bem... acho que então vou voltar amanhã pois.... não se resiste...
    Delicioso!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Muito bom, posso assegurar!
    É um bolo de textura consistente, mas leve.
    Adorei!
    Bj.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro bolos com iogurte e com maçã, ficam com uma textura maravilhosa. E com a maçã reineta, das minhas favoritas :)
    Não acho que seja uma heresia :) Uma pequenina provocação talvez, que já me está a deixar em pulgas para o fazer!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Ilídia!Heresia é não saborear este delicioso bolo!Os ingredientes são perfeitos e saudáveis!Já está anotado no meu caderno de doces pecaminosos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Este bolo não é só adequado ao pequeno almoço, como à sobremesa, ao lanche ou na ceia acompanhado com um chá fumegante! Receita deliciosa na certa...
    Bjinho

    ResponderEliminar
  7. Parece tão perfeito. Nada de pecado, ali. E esses códigos valem o que valem. Creio que as interpretações silenciosas do subjacente aos códigos é que valem. Quarta-feira de cinzas com um bolo tão bonito parece-me muito bem, Ilídia. E sim. Apetece que seja pequeno-almoço de fim-de-semana. Com compota de framboesas.

    Um beijo para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. O bolo parece leve e muito bom! Há amizades muito boas e gratificantes e que vão crescendo com pequeninos gestos!
    E não é heresia, cada um tem as suas crenças e devem ser respeitadas.

    ResponderEliminar
  9. Eu achei o máximo! perfeito e nada de pecado :) um beijo

    ResponderEliminar
  10. Que lindo e apetitoso bolinho! Adorei os ingredientes e a cor e textura com que ficou! Se é pecado? Pecado seria não partilhares essa maravilha:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ilídia eu penso que comer um fatia deste bolo nunca seria considerado um pecado em dia nenhum :) :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. O bolo está lindo!
    E a penitência deve fazer-se diariamente e nas mais pequenas atitudes, não num dia estipulado para tal!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Nada pecaminoso,no meu entender.O pecado está nos olhos de quem o vê. E nesta receita não há réstia de heresia.Para além disso, saborear este bolo é conduzir-nos de imediato até aos céus. Uma receita a experimentar, sem dúvida.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  14. Conhecendo-te como conheço, tinha a CERTEZA que ias adorar, tal como eu! É realmente fantástico não é? Ainda bem que gostaste Amiga! Bj gd. M.

    ResponderEliminar
  15. Pecado??!!!
    Nada disso :) :)
    Vais ver o que vai acontecer a este teu pecado (that's a promisse)
    :)

    ResponderEliminar
  16. Obrigada a todas pelos vossos comentários. Não deixem de experimentar este bolo. Foi das surpresas mais agradáveis que tive nos últimos tempos.
    Beijos para todas.

    ResponderEliminar
  17. Já fiz este bolo e é uma delicia. Gostámos muito aqui em casa
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  18. Pois eu fui uma sortuda, ao poder tomar chá contigo, e provar este bolinho delicioso. Muito saboroso, e não me fez sentir nada pecadora ;)
    O meu marido, Mr.G. adoro, e vai ficar muito feliz,quando souber que, tenho a receita. Beijos...Diana

    ResponderEliminar
  19. Vinha aqui dizer-te que tinha testado (e assim fazer-te uma surpresa de anos) mas tu foste mais rápida e já comentaste :)
    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/o-bolo-de-maca-reineta-e-um-pecado.html#comment-form
    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Mané, és uma querida, sabias ?
    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.