sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Caseiro e saudável


As grandes cadeias de fast food ainda não invadiram a Terceira. Não temos MacDonalds, nem Burger King, nem KFC. E não fazem falta. O mais próximo que temos de uma grande cadeia de fast food é o snack bar que existe na Base das Lajes. Assim, creio que cá o hábito da comida de plástico não está tão enraizado como noutras paragens. 
Costumo fazer o meu fast food em casa, de preferência cozinhado de forma saudável. É o caso destes nuggets, adaptados desta receita (apenas substituí o frango por filetes de pescada, cortados em pedaços, e procedi da mesma forma). Uma refeição perfeita para crianças. A minha, pelo menos, adorou :)



Acompanhei os nuggets com um arroz de orégãos da nossa horta.

Arroz malandrinho de orégãos
Ingredientes:
1 chávena de arroz carolino
3 chávenas de água bem quente
2 tomates (usei congelados)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 colheres de azeite
1 raminho de orégãos
sal q.b.

Preparação:
Piquei a cebola e os alhos e refoguei-os com o azeite, durante cerca de 3 minutos. Passei os tomates por água quente, para que a pele se soltasse, piquei-os em cubinhos e juntei-os ao refogado. Deixei cozinhar mais uns dois ou 3 minutos. Juntei o arroz e a água. Mexi e tapei. Deixei cozinhar uns 20 minutos, em lume brando. Quando o arroz estava quase cozido, adicionei os orégãos, picados e deixei cozinhar mais alguns minutos. Ficou muito saboroso e aromático.



13 comentários:

  1. Que bom aspeto...está mesmo cativante! Não sobrou nada para o me almoço? he he

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta sugestão/alternativa ao fast food! Bem mais saudável!
    Beijinhos
    Ângela

    ResponderEliminar
  3. Olá Ilídia, deixaste-me muito curiosa com o teu arrozinho. Se há coisa que gostamos todos cá por casa, é o sabor dos oregãos. Tempero carnes, alguns peixes grelhados, coloco nos pratos de massas, sopas frias, pizzas e em tudo o que acho que fique bem.
    Vendo o teu arroz, é certo que irei experimentar.
    Beijinhos, um bom fim de semana para ti e para a familia.

    ResponderEliminar
  4. Aqui por Lisboa é uma coisa doida, (quase) TODA a gente adora! E criança então, desde pequenas. Eu não sou muito a favor, e raramente como. E acho que assim feitos em casa, tem muito mais valor.. além de serem muito mais saborosos e saudaveis! :) Adorei.
    Beijinho, Tania.

    ResponderEliminar
  5. Ilídia, não fazem falta mesmo, assim caseiro é mesmo o melhor! Por aqui há disso tudo mas nem por isso lá me costumo perder, felizmente é hábito que não tenho. Estão muito apetecíveis esses nuggets com um maravilhoso arroz malandrinho a acompanhar:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Narwen, obrigada. Não, comeram tudo :)O que é bom sinal, não é;)

    Ângela, mais saudável e igualmente saboroso. Ou mais, na minha opinião.

    Duxa, também foi a primeira vez que fiz. O pé de orégãos da minha horta está enorme e, ao olhar para ele, ocorreu-me usá-los no arroz. E foi uma experiência que correu bem. Experimenta.

    Tânia, na Terceira, também gostam muito. E há restaurantes e snack bars que oferecem, claro. No entanto, penso que por não haver sítios dedicados SÓ ao fast food, como os que refiro no texto, não se vai consumindo tanto como no continente. Mas conheço muitos açorianos que a primeira coisa que fazem mal tocam em solo continental (ou micaelense, pois há Mac Donalds em S. Miguel, a ilha maior) é ir a correr, comer um Big Mac :)

    Alice, obrigada. Também não me perco. E espero que o meu filho também não seja apreciador. No entanto, a criançada parece que se vicia toda naquilo :( Mas, pelo menos, faço o possível para evitar.

    Beijos para todas

    ResponderEliminar
  7. Tem um aspecto maravilhoso este prato :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. A tua ilha é muito feliz. Fast food para quê?? depois há ainda uma vantagem: uma Ilidia por perto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Ilídia, os fast food em cadeia não fazem falta nenhuma. Já este tipo caseirinho, sabe tão bem. Gostei da ideia dos nuggets com peixe e esse arroz de orégãos, parece maravilhoso. Acho que nunca me teria lembrado de colocar no arroz, mas deve ficar super perfumado :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Uma incursão na comida que agrada a todos. Para miúdos, mas também a pensar nos graúdos!
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  11. Uma delícia de sugestão, e provas que com boa vontade tudo se consegue fazer em casa, e com muito mais qualidade!

    ResponderEliminar
  12. Olá Ilidia, pois se há coisa que não me dá saudades são essas comidas fast food. Houve tempos em que o meu filho ficava feliz se o levá-se ao McDonalds. Agora, já crescido, não se importa e prefere saladas. Sai à mãe :)
    Gostei dos teus nuggets, muito saudáveis e sem dúvida bem mais saborosos. O arroz deve ser igualmente bom... tenho que comprar oregãos lá na escola :)

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Aqui onde vivo também não existe nada disso felizmente, apesar da minha filha não concordar comigo. Mas para ela não ficar triste faço como tu, fast food caseiro que sabe muito melhor.
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.