domingo, 15 de janeiro de 2012

Uma manhã de domingo

Manhãs de domingo. As horas mais doces da semana. Totalmente dedicadas ao ócio. Os tais pequenos almoços demorados de que não me canso de falar. De pijama. Momentos que se arrastam suavemente. Em que nos entregamos à preguiça saborosa. Passamos da mesa para o sofá. E os livros acompanham-nos. Abraço, que vai sendo saboreado devagar, e Segredos Culinários de Maria Callas.




Confesso que não comprei o livro pelas receitas. Quando pensamos em Callas, pensamos numa mulher que pouco comia e que se socorria dos métodos mais estranhos para emagrecer. Talvez por isso tenha achado tão intrigante um livro com as receitas dela. Porém, ao que parece, apesar de comer de forma frugal, divertia-se a cozinhar para os amigos. E, segundo consta, fazia-o bem. Para além das receitas, o livro apresenta algumas curiosidades em relação à vida da cantora, bem como um número considerável de fotografias. Para além de imagens em palco ou em ocasiões sociais, é possível conhecer um lado mais íntimo, mais caseiro, da diva. É possível vê-la, de avental, a cozinhar na sua casa de Verona, por exemplo. Ou a jantar, ao lado da amiga, a princesa Grace do Mónaco. Ou a bordo do iate Christina, ao lado do amor da sua vida, Aristóteles Onassis.
Ler este livro fez-me ir buscar um CD e recordar a voz de Callas. Quase sempre de lágrimas nos olhos. Nunca ouvi nada mais lindo. Sofrimento em forma de canto. Nem o Manel, com os seus três anos, fica indiferente à Casta Diva. Alguém ficará?


Hoje, o pequeno-almoço foi iogurte caseiro com granola torrada, o meu novo vício.

Granola Torrada 
(ligeiramente adaptada do livro As Voluptuosas Receitas de Miss Dahl, de Sophie Dahl)




Ingredientes (para 2 frascos médios)
Óleo para untar
200 g de flocos de aveia
70 g de pevides de abóbora
50 g de amêndoa laminada
50 g de coco ralado
2 colheres de chá de extrato de baunilha
160 g de xarope de agave ou mel (usei mel)
2 colheres de sopa de sumo de maçã
1 colher de sopa de canela moída
1 colher de chá de cardamomo
1 pitada de noz-moscada recém-moída
100 g de damascos secos, cortados (substituí por ameixas secas)

Aqueça previamente o forno a 180 graus e unte o tabuleiro.
Numa tigela, misture os flocos de aveia, as pevides de abóbora e o coco ralado.
Noutra tigela maior, misture todos os ingredientes molhados e as especiarias.
Junte os ingredientes secos aos molhados.
Espalhe a mistura no tabuleiro, de forma regular, usando uma espátula para a alisar.
Leve ao forno durante cerca de 40 minutos, vigiando sempre. Quando começar a alourar, volte a mistura com uma espátula para que torre regularmente de ambos os lados.
Depois de pronta, retire do forno, deixe arrefecer e junte os damascos (ou as ameixas, como foi o meu caso).
Guarde num recipiente hermético e sirva com leite ou iogurte.
Se desejaram consultar receitas de iogurte caseiro, podem fazê-lo aqui ou aqui.

14 comentários:

  1. Uma bela forma de começar uma manhã de domingo :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por esta Maria Callas matinal (confesso que, se conhecesse, também compraria o livro não pelos segredos mas pela sua autora)
    :)

    ResponderEliminar
  3. Agora já percebi porque te lembras-te de mim ao fazer essa granola ;) Por acaso tem tudo aquilo que gosto. Ainda me aventuro a fazer. Mas como te disse o pão é o meu companheiro fiel ao pequeno almoço de todos os dias.

    Beijinhos e bom fim de semana acompanhada pelos excelentes livros e música que escolheste :)

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia essa faceta cozinheira da Maria Callas, estamos sempre a aprender.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei de imaginar o seu ritual preguiçoso de domingo. Quase que me apeteceu "teletransportar", de pijama e tudo!... porque gosto muito de um pequeno-almoço demorado, de livros e da Maria Callas...
    beijo para essa sua linda Ilha.
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Há sempre uma faceta escondida pronta a ser descoberta, e por vezes surgem estas boas surpresas! Adorei a granola, vou fazer um dia destes!!
    Bjinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  7. Gosto imenso de granola e gosto ainda mais das manhãs de domingo, calmas, dedicadas à cozinha, à leitura e música, no conforto do lar :)
    A granola da miss Dahl ficou bem com o iogurte, adoro o livro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Sabes, eu gosto das manhãs de domingo. Assim como tu. Mas aqui em casa, as manhãs de sábado são ainda mais preguiçosas. E quando há sol, o pequeno-almoço é lá fora. Perto das árvores. Demorado e doce, o tempo que se passa aos fins-de-semana.
    Esta foi uma das primeiras coisas em comum, creio. Esta ária de Bellini. Pela voz da diva. Casta Diva será sempre a minha gravidez. Será sempre os finais de tarde do tempo doce da minha espera.
    E que bom que também gostas do livro da Sophie Dahl. E que te inspirou para um pequeno-almoço de domingo.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Excelente! Excelente para começar o dia. Eu não passo sem pequeno-almoço. Boa sugestao *

    ResponderEliminar
  10. Ando a namorar o livro da Sophie (comprei outros e este foi ficando para trás) mas acho que é uma boa aquisição. Quanto à Diva, sem palavras, a voz, as músicas, o sentimento, ele exprime a dor e o sofrimento como ninguém...

    ResponderEliminar
  11. Já me rendia a Maria Callas, agora rendo-me ao teu granola. É de facto muito saboroso. Apetece petiscar diretamente do frasco. Acho que é também ideal para satisfazer aqueles apetites repentinos por algo doce. Uma sugestão de granola que é um verdadeiro requinte porque rico em aromas e sabores.

    Obs. Ainda bem que passei aí por casa ontem à tarde.(duplamente)LoL

    Patrícia

    ResponderEliminar
  12. Não faço pequenos-almoços diferentes aos domingos, até porque o D é muito fiel à sua meia de leite e pão com manteiga, mas não resistimos à preguiça de mais uns minutos longos na cama, de tomar o pequeno-almoço em pijama, sem pressas, nem correrias. Gostei imenso da granola. Fiz a minha primeira há umas 2 semanas e adorei. Tão simples e bem mehor do que qualquer uma de compra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Bom dia,
    O retrato de um Domingo encantador. Estou muito curiosa com o livro, e já foi para a minha lista. Compreendo bem o que é cozinhar e não comer, acontece-me muitas vezes, mas nem por isso deixo de ter um enorme praazer em preparar pratos para a família ou amigos.

    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Bom dia,
    O retrato de um Domingo encantador. Estou muito curiosa com o livro, e já foi para a minha lista. Compreendo bem o que é cozinhar e não comer, acontece-me muitas vezes, mas nem por isso deixo de ter um enorme praazer em preparar pratos para a família ou amigos.

    bjs e boa semana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.