sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pastéis de feijão e escrever certo por linhas tortas



O meu marido não gosta de feijão. A não ser nos doces. Adora pudim de feijão, tarte de feijão, pastéis de feijão. Este Natal, quis mimá-lo e fazer um doce de que gostasse muito.
Abri o livro de Augusto Gomes, Cozinha Tradicional da Ilha Terceira, e escolhi a receita dos pastéis de feijão. No entanto, fiquei assustada. Apesar de indicar as quantidades, a receita era muito vaga. Quando li "Em uma calda de açúcar obtida com 500 grs. de açúcar em ponto de espadana, juntam-se-lhe 100 grs. de feijão branco cozido e reduzido a massa." estive mesmo para desistir. Mas que raio é "ponto de espadana"? Porém, pensei na felicidade do meu digníssimo esposo e fui pesquisar. Descobri que "ponto de espadana" é quando a calda cai da colher em fila larga, como se fosse uma cascata. Decidi experimentar. Pus a água e o açúcar no tacho e esperei. E aquilo nunca mais engrossava. E eu a ficar farta. E desisti. Juntei o resto dos ingredientes, forrei as formas e pus tudo no forno. E ficaram muito bons, com uma aparência e sabor de doce conventual. Por isso, nunca mais me deixarei intimidar por um ponto. Seja ele pérola, ou espadana, ou assoprado, ou estrada... 


Pastéis de feijão
Ingredientes:
500 grs. de açúcar
500 ml. de água
100 grs. de feijão branco, cozido e reduzido a massa
100 grs. de amêndoa moída
12 gemas

Leva-se ao lume a água e o açúcar, até atingir o ponto de espadana (ou não :). Junta-se a pasta de feijão. Deixa-se ferver alguns minutos e adiciona-se a amêndoa. Quando ferver, tira-se do lume. À parte, batem-se as gemas, que se juntam à massa anteriormente preparada, mexendo-se muito bem para não cozerem antes de incorporadas. 
Logo que esteja perfeitamente misturado, põe-se ao lume, faz-se levantar fervura e retira-se do lume.
Unta-se as formas com manteiga, passam-se por farinha e forram-se com massa tenra. Enchem-se com o preparado e vão ao forno a 180 graus até estarem douradas.


Se alguém souber alguma dica para que consiga atingir o ponto de espadana, agradeço qualquer conselho.

20 comentários:

  1. Também adoro pasteis de feijão. Aliás, adoro feijão tanto em doces com em salgados (afinal de contas sou tripeira, nada de renunciar às origens!). E gostei destes pastelinhos, ficaram com muito bom ar, parecem estaladiços na massa e muito cremosos, embora espessos, por dentro.

    ResponderEliminar
  2. Mas que belos pastéis de feijão.
    Adorei simplesmente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia esse termo de ponto de espadana!
    Mas gostei imenso dos pastéis, estão lindos!

    ResponderEliminar
  4. Um verdadeiro miminho para o marido e um regalo para os nossos olhos...Ficaram lindos os teus pasteis


    beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Gostei do beijo enviado pela Susana :) Gosto do aspecto destes pastéis e só tenho que dar os parabéns por tamanha proeza. Eu só os sei comer, por enquanto :)
    Quanto aos pontos de açúcar não são o meu forte, nem caramelo para um pudim sei fazer. Um dia chego lá. Um bom 2012 e sempre que puder apareço. Beijinho e bom fim.de.semana.

    ResponderEliminar
  6. Ilídia,
    Amo pasteis de feijão... Os teus ficaram lindos e perfeitos, já me servia de um : )

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. É exactamente por coisas destas, que eu acho que os blogues de culinária são tão de acrescentar. Também nunca me atrevi a esse ponto. De espadana. Com um nome que não se consegue perceber por intuição. Mas é bom saber que os pastéis de feijão de que o teu marido tanto gosta ficaram assim como os descreves. Assim como os vemos. Mesmo que o açúcar não tenha atingido o tal ponto ou assim. Não importa, que acho que o amor com que os fizeste resolveu tudo. É como na música dos Madredeus, O Segredo do Futuro. "Só o amor resolve tudo". É o que diz a música. E eu acho que é assim também.

    Um beijo de bom fim-de-semana.

    Da tua amiga Mar.

    ResponderEliminar
  8. O que não fazemos para ver os nossos maridos felizes! Até andamos por "estradas" que não conhecemos ;). Não conhecia esse ponto, também inventam cada coisa só para complicar o trabalho! O resultado é que foi excecioonal, apetece mesmo dar uma dentadinha nessa queijada.
    Eu também adoro doces confecionados com feijão, grão, batata doce, etc. São divinais.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    P.S- Obrigada pelo comentário no meu blog, ainda estou inchada de orgulho!lol

    ResponderEliminar
  9. Esse marido sabe mesmo que tu és muito especial, e que não desistes por nada deste mundo. Açúcar a cair em cascata merece um prémio... uma viagem às de Niagara!

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Os pontos de açúcar também me assustam e pouco ou nada percebo deles. Mas o que interessa é que os pastéis ficaram lindos e de certeza deliciosos! Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Realmente, é daquelas coisas que por vezes nos deixa sem vontade de seguir uma receita. Os livros têm dessas coisas, da-mos a volta por cima! ;) Os teus pasteis ficaram fabulosos!

    *

    ResponderEliminar
  12. Nunca comi patéis de feijão, mas depois desse seu post me deu muita vontade, vou tentar fazer e depois te conto...

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Pela foto, o ponto deve ter saído bem. É dos termos que conheço, o ponto de espadana, mas sempre me pareceu nome de passo de esgrima, ao estilo d'artagnan!
    Babette

    ResponderEliminar
  14. Ilídia, ficaram lindos! Parece que te saiste muito bem com o ponto :) Também eu me intimido com os pontos e os seus nomes e como obtê-los mas vou tentando e praticando! Pastelinhos deliciosos em jeito de doce conventual :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Eu e os pontos de açucar nunca nos demos muito bem. Agora com estes pastéis eu dava-me lindamente. Também é um doce que gosto muito.
    Costumo fazer esta tarte que com certeza o teu marido irá gostar
    http://www.forumbimby.com/forum/index.php?topic=7012.0

    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Também gosto de pastéis de feijão, mas nunca fiz... Os teus estão com um aspecto suave, tão lindos!

    ResponderEliminar
  17. Obrigada a todas pelos vossos comentários. Espero que, como eu, não se deixem intimidar pelos nomes estranhos dos pontos. Pelos vistos, só servem mesmo para nos meter medo :)

    Babette, gostei da associação a D'Artagnan :)

    Lily, que bom ver-te por aqui. Já tinha saudades ;)

    Mar, linda, essa música. Também gosto tanto de Madredeus:) E sim, provavelmente foi o amor que fez os pastéis darem certo. O ponto do açúcar não foi, de certeza :)

    Gisela, obrigada pela dica. Hei de experimentar a receita.

    Nutry Mania, fico à espera de saber o resultado.

    Beijos para todas e bom domingo.

    ResponderEliminar
  18. Que bonitos que ficaram estes pastéis de feijão.
    Valeu a pena não desistir!
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  19. Como se faz à massa tenra? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para esta receita, fiz a massa tenra do livro base da Bimby. Mas pode fazer a receita de forma tradicional. Encontrei esta, de um blogue bastante fiável. Espero que tenha ajudado.

      http://paracozinhar.blogspot.pt/2009/03/pasteis-de-massa-tenra.html

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.