sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pizzas e a felicidade de abrir um frasco

Já aqui falei da minha faceta de formiguinha, que gosta de no fim do verão começar a preparar o inverno. Se o momento de preparar as conservas me faz feliz, no momento de abrir os frasquinhos, a alegria não é menor. Sabe sempre bem ver o resultado do nosso trabalho. E gosto de frascos. Frascos cobertos com tecidos de flores ou simplesmente com um papel, atados com um cordel ou uma ráfia. Ou frascos com molas. Não interessa. O que me agrada, acima de tudo, é armazenar. 
Um destes dias, abri um frasco de figos em conserva, que fiz no fim do verão (no dia 9 de setembro, segundo me diz a pasta onde encontrei a fotografia). Na altura, não coloquei a receita no blogue. Não sei se terá sido por esquecimento, se por atravessar uma fase de muita burocracia na escola, devido ao início do ano letivo. 
Quem me falou nesta forma de preparar figos foi a minha amiga Rosa, que os costuma comer assim, feitos pela avó materna. Pedi-lhe que me arranjasse a receita. Como quase todas as senhoras de idade que conheço, também a avó da minha amiga costuma fazer estas coisas "a olho", não sabendo precisar as quantidades. No entanto, com as instruções da Rosa, a receita resultou na perfeição. Ficaram muito bons, os figos do verão, saboreados no outono.
Para além desse frasco, abri também o último deste molho de tomate. E saíram duas pizzas maravilhosas, completamente diferentes uma da outra.



Deixo-vos a receita da conserva de figos (obviamente que não a poderão fazer nos próximos meses, mas poderão sempre guardá-la até agosto :)
1 kg de figos, com pele
1/2 kg de açúcar
1/2 litro de água
cravinhos e paus de canela a gosto

Comecei por lavar os figos. Depois, coloquei-os num tacho com água, adicionei açúcar, o cravinho e os paus de canela. Deixei-os cozer, em lume brando, até o líquido estar espesso. De vez em quando, mexia, delicadamente.
No fim, guardei-os num frasco esterilizado. Apesar de ter tido todos os cuidados com a esterilização do frasco, joguei pelo seguro e guardei o frasco no fundo do frigorífico. Só o abri hoje. Ficaram muito bons. Pretendo usá-los como decoração de bolos, servi-los com waffles ou panquecas, em mais pizzas, bruschettas..

Base (para duas pizzas grandes):
Fiz a base a partir da massa do artisan bread: Coloquei, num recipiente grande, 700 ml de água, 20 g de fermento de padeiro e 1 colher de sopa de sal grosso. Mexi e adicionei 1 kg de farinha, mexendo bem, até a massa estar uniforme. Tapei e deixei levedar 2 horas. Retirei uma porção de massa e coloquei nos pratos de pizza, untado com spray de cozinha, alisando com os dedos. A restante ficou no frigorífico, onde se manterá em perfeitas condições durante 15 dias.


Pizza 1:
Sobre a massa, coloquei um preparado para buschettas, que comprei na loja Sabores do Chef (misturei 2 colheres de sopa do preparado, 200 ml de água e 6 colheres de azeite; levei ao lume até engrossar). 
Finalizei com os seguintes ingredientes:
- Peito de frango grelhado, fatiado fino;
mozzarella fesca, partida em pedaços;
- 4 figos de conserva, cortados em quartos;
- passas.

Levei ao forno. Servi com bagos de romã.



Pizza 2:
Sobre a massa, coloquei um pouco do molho de tomate.
Finalizei com os seguintes ingredientes, por esta ordem:
- fiambre (rasgado à mão);
- cogumelos laminados;
- cebola roxa, cortada em rodelas finas;
- queijo mozzarella ralado;
- fatias de chourição;
- tiras de bacon.

Levei ao forno.


11 comentários:

  1. Em sintonia mais uma vez. Até parece que conversamos para combinar o que vamos cozinhar. Ontem peitos de frango. Hoje pizza. Coincidências!
    Como apreciei o teu frasco com figos! Os meus transformei-os em compota. Agora só resta a memória do fim do Verão cada vez que abro um frasquinho novo. Formiguinha também. À minha maneira.
    Beijinhos e um fim de semana o mais divertido possível ( ao redor de papéis, certo?)
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. mmmmmmmmm PIZZA, são 7:55 da "matina", uma fatia agora, marcahava logo.......bom fim de semana.jinhos~~Diana

    ResponderEliminar
  3. Pois é, Patrícia. Correção de testes deve pedir pizza:)
    No verão, também fiz doce (tenho-o aqui no blogue), mas como tinha tantos figos,fiz também esta conserva. Ficaram ótimos na pizza. Quem a provou disse que foi a melhor que já fiz:)
    Sim, o meu fim de semana vai ser à volta dos testes :(

    Diana, não restou uma para amostra.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Estou maravilhada com a conserva de figos Ilídia. Eu, este ano, só fiz compota e já terminou :( Vou ficar à espera do próximo verão...
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Ginja. Experimenta. Verás que são uma delícia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Uma fatia de cada pizza, por favor. Começo pela 2ª, pois parece-me que a 1ª dá um belo final de refeição. E vou guardar a receita da conserva e esperar pela volta dos figos :)

    ResponderEliminar
  7. Sempre deste com o erro!:) Foi como te disse?! O que interessa é que conseguiste partilhar connosco essas deliciosas pizzas mesmo ao meu gosto. O frasco de figos perece ter sido um sucesso. Para o ano também quero experimentar.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Ondina, serve-te :)

    Susana, sim, a receita estava perdida. Eliminei-a e voltei a publicá-la. Experimenta os figos, pois sao uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bem, nem sei o que escolher, mas essa pizza com os figos parece-me perfeita.
    Uma óptima maneira de conservar figos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. As tuas pizzas são MARAVILHOSAS, e falo assim porque já as experimentei. Estas não devem ter sido exceção!
    Bjs.
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Gisela, obrigada.

    Marie de la Lumière (Há que tempos não te chamava assim :), quando as aulas acabarem, vens cá provar uma destas.
    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.