sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cupcakes de Natal - Um Bolo-Rei alternativo para um passatempo

Adoro os dias que antecedem o Natal. As luzes da árvore, as músicas de Natal, nós os três em casa, o Manel de pantufas, a preparação dos doces para a festa. 
O que me dá mais prazer na cozinha são os doces. Gosto de misturar o açúcar com os ovos, do borbulhar do açúcar no fogão, dos aromas que se soltam dos tachos e do forno. Gosto de andar de avental, com as mãos enfarinhadas. E, às vezes, a cara e o cabelo, que sou um bocadinho desastrada :) Gosto de dar um pouquinho de massa ao Manel, com a qual ele vai brincando e pondo em forminhas. Gosto de ir vigiando o que está no forno. Se for um bolo ou um pão, é sempre com enorme excitação que vejo a massa a crescer, a querer saltar da forma. O momento de abrir o forno é sempre acompanhado de alguma apreensão. Quem nunca viu um bolo lindo começar a murchar e abater-se, perante o seu olhar impotente?
Estes cupcakes cresceram devagarinho. Eu já começava a pensar em desistir. Achava que não iam mesmo crescer. No entanto, deu-se o milagre. Cresceram, cresceram. E cresceram...


Cup Rainha
(20 unidades)

450 gr. de farinha tipo 55
70 gr. de açúcar RAR
casca de uma laranja, só a parte laranja
casca de um limão, só a parte amarela
130 g de leite
70 gr. de manteiga
3 gemas
25 gr. de fermento de padeiro fresco
20 gr. de sumo de laranja
40 gr. de vinho do Porto
1 pitada de sal
350 de frutos secos (passas, pinhões, nozes e amêndoas)
1 gema batida para pincelar

Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese a farinha e reserve.
Coloque no copo o açúcar e a casca de laranja e do limão e pulverize 15 segundos, velocidade 9.
Adicione o leite e a manteiga e programe 30 segundos, 37 graus, velocidade 6.
De seguida, programe 30 segundos, velocidade 9.
Adicione as gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho do Porto e envolva 5 segundos, velocidade 3. De seguida, programe 1 minuto, velocidade 3 e adicione a farinha, lentamente, através do bocal da tampa. Adicione o sal e amasse 3 minutos, velocidade espiga. Verifique se forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. (A minha ficou, por isso, polvilhei com um pouco de farinha e voltei a amassar mais uns segundos, na mesma velocidade).
Deixe levedar a massa dentro do copo até esta levantar o copo de medida. Logo que isto aconteça, pressiona a massa com as mãos para que o volume baixe e amasse 1 minuto, velocidade espiga.
Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese 250 gr. de frutos secos e reserve.
De seguida, programe 30 segundos, velocidade espiga, e adicione através do bocal da tampa os frutos secos.
Retire a massa do copo e divida em 20 partes de aproximadamente 59 gr. cada e forme pequenas bolas. Coloque em formas para queques, forradas com formas de papel.
Pincele com gema de ovo e decore a gosto com os restantes frutos secos. Faça montinhos de açúcar humidificado. Deixe levedar até dobrar de volume e, se seguida, coloque no forno pré-aquecido a 180 graus, cerca de 25 minutos.

Fonte: Revista Bimby Momentos de Partilha, dezembro de 2011


Com esta receita, participo no passatempo Receitas Especiais de Cupcakes de Natal com a RAR Açúcar, promovido pelo blogue da minha conterrânea Manuela, o Delícias e Companhia.

12 comentários:

  1. Perfeitos Ilídia! Maravilhosa participação, convidam à partilha. Eu também sou um pouco desastrada, ainda ontem fiquei com a camisola coberta de caramelo!...e adoro fazer os doces de natal :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Que bela praticipação, ficaram lindos e imagino que são uma verdadeira delicia!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhosos! E lindos!
    Parabens pelas fotografias - verdadeiramente dignas de revista!
    Bj.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Belíssima participação!
    A foto ficou o máximo :)
    Pelos ingredientes consigo imaginar o aroma natalício na tua cozinha.
    Ficaram muito bonitos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma excelente alternativa ao tradicional bolo-rei e rainha! Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  6. Que exuberantes ficaram os teus cup rainha. Uma alternativa inteligente às frutas cristalizadas sem descurar o toque dos citrinos. As fotos estão esplêndidas. Gostei imenso do pormenor das pratas a lembrar a realeza do momento.
    Continuação de boas festas.
    O meu menino mi....Apareçam!
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Estão com óptimo aspecto :0) Boas Festas***

    ResponderEliminar
  8. Ficaram lindos os teus cup raínha. Uma ideia muito original.
    Eu também gostava de participar no passatempo da Manuela, mas eu não dou muito virada para os capcakes! Vamos a ver se consigo...

    Beijinhos e continuação de boas festas.

    ResponderEliminar
  9. Tão lindas, as imagens! Estás cada vez melhor, nisto de registar as coisas boas que fazes. Já no rescaldo do Natal, que escrevo. Já depois de to relatar:)
    Sabia mesmo bem, um cupcake dos teus. Mesmo a tempo de um chá ao final da tarde. O Inverno sabe melhor com bolos feitos em casa. E chás. E lareira. Coisas assim.

    Um beijo pós-Natal.


    Mar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.