quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Uma receita para a Maria

Um verdadeiro desafio. Foi assim que a Moira intitulou esta iniciativa. E eu acrescento: uma verdadeira lição. É assim que vejo este desafio. Cozinhar com pouco. Poucos ingredientes e poucos utensílios. Para alguém que, como eu, gosta de colecionar tudo o que tenha a ver com cozinha e que tem sempre a despensa cheia de frasquinhos, alguns dos quais acabam esquecidos, cozinhar com o (muito) básico não foi fácil. Quase todas as receitas tinham um ingrediente ou requeriam um utensílio que não constava da lista. Esta receita, por exemplo, levava pão ralado. Como a Maria não tem acesso a este ingrediente e não tem um robot de cozinha para o fazer em casa, substituí-o por farinha. Uns peitos de frango panados, bastante satisfatórios. Leves e aromáticos, devido ao limão. Para acompanhar, arroz de salsa. Imagino que quem não pode variar muito os acompanhamentos esteja cansado de comer arroz branco :) 
Maria, é este o meu simples contributo. Espero que goste. Espero que este desafio sirva para tornar os seus dias por esses lados um pouco mais fáceis. Continuação de um bom trabalho. 

Frango panado com limão e arroz de salsa


Ingredientes (para 2 adultos e uma criança):
2 peitos de frango, sem pele
1 ovo
1 colher (de sopa) de farinha de trigo + farinha para panar
2 colheres (de sopa) de sumo de limão
1 colher (de sopa) de raspa de limão
1 colher (de sopa) de salsa picada
sal e pimenta
óleo para fritar

Corte os peitos de frango a meio, na horizontal.
Bata o ovo, a farinha, o sumo e a raspa de limão, a salsa, sal e pimenta. Ponha o frango nesta mistura durante  algumas horas (deixei ficar apenas 1 hora). Escorra bem e passe por ovo batido e farinha. Frite em óleo quente. Escorra em papel absorvente (não vi na lista, mas pode substituir por guardanapos de papel).

Ingredientes para o arroz:
1 cebola pequena
3 colheres de sopa de azeite
1 chávena de arroz
2 chávenas de água
1 ramo de salsa, picada
sal

Pique a cebola e leve-a a refogar. Junte o arroz, deixe fritar um pouco, mexendo com uma colher-de-pau. Acrescente a água, a ferver, e a salsa. Deixe cozer, em lume médio, sem mexer, até a água desaparecer. No fim, pode mexer com um garfo (nunca com uma colher).

Sirva os peitos de frango acompanhados com o arroz (a chávena que usei como medida serviu de forma para empratar o arroz).

Bom apetite.

7 comentários:

  1. Olá Ilídia
    A sugestão é suculenta e reconfortante. Ando às voltas para encontrar uma receita para a Maria e ainda não consegui. E de facto também vejo isto como uma lição! Transformar o pouco em bom.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Optima sugestão!!!Com pouco tb se pode comer bem...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Ilidia,
    Porque é que as refeição mais simples são sempre tão saborosas. Sabes que acho que nunca fiz arroz de salsa? Mas hei-de fazer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ilidia, muito boa esta tua receita amiga, com pouco acabamos por fazer sempre muito... ás vezes é preciso imaginaçao e um desafio para nos apercebermos da nossa capacidade!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Ilídia. Gostei imenso do arroz de salsa. Deve ficar uma delícia.Eu sou uma grande apreciadora de salsa. Até sopa faço com ela, e tu bem sabes disso.
    Bj
    Patrícia

    ResponderEliminar
  6. Ilidia
    Na verdade ainda não tinha visto a tua participação !!!
    A minha ficou pelo atum
    http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/11/atum-com-maionese-para-pessoas.html
    Beijinho e acho que vou provar a tua receita
    Mané

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante o desafio da Moira. Infelizmente não consegui participar, mas gostei desta sugestão, simples e saborosa.
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.