Um verdadeiro desafio. Foi assim que a Moira intitulou esta iniciativa. E eu acrescento: uma verdadeira lição. É assim que vejo este desafio. Cozinhar com pouco. Poucos ingredientes e poucos utensílios. Para alguém que, como eu, gosta de colecionar tudo o que tenha a ver com cozinha e que tem sempre a despensa cheia de frasquinhos, alguns dos quais acabam esquecidos, cozinhar com o (muito) básico não foi fácil. Quase todas as receitas tinham um ingrediente ou requeriam um utensílio que não constava da lista. Esta receita, por exemplo, levava pão ralado. Como a Maria não tem acesso a este ingrediente e não tem um robot de cozinha para o fazer em casa, substituí-o por farinha. Uns peitos de frango panados, bastante satisfatórios. Leves e aromáticos, devido ao limão. Para acompanhar, arroz de salsa. Imagino que quem não pode variar muito os acompanhamentos esteja cansado de comer arroz branco :)
Maria, é este o meu simples contributo. Espero que goste. Espero que este desafio sirva para tornar os seus dias por esses lados um pouco mais fáceis. Continuação de um bom trabalho.
Frango panado com limão e arroz de salsa
Ingredientes (para 2 adultos e uma criança):
2 peitos de frango, sem pele
1 ovo
1 colher (de sopa) de farinha de trigo + farinha para panar
2 colheres (de sopa) de sumo de limão
1 colher (de sopa) de raspa de limão
1 colher (de sopa) de salsa picada
sal e pimenta
óleo para fritar
Corte os peitos de frango a meio, na horizontal.
Bata o ovo, a farinha, o sumo e a raspa de limão, a salsa, sal e pimenta. Ponha o frango nesta mistura durante algumas horas (deixei ficar apenas 1 hora). Escorra bem e passe por ovo batido e farinha. Frite em óleo quente. Escorra em papel absorvente (não vi na lista, mas pode substituir por guardanapos de papel).
Ingredientes para o arroz:
1 cebola pequena
3 colheres de sopa de azeite
1 chávena de arroz
2 chávenas de água
1 ramo de salsa, picada
sal
Pique a cebola e leve-a a refogar. Junte o arroz, deixe fritar um pouco, mexendo com uma colher-de-pau. Acrescente a água, a ferver, e a salsa. Deixe cozer, em lume médio, sem mexer, até a água desaparecer. No fim, pode mexer com um garfo (nunca com uma colher).
Sirva os peitos de frango acompanhados com o arroz (a chávena que usei como medida serviu de forma para empratar o arroz).
Bom apetite.
Olá Ilídia
ResponderEliminarA sugestão é suculenta e reconfortante. Ando às voltas para encontrar uma receita para a Maria e ainda não consegui. E de facto também vejo isto como uma lição! Transformar o pouco em bom.
Bom fim de semana!
Optima sugestão!!!Com pouco tb se pode comer bem...
ResponderEliminarBjoka
Rita
Ilidia,
ResponderEliminarPorque é que as refeição mais simples são sempre tão saborosas. Sabes que acho que nunca fiz arroz de salsa? Mas hei-de fazer.
Beijinhos
Ilidia, muito boa esta tua receita amiga, com pouco acabamos por fazer sempre muito... ás vezes é preciso imaginaçao e um desafio para nos apercebermos da nossa capacidade!!!
ResponderEliminarBeijocas
Ilídia. Gostei imenso do arroz de salsa. Deve ficar uma delícia.Eu sou uma grande apreciadora de salsa. Até sopa faço com ela, e tu bem sabes disso.
ResponderEliminarBj
Patrícia
Ilidia
ResponderEliminarNa verdade ainda não tinha visto a tua participação !!!
A minha ficou pelo atum
http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/11/atum-com-maionese-para-pessoas.html
Beijinho e acho que vou provar a tua receita
Mané
Muito interessante o desafio da Moira. Infelizmente não consegui participar, mas gostei desta sugestão, simples e saborosa.
ResponderEliminarUm beijinho
Teresa