terça-feira, 1 de novembro de 2011

Um "treat" para a minha criança

Hoje, na Terceira, o tempo está mau. Muito mau, mesmo. Os arbustos abanam no jardim, violentamente agitados por um vento mais forte do que o habitual. Acredito que as crianças da ilha estejam inconsoláveis. Logo hoje que é dia que percorrer as ruas, a pedir o Pão por Deus. Ou tricotrica, como muitas dizem :) Numa ilha onde existe uma base americana, é natural que a cultura anglo-saxónica esteja muito presente. Assim, há uma mistura entre o nosso pão por Deus e o "Trick or Treat". Numa ilha em que muitas palavras surgem emprestadas e deturpadas do inglês (suera (sweter) é casaco de malha, mapa (mop) é esfregona, friza (freezer) é arca congeladora ...), muitas crianças não pedem o pão por Deus, mas tricotrica
Alguns pais pacientes foram ontem com os filhos para a Base, onde a tradição do Halloween é levada a sério. Lá, as crianças podem ver abóboras luminosas, casas assombradas e poderão ser alvo de alguma partida ("trick"). No resto da ilha, mesmo que batam às portas e digam tricotrica, encontrarão apenas "treats" :) 
Não vou com o meu filho para a Base, pois confesso que me irrita um pouco a euforia e o excesso de guloseimas desta época. No entanto, ele só tem três anos. Não sei se daqui a uns anos me começa a pedir e eu cedo :) Por enquanto, ele vai-se contentando com o peditório que faz com os amiguinhos do colégio nas ruas da Praia da Vitória. Chegou ontem a casa felicíssimo, com o seu saquinho cheio de guloseimas, muitas delas americanas, compradas na Base, e algumas castanhas (uma metáfora da mistura de culturas?) 
Quanto a mim, este dia faz-me lembrar a minha avó. Não por ser Dia de Todos os Santos, e acreditar que ela está mais presente do que nos outros dias, mas por me lembrar dos almoços que ela dava neste dia. Recordo-me de a ver à porta, com o seu avental, o seu cabelo prateado (a minha avó tinha um cabelo lindo:), um sorriso rasgado à nossa espera. Logo atrás, o meu avô, mais contido nos cumprimentos, mas igualmente feliz. Os almoços eram sempre animados. Eu e o meu irmão, pequenos, a fazer travessuras. A tentarmos roubar castanhas, já descascadas, um ao outro :) A minha mãe a repreender-nos. A minha avó a defender-nos: Deixa os pequenos brincar. O meu avô a repreender a minha avó: Deixa a mãe falar com eles.
Agora é a minha mãe e o meu pai que nos recebem de sorriso rasgado, sou eu que repreendo o meu filho quando faz alguma asneira. Ainda há castanhas. E convívio. E memórias. E saudade.

Não vos trago uma receita de castanhas, nem de um doce. Numa altura em que há exagero de açúcar em todas as casas (o Manuel desde ontem ainda não parou de comer bombons :), trago-vos uma forma saudável de presentearmos as nossas crianças. Faço esta receita muitas vezes e o Manuel adora. E nós, adultos, também gostamos.

Nuggets de frango saudáveis



Ingredientes (para 4 pessoas):
130 g de cornflakes
40 g de farinha sem fermento
2 claras de ovo, ligeiramente batidas
1 colher de chá de tomilho ou orégãos (usei orégãos)
4 peitos de frango, cortados em pedaços de 3 cm
azeite

Molho de iogurte (desta vez, não fiz, mas deixo a receita):
1 iogurte grego ou natural
1/2 cenoura ralada
1/2 pepino ralado (não costumo pôr, pois cá em casa ninguém gosta)
2 dentes de alho, esmagados
20 ml de sumo de limão

Preparação:
Aqueça o forno a 180 graus. Tempere os pedaços de frango com sal, pimenta e um pouco de alho em pó.
Coloque os cornflakes moídos, a farinha e as claras, separados, em pratos fundos. Tempere a farinha com sal, pimenta e o tomilho ou orégãos. Passe cada bocado de frango pela farinha, seguido das claras e finalizando com os cornflakes.
Vá colocando os pedaços de frango num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal. Pincele cada pedaço com azeite. 
Leve ao forno por 10 minutos, vire o frango e cozinhe por mais 10 minutos ou até estar dourado.
Entretanto, faça o molho de iogurte. Coloque todos os ingredientes numa tigela e tempere com sal e pimenta. Sirva o frango com o molho para acompanhar.

Fonte: Dias com Mafalda, Mafalda Pinto Leite, Casa das Letras


Como não fiz o molho de iogurte, servi os nuggets dos adultos com este chutney.



12 comentários:

  1. Que giro, esta é a receita que costumo fazer cá em casa! São perfeitos, saudáveis e super saborosos. Adorei ler o post.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Que belo texto. Parabéns.
    Recordo a minha infância, quando ía passar este feriado a Castelo Branco ( cidade natal dos meus pais) e onde junto com o meu irmão e primos calcorreavamos as ruas a pedir o "Santorinho" ou Pão por Deus. Era uma data de festa, de família, de comer broas, castanhas assadas, frutos secos. Este dia marcava o início do outono em familia, onde à mesa reinavam os petiscos, as guloseimas e onde se faziam as papas de carolo, que se comíam à talhada. Bons tempos, recordações que nos avivam a memória de uma infância muito feliz.
    Quanto ao teu frango, está bem apetitoso, sem dúvida. Excelente ideia para miúdos e graúdos ;)
    Beijinhos e bom feriado.

    ResponderEliminar
  3. Que bem escreves! E que tão atentamente descreves o que acontece na nossa ilha na noite de 31 e no dia 1 (hoje). É a tradição, ou melhor, a mistura de costumes de diferentes culturas que convivem há tantos anos.Eu como simultaneamente portuguesa e professora de língua inglesa percebo claramente esta realidade que é a nossa.
    Hoje é também o dia da saudade, o dia em que nos reunimos com os nossos familiares .
    Que lindas memórias essas dos teus avós!(O Manel tê-las-á daqui a uns anos)
    Quanto ao prato, uma solução muito adequada nesta data demasiado doce!
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar de certeza!... Aqui há tempos uma amiga deu-me esta receita mas na versão de peixe. Penso que agora não tenho razão para não experimentar...
    Gostei de conhecer os seus rituais do dia dos Santos. Tanta saudade que as avós deixam, não é? E nós lá vamos subindo na ordem das coisas. Penso nisso muitas vezes.
    Um beijo para a sua Ilha.
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Adorei o texto e os nuggets. O Afonso e o pai saíram agora mesmo para pedir o pão-por-Deus aqui na nossa rua.
    A campainha já tocou uma meia dúzia de vezes. Apesar do vento, a chuva deu tréguas a este lado da ilha desde as 10 da manhã, por isso a rapaziada sai à rua na mesma.
    Um bom resto de dia para os três.
    Bjs.
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Ginja, esta receita é, realmente, uma ótima alternativa àqueles nuggets que mais parecem borracha que se vendem por aí. Assim, as crianças comem fast food, mas de forma saudável.

    Romã, obrigada por partilhares as memórias da tua infância. Estes dias fazem-me sempre pensar no passado e naqueles que me eram queridos e já não estão cá.

    Patrícia, obrigada pelas tuas palavras. Se no resto do país o Halloween tem vindo a ganhar terreno, na Terceira, isso ainda se verifica de forma mais evidente. É curioso como as crianças pedem o pão por Deus, mas com saquinhos de bruxas e de fantasmas :) Ainda agora me apareceu à porta um grupo, com uns sacos muito assustadores :) Em relação às memórias, no fim é o que nos resta, não é? É a maneira de mantermos vivos aqueles que nos são queridos.

    Babette, creio que também deve ficar muito bom na versão de peixe. Também vou experimentar. Gosto muito do crocante e mais ainda da ideia de estar a comer algo bom e que não é proibido :)
    Os meus avós deixam-me, realmente, muitas saudades. A minha avó esteve sempre muito presente na minha infância e adolescência. Cantava-me canções da sua infância, contava-me histórias da nossas História, ensinou-me as primeiras letras (pela Cartilha Maternal...). Quanto mais penso nela, mas a admiro. E mais saudades tenho.

    Maria, qualquer dia faço esta receita para os nossos meninos. Para os vermos deliciar-se, tal como se deliciaram com as almôndegas (por acaso também da Mafalda). Se tiverem paciência para fazerem uns quilómetros, apareçam, que tenho "candins" em casa.

    Beijos para todas e continuação de bom feriado.

    ResponderEliminar
  7. O Halloween não me diz nada, nunca foi uma tradição nossa, se não fosse um ou outro miudo que me bate à porta a pedir um doce nem dava por o dia. O feriado, como dia de todos os santos também nunca foi festejado em minha casa.
    Esta receita foi das primeiras que publiquei no blog quando o iniciei, e gosto imenso. Os teus ficaram bem apetitosos.
    Um beijinho e bom feriado

    ResponderEliminar
  8. Esta receita é daquelas que anda na minha lista! Adorei o teu texto.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá, Ilídia!Gostei muito do teu texto, descreve as tradições e a mistura com a cultura americana maravilhosamente bem. na terra da minha mãe(Leiria)as crianças também pedem os bolinhos pelas portas. Estas tradições são muito bonitas e importantes, assim como as tradições mais íntimas, das famílias. Gostei dos nuggets, estão bem crocantes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adorei o texto!!! A receita...sem duvida perfeita para as crianças, mas eu também gosto muito! Ficaram com óptimo aspecto.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Já provei esta receita em casa de uma prima minha e gostei bastante.
    Estes ficaram com óptimo aspecto!
    Também gostei do texto :). Na minha zona não há a tradição do Pão por Deus e com miudos pequenos acaba por ser difícil não assinalar o Halloween de alguma forma, mas acho que se tudo for feito com conta e medida, é uma forma de conhecerem outras tradições e se divertirem.
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  12. Que bom aspecto! Sabes que ando há imenso tempo com vontade de usar corn flakes como panado? Deve ser super crocante.
    E que saudades de ir pedir Pão por Deus. E de todas as travessuras da infância. E, especialmente, do meu avô e da sua felicidade.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.