terça-feira, 29 de novembro de 2011

Um doce pouco doce



Há épocas em que todos os excessos são permitidos. Muitos ovos, muito açúcar, frutos secos, tudo na mesma receita. 
No Natal, é impensável não fazer os pratos tradicionais porque são calóricos. O Natal é feito de tradições, de mesas fartas, repletas de doces perfumados e melados e muito doces. 
Nunca como com culpas no Natal. Já sei (pelo menos, quero acreditar) que "ano novo, vida nova". Janeiro começa invariavelmente com uma vontade de mudanças alimentares. Desta é que vai ser! Este vai ser o ano em que me começo a portar bem! À medida que o mês vai avançando em direção a fevereiro, a motivação vai esmorecendo e começo a dar uma ou outra facadinha na dieta. Fazer o quê? Gosto de comer. 
Há umas semanas, provei um pudim de castanhas feito pela minha colega G. Uma delícia, com aquele aspeto e sabor de doce conventual. Húmido, rico e pecaminoso (irónico que os doces conventuais sejam todos pecaminosos, não? :) . A G. deu-me a receita, mas não me atrevi a fazê-lo. Ainda não. Há de esperar pelo Natal. E vocês, caros leitores, também :) No entanto, a ideia de um doce de castanhas ficou a ecoar na minha cabeça. Fui à procura de receitas menos doces e encontrei esta. Não é um doce consensual. Eu gostei muito, mas houve quem não tenha achado "nada de especial". Não acharam suficientemente doce, creio. Por isso, caso gostem de sobremesas muito doces, aconselho-vos a pôr mais açúcar. Se gostarem de sobremesas mesmo muito, muito doces, aconselho-vos a esperar pelo pudim, que publicarei daqui a umas semanas.

Ingredientes (para uma forma quadrada, de 20 X 20 cm):
3 ovos
500 g de puré de castanhas (não triturei as castanhas completamente, deixei alguns pedacinhos)
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
100 g de chocolate com 70 % de cacau
50 g de manteiga

Pré-aquecer o forno a 150 graus.
Derreter o chocolate e a manteiga, em banho-maria. Juntar o creme de castanhas e o açúcar, mexendo com uma vara de arames. Bater os ovos, inteiros, e incorporá-los progressivamente na mistura, batendo vigorosamente para obter uma preparação homogénea.
Colocar na forma, untada e enfarinhada. Levar ao forno, cerca de 30 minutos. Deixar arrefecer e cortar em quadrados, mais ou menos generosos, conforme a gula.


A autora do blogue de onde retirei a receita sugere que sejam servidos com um creme inglês caseiro. Nós comemos os nossos, primeiro simples, a acompanhar um café e, no dia seguinte, como sobremesa, com uma bola de gelado de baunilha.


Fonte: Receita ligeiramente adaptada de http://lespetitsplatsdetrinidad.blogspot.com/2010/05/fondant-creme-de-marron-et-chocolat.html


18 comentários:

  1. NUNCA COMI NENHUM DOCE COM CASTANHAS.
    GOSTEI DESTE, TEM UM ASPECTO BEM TENTADOR.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um óptimo aspecto! :)
    Quando os doces não são exageradamente... doces :D dá para cometermos umas loucuras e comermos mais uns quadradinhos ^^

    ResponderEliminar
  3. Agrada-me este doce pouco doce...e muito!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Este doce pouco doce é perfeito para mim, pois gosto exactamente de doces pouco doces. Não pela dieta (quem é boa boca nunca consegue fazer dieta!), é mesmo uma questão de paladar. E adoro castanhas e chocolate (quem não adora) de modo que esta vai ser a minha receita para o fim de semana prolongado :)

    ResponderEliminar
  5. bem confesso que não sou amante de castanhas......MAS....assim num bolinho juntamente com CHOCOLATE....vou me converter :) bjosssssss

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia
    Talvez esta seja para mim, que gosto mais de acre que doce!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Tem muito bom aspecto.
    Acho que nunca provei um doce com castanhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Este vou experimentar, mas com um pouco mais açúcar. Ficou com um aspeto delicioso de brownie, com o devido respeito pelo doce de castanha, um fruto que aprecio muito.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  9. O aspecto é delicioso, os meus filhos e marido iriam adorar, pois adoram castanhas e entao com chocolate... hummmm ja estou mesmo a ver a desaparecer rapidamente!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Eu gostei bastante do aspecto! Parece um fondant de chocolate. Também experimentei castanhas com chocolate num bolo e gostei. Mas este está divinal, e com a bolinha de gelado parece-me óptima ideia :)
    Eu sou muito gulosa também, tento resistir durante a semana, para poder cometer o pecado da gula ao fim-de-semana em família. Mas quando o Natal se aproxima torna-se cada vez mais complicado resistir :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Vou ter de levar esta receita, não resisto :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Tem um ASPECTO OPTIMO e cada dia as tuas fotos estão mais bonitas.
    Bjs e bom feriado
    :)
    Mané

    ResponderEliminar
  13. Olá Ilídia:)
    A tua sobremesa lembra-me um fudge. Húmido, pouco doce e aromatizado com chocolate...devo gostar e muito.
    Venho buscá-la um dia destes.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá amiga, saudades minha?! ;) Estou quase de regresso ao trabalho, mas confesso que já me estou a habituar ao descanso;)

    Gostei bastante desse pudim de castanhas. A consistência faz lembrar o meu pudim de pão, logo fiquei a babar. E sendo pouco doce é o ideal para mim.
    As fotos estão lindas, parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Parecem ter uma consistência óptima, os seus quadrados pouco doces. Melhor assim, porque as castanhas conseguem ser bastante impositivas a este nível. E as suas fotografias estão muito lindas.

    Um bom feriado para si e para os seus dois homens:)

    Mar

    ResponderEliminar
  16. Obrigada a todas pelos vossos comentários simpáticos.

    Susana, claro que tenho saudades tuas. Em relação ao descanso, o melhor é mesmo começares a trabalhar, antes que te esqueças como se faz :) Não tenho conseguido comentar o teu blogue ( como já te deves ter apercebido). O blogger anda mesmo maluco.

    Beijos para todas e bom feriado.

    ResponderEliminar
  17. Ilídia,
    ficou super apetitoso. Uma delícia, mesmo.

    Um beijinho e bom feriado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.