Há épocas em que todos os excessos são permitidos. Muitos ovos, muito açúcar, frutos secos, tudo na mesma receita.
No Natal, é impensável não fazer os pratos tradicionais porque são calóricos. O Natal é feito de tradições, de mesas fartas, repletas de doces perfumados e melados e muito doces.
Nunca como com culpas no Natal. Já sei (pelo menos, quero acreditar) que "ano novo, vida nova". Janeiro começa invariavelmente com uma vontade de mudanças alimentares. Desta é que vai ser! Este vai ser o ano em que me começo a portar bem! À medida que o mês vai avançando em direção a fevereiro, a motivação vai esmorecendo e começo a dar uma ou outra facadinha na dieta. Fazer o quê? Gosto de comer.
Há umas semanas, provei um pudim de castanhas feito pela minha colega G. Uma delícia, com aquele aspeto e sabor de doce conventual. Húmido, rico e pecaminoso (irónico que os doces conventuais sejam todos pecaminosos, não? :) . A G. deu-me a receita, mas não me atrevi a fazê-lo. Ainda não. Há de esperar pelo Natal. E vocês, caros leitores, também :) No entanto, a ideia de um doce de castanhas ficou a ecoar na minha cabeça. Fui à procura de receitas menos doces e encontrei esta. Não é um doce consensual. Eu gostei muito, mas houve quem não tenha achado "nada de especial". Não acharam suficientemente doce, creio. Por isso, caso gostem de sobremesas muito doces, aconselho-vos a pôr mais açúcar. Se gostarem de sobremesas mesmo muito, muito doces, aconselho-vos a esperar pelo pudim, que publicarei daqui a umas semanas.
3 ovos
500 g de puré de castanhas (não triturei as castanhas completamente, deixei alguns pedacinhos)
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
100 g de chocolate com 70 % de cacau
50 g de manteiga
Pré-aquecer o forno a 150 graus.
Derreter o chocolate e a manteiga, em banho-maria. Juntar o creme de castanhas e o açúcar, mexendo com uma vara de arames. Bater os ovos, inteiros, e incorporá-los progressivamente na mistura, batendo vigorosamente para obter uma preparação homogénea.
Colocar na forma, untada e enfarinhada. Levar ao forno, cerca de 30 minutos. Deixar arrefecer e cortar em quadrados, mais ou menos generosos, conforme a gula.
A autora do blogue de onde retirei a receita sugere que sejam servidos com um creme inglês caseiro. Nós comemos os nossos, primeiro simples, a acompanhar um café e, no dia seguinte, como sobremesa, com uma bola de gelado de baunilha.
Fonte: Receita ligeiramente adaptada de http://lespetitsplatsdetrinidad.blogspot.com/2010/05/fondant-creme-de-marron-et-chocolat.html
NUNCA COMI NENHUM DOCE COM CASTANHAS.
ResponderEliminarGOSTEI DESTE, TEM UM ASPECTO BEM TENTADOR.
BJS
Ficou com um óptimo aspecto! :)
ResponderEliminarQuando os doces não são exageradamente... doces :D dá para cometermos umas loucuras e comermos mais uns quadradinhos ^^
Agrada-me este doce pouco doce...e muito!
ResponderEliminarBjs.
Este doce pouco doce é perfeito para mim, pois gosto exactamente de doces pouco doces. Não pela dieta (quem é boa boca nunca consegue fazer dieta!), é mesmo uma questão de paladar. E adoro castanhas e chocolate (quem não adora) de modo que esta vai ser a minha receita para o fim de semana prolongado :)
ResponderEliminarbem confesso que não sou amante de castanhas......MAS....assim num bolinho juntamente com CHOCOLATE....vou me converter :) bjosssssss
ResponderEliminarOlá Ilídia
ResponderEliminarTalvez esta seja para mim, que gosto mais de acre que doce!
Abraço!
O aspecto é delicioso!
ResponderEliminarTem muito bom aspecto.
ResponderEliminarAcho que nunca provei um doce com castanhas.
Beijinhos
Este vou experimentar, mas com um pouco mais açúcar. Ficou com um aspeto delicioso de brownie, com o devido respeito pelo doce de castanha, um fruto que aprecio muito.
ResponderEliminarPatrícia
O aspecto é delicioso, os meus filhos e marido iriam adorar, pois adoram castanhas e entao com chocolate... hummmm ja estou mesmo a ver a desaparecer rapidamente!!!
ResponderEliminarBeijocas
Eu gostei bastante do aspecto! Parece um fondant de chocolate. Também experimentei castanhas com chocolate num bolo e gostei. Mas este está divinal, e com a bolinha de gelado parece-me óptima ideia :)
ResponderEliminarEu sou muito gulosa também, tento resistir durante a semana, para poder cometer o pecado da gula ao fim-de-semana em família. Mas quando o Natal se aproxima torna-se cada vez mais complicado resistir :)
Um beijinho.
Vou ter de levar esta receita, não resisto :)
ResponderEliminarBeijinho
Tem um ASPECTO OPTIMO e cada dia as tuas fotos estão mais bonitas.
ResponderEliminarBjs e bom feriado
:)
Mané
Olá Ilídia:)
ResponderEliminarA tua sobremesa lembra-me um fudge. Húmido, pouco doce e aromatizado com chocolate...devo gostar e muito.
Venho buscá-la um dia destes.
Um beijinho.
Olá amiga, saudades minha?! ;) Estou quase de regresso ao trabalho, mas confesso que já me estou a habituar ao descanso;)
ResponderEliminarGostei bastante desse pudim de castanhas. A consistência faz lembrar o meu pudim de pão, logo fiquei a babar. E sendo pouco doce é o ideal para mim.
As fotos estão lindas, parabens.
Beijinhos
Parecem ter uma consistência óptima, os seus quadrados pouco doces. Melhor assim, porque as castanhas conseguem ser bastante impositivas a este nível. E as suas fotografias estão muito lindas.
ResponderEliminarUm bom feriado para si e para os seus dois homens:)
Mar
Obrigada a todas pelos vossos comentários simpáticos.
ResponderEliminarSusana, claro que tenho saudades tuas. Em relação ao descanso, o melhor é mesmo começares a trabalhar, antes que te esqueças como se faz :) Não tenho conseguido comentar o teu blogue ( como já te deves ter apercebido). O blogger anda mesmo maluco.
Beijos para todas e bom feriado.
Ilídia,
ResponderEliminarficou super apetitoso. Uma delícia, mesmo.
Um beijinho e bom feriado.