sábado, 12 de novembro de 2011

Fotografar

Chegou ao fim. Depois de uma semana a aprender conceitos como velocidade, abertura da lente, ISO, modos e pontos de focagem, chegou o dia de pormos em prática o que aprendemos no workshop de iniciação à fotografia.
O grupo era muito heterogéneo. Éramos treze, de diferentes faixas etárias e profissões. Dez homens e três mulheres. E havia de tudo. Os que gostam de fotografar pássaros. Os surfistas, que querem, acima de tudo, fotografar ondas. Os que querem fotografar paisagens. E os que querem fotografar tudo. Não sei se mais alguém, para além de mim, gostará de fotografar comida :)
Saio do curso mais rica, sem dúvida. Por outro lado, cada vez mais, tenho consciência da minha ignorância na área. Nunca pensei que o mundo da fotografia fosse tão complexo. Tantos pormenores importantes que fazem toda a diferença entre a fotografia má, a assim-assim e a excelente. Sinto-me muito pequenina. Mas com muita vontade de me aperfeiçoar. De ter tempo para continuar a crescer nesta área.
As previsões meteorológicas para hoje davam chuva, o que nos impediu de fotografar no exterior. Assim, passámos a manhã numa antiga fábrica abandonada. Fria, inóspita, mas com muito "material" para fotografar: paredes com restos de tinta de paintball, vidros partidos, portas ferrugentas, destroços vários. Passámos a manhã a "fazer umas brincadeiras com a máquina", como dizia o Bruno, o nosso mentor. Com a humildade de uma criança que mostra as primeiras letras que escreveu, partilho convosco algumas das fotos que tirei hoje. Numa manhã fria e chuvosa, numa antiga fábrica de laticínios, a Pronicol. 

À chegada, o arco-íris, mesmo a pedir para o fotografarmos.

No exterior da fábrica
Já no interior
Alguns elementos do grupo em ação


9 comentários:

  1. Olá,
    Espero que tires muito partido do curso de fotografia.
    Eu adoro fotografar e é um curso que está nos meus objectivos a curto prazo, para aprofundar conhecimentos, vamos ver quando terei tempo :)
    Gostar de fotografar comida...já somos duas ;)
    BEijinhos e boas fotos.

    ResponderEliminar
  2. É realmente algo que gostava imenso de fazer (entre não sei quantos cursos interessantes que por aí andam).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Minha linda, fotos fantasticas !!!!!! Adorei, agora tens que ensinar-me como se faz ;) bjos e bom domingo~Diana

    ResponderEliminar
  4. Olá querida Ilídia, em primeiro lugar gostaria de te agradecer as palavras carinhosas que deixaste no cozinhadaduxa, são para mim de muito valor.
    Já tinha sentido a tua ausência aqui pelas nossas habituais caminhadas, mas também sei, o quanto por vezes se torna dificil estarmos presentes em todos os lugares de onde nos chamam. As prioridades vão guiando os nossos percursos.
    Fiquei muito entusiasmada com o teu workshop, e que lindas fotos que partilhas, gostei muito, muito, parabéns!
    Beijinhos com votos de um doce domingo e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Quase uma semana depois, bem vinda de novo! Parabéns pelas fotos!
    Bjs.
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Vejo que o Workshop já deu frutos.
    Estive à conversa com o formador Bruno há pouco. Ele gostou muito do grupo de formandos.
    - m

    ResponderEliminar
  7. Romã, se gostas, arranja tempo. Nem imaginas como foi a minha semana. Aulas todo o dia, workshop e mais trabalho a seguir (preparar aulas do dia seguinte e correção de testes). No entanto, valeu bem a pena. Aprendi muito e cada vez estou mais fascinada pela fotografia.

    Tixa,como disse à Romã, se gostas, procura um curso. Adorei!

    Diana, obrigada. Posso tentar partilhar contigo o que aprendi, mas digo-te, desde já, que é um mundo bem complexo. E é preciso muito tempo para praticar, que é coisa que não tenho. Adorei o workshop. Recomendo que faças também. Beijos

    Duxa, obrigada. Pois é, por vezes, a sensação é a de que não se chega a tudo. Esta semana foi demais. Olhando para trás, nem sei como consegui dar conta de tudo. Mas dei, e estou feliz por isso. E por não ter desistido do workshop (confesso que me passou pela cabeça, tal era o cansaço)

    Maria, obrigada. Nunca tinha estado tanto tempo longe do blogue. Mas foi por uma boa causa :)

    Miguel, obrigada. Também gostei muito do Bruno e do grupo todo. Foi uma semana gira. Cada vez gosto mais de fotografar, apesar de ainda ter tudo para aprender. Ao ver as vossas fotografias, tenho noção da minha pequenez :)

    Boa semana para todos.

    ResponderEliminar
  8. Que bom que gostaste do workshop! Com uma máquina dessas era uma pena não aprenderes essas coisas todas :) Se tivesse uma máquina de jeito, não me tinha escapado esse workshop. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Agora percebo as tuas experiências :) Acredito que seja um mundo fascinante. Há uns anos tive uma pequena formação de fotografia. Aprendemos o básico, fotografar sem máquina fotográfica e com a ajuda de uma lata de biscoitos. Ainda hoje guardo religiosamente a foto que dali saiu :) Pelo que vejo aprendeste bem a lição. Boa semana.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.