quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Jantar com sabor a férias

O dia de hoje parecia não ter fim: aulas em duas escolas, almoço engolido à pressa em meia hora, duas reuniões. Primeiro pensamento, a caminho de casa: Não me apetece cozinhar. Vou pedir jantar à minha mãe. Segundo pensamento: Coitada, jantámos lá ontem. Não tem obrigação de cozinhar para nós hoje novamente. Chego a casa, abro o frigorífico e vejo um resto generoso de arroz de ervilhas. O que vou fazer com isto? Que coisa desinteressante! Começo a improvisar. Saiu um empadão de atum com arroz. Não é dos nossos pratos preferidos, mas até soube bem. E quem disse que em outubro já não se pode jantar no jardim? Ponho a mesa lá fora e jantamos ao fresco, com um copo de rosé, a ver o sol esconder-se atrás do Pico do Capitão. Por momentos, senti-me de férias.


Empadão de arroz com atum

Aproveitamentos de arroz ( não sei precisar a quantidade)
2 latas de atum (Santa Catarina, claro :)
1cebola grande
2 dentes de alho
30 g de azeite
Sal e pimenta
1 lata de tomate pelado, em pedaços
1 raminho de salsa
Gema de ovo

Refoguei a cebola e os alhos, picados, no azeite (na Bimby, 5 minutos, velocidade 1, 100 graus). Juntei o atum, a salsa picada e o tomate. Temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar mais um pouco (5 minutos, 100 graus, velocidade colher inversa). Num recipiente refratário, untado, coloquei metade do arroz, sobre este, o molho de atum, e cobri com o restante arroz. Pincelei com uma gema e levei ao forno. Servi com salada e rosé. Um jantar que salvou um dia difícil.

13 comentários:

  1. E saiu te uma maravilha improvisada com direito a por do sol e tudo...
    Belissimo!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Hoje realmente fez um dia de verão. Quando saí da escola apeteceu-me ir à praia, mas tinha que ir comprar o frango para fritar para o meu filho,lol.
    E que bem me apetecia comer no jardim(se o tivesse :), lol) fizeste muito bem em aproveitar o resto de tarde. O arroz desenrrascou bem ficou com muito bom aspeto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. E que bom que isso é. Por aqui vai-se agora a banhos em águas quentes, praias desertas, tempo e sítios perfeitos, tão perfeitos que não tem havido jantar :)

    ResponderEliminar
  4. Fizeste-me agora lembrar um post teu, mais antigo, sobre o milagre da multiplicação. Este aproveitamento ficou magnífico! Com as últimas declarações do nosso primeiro ministro cada vez mais teremos de puxar pela imaginação.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Ana Rita, estava mesmo a precisar de um jantar assim, para relaxar.

    Susana, estou a ver que o teu filho sempre teve o frango :) Fizeste bem. Até amanhã.

    Fraldinha, aproveita enquanto podes.

    Patrícia, realmente as notícias não são nada animadoras. Temos que ser criativas na hora de cozinhar e cada vez mais dar importância às coisas que o dinheiro não compra. Um jantar no jardim, por exemplo. É especial e gratuito :)

    Beijos para todas

    ResponderEliminar
  6. Ficou com muito bom aspecto. E, o ambienter à volta com um toque de Rosé, é mesmo para relaxar
    :)
    Bejinho
    Relaxar foi o que fiz hoje com a minha sobremesa

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Ilídia, as tuas imagens, principalmente a última transportou-me para as férias ou até aos fins de semana, como tem feito muito calor por aqui, também nós temos aproveitado fazer as refeições no exterior, este ano temos prolongado alguns hábitos de verão.
    Boa sugestão para aproveitar o arroz, cada vez mais precisaremos de espirito criativo, diáriamente vamos sendo "assaltados" não sei onde iremos parar.O importante é continuarmos a criar momentos como o que criaste, que do pouco se faz muito, e se possivel, na companhia da familia.
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Vejo relvinha ao fundo... Um ambiente, imagino eu, excelente para jantar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ilídia estes jantares relaxados fazem-nos bem, depois de dias atribulados nada melhor que jantar no jardim com a família.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Ilídia, (n sei porquê mas acho sempre que te chamas Ilíada :), defeito de profissão, imagino)

    Empadão de arroz também não é um dos meus pratos favoritos, mas a boa companhia, um copo de rosé e um jantar ao fresco, deixaram-me a sonhar.

    beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  11. As imagens transportam-nos um pouco para as férias. Uma mesa no quintal ou varanda, um bom aproveitamento de comida, um por-do-sol e uma excelente companhia...nada melhor.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Que boa maneira de aproveitar sobras de arroz, num belo fim de tarde.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.