domingo, 4 de setembro de 2011

Verão

O verão é a estação das cores. Dos dias longos. Das refeições preguiçosas. Dos churrascos no jardim. É a estação do peixe grelhado. E das lapas. E dos tomates. E das melancias. E dos figos. É a estação da abundância. Todos os dias, a terra oferece-nos um sem-número de alimentos variados. Alimentos que não requerem confeções muito elaboradas para resultarem em refeições perfeitas. Ainda bem, porque no verão apetece-me sempre menos cozinhar do que no inverno.
Ontem tivemos amigos a jantar. Os de sempre. A refeição foi churrasco, feito pelo meu marido. Tratei apenas da entrada (bruschettas), dos acompanhamentos (estas batatas e salada de tomate) e da sobremesa, (receita a ser publicada brevemente;) . Já me esquecia, também fiz a marinada para a carne. Pensando bem, tratei de quase tudo :)* Só foi pena não podermos comer no jardim, mas o tempo estava tristonho. Mesmo a anunciar chuva. Cá dentro, porém, estava sol.

* Espero que ele não leia isto :)



Bruschettas de tomate, queijo chèvre e manjericão
Cortei uma baguette em fatias, com a espessura de cerca de 1,5 cm. Pincelei-as com azeite, polvilhei-as com alho em pó e levei-as ao forno. Retirei-as do forno, coloquei rodelas de tomate, queijo chèvre, esmagado e voltei a pôr no forno mais algum tempo. No topo, coloquei uma folha de manjericão.

Bruschettas de figos, queijo chèvre e pinhões
Cortei uma baguette em fatias, com a espessura de cerca de 1,5 cm. Pincelei-as com azeite e levei-as ao forno. Enquanto estavam no forno, tostei alguns pinhões, numa frigideira anti-aderente e reservei. Retirei o pão do forno, coloquei sobre cada fatia rodelas de figos, finas, queijo chèvre esmagado e finalizei com os pinhões. Poderão regar com um fio de mel. 


Salada de tomate, feta e manjericão
Cortar tomates em cubos, misturar cubinhos de queijo feta. Temperar com azeite e vinagre balsâmico. Finalizar com folhinhas de manjericão e sementes de sésamo.



Marinada para carne
200 g de polpa de tomate
1 dl de vinho branco
1 colher de chá de manjericão seco
1 colher de chá de orégãos secos
4 dentes de alho, esmagados
sal a gosto
pimenta preta, moída na hora
umas gotas de tabasco

Misturar todos os ingredientes. Envolver as carnes nesta mistura durante algumas horas. 



16 comentários:

  1. Adorei as bruchetas de figo, tenho tantos ali no frigorifico que esta é uma ideia excelente para os utilizar :)

    ResponderEliminar
  2. Um dia tipico de Verão com uma comidinha bem gostosa...Agora o Outono está achegar e já apetece ir para a cozinha fazer outro tipo de comidinhas.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Ai Ilidia, esse "tratei de quase tudo" faz-me lembrar os churrascos lá de casa. E no fim eles ficam com os louros - merecidos no que ao churrasco diz respeito, diga-se a bem da verdade - e nós num corropio entre entradas e acompanhamentos de forma a estar tudo pronto no momento certo, preparar a mesa e ainda chegar uma cervejinha gelada ao churrasqueiro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Amiga, parece-me que os figos abundam na tua casa! E eu aqui desconsoladinha :( Trás um à amiga!:)lol
    Gostei muito de ver que a tua churrasqueira já está em funcionamento, agora só espero ver sair daí deliciosos grelhados.
    As bruxetas com os figos é que me intrigam, mas acho que não chego a experimentar, porque assim que apanhar figos serão degustados mesmo com vieram à terra!:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei as bruschetas! Estão com óptimo aspecto mesmo, já comia uma de cada....então aquela de figo, ui ui, que bem me saberia!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ai essas bruchetas com tanta cor e sabor tem um aspecto delicioso.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Su, ficaram muito bons. Recomendo.

    Ana Rita, temos que aproveitar o verão enquanto ainda o temos. O que vale é que também gosto muito do outono.

    Carla, é bem verdade. Mas, coitados, há que deixá-los brilhar de vez em quando :)

    Susaninha, não sabia que andavas com desconsolo de figos. Vou já tratar disso.

    Ginja e Moni, obrigada pelos vossos comentários.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Agora fiquei aqui a babar!
    É por isto que eu amo o Verão!!!
    Adorei a taça de figos;)Aqui em casa os churrascos também estão a cargo do marido...mas sabes que dou sempre por mim a pensar que no fundo acabo por ter mais trabalho. Acabam por haver mais coisas a fazer,saladas,temperos,sobremesas e eles...bom e eles,só grelham;)!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  9. Está tudo com muito bom aspecto!
    Se eu sabia tinha parado aí para comer uma dessas bruschettas, pois passei por aí no sábado ao fim da tarde.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Também costumo fazer o pãozinho assim. A foro da salada está estupenda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Ilídia:

    Uma bela descrição. E uma refeição verdadeiramente acolhedora. Uma sensação de reconforto imediata, ao olhar as fotografias. E de festa tangível. Vou experimentar aquela variante de figos. Parece deliciosa.

    Um beijo de final de dia. Já começaram aqueles dias em que vir aqui e aos outros lugares de que gosto tanto é uma coisa de final de dia.

    Mar

    PS: Espero que esteja melhor. E que o dia do seu menino tenha passado a voar. Até voltar aos braços da mãe.

    ResponderEliminar
  12. Adorei tudo. O aspecto está fantástico. Muitos parabéns pelos teus pratos! (ou quase!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Gostava de fazer parar o tempo e ser sempre Verão para poder continuar a apreciar a abundância e variedade dos piteús que nos trazes. Mas já se sente uma aragem arisca no ar que me sussurra ao ouvido "Vem aí o Outono e com ele mudanças nos roupeiros, mudanças no escritório cá de casa e a pontualmente incomodativa rinite alérgica (Que coisa agradável para se falar num blog :( Lá se vai também paulatinamente o bronze. Não consigo gostar do Outono. Ponto.
    Obs. A tua nova aquisição tira fotos fantástica. Mas eu sei que o mérito não é só da máquina!

    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  14. Olá Ilídia!
    Parabéns pelo seu blog! Não conhecia, mas a partir de agora virei cá mais vezes.
    Obrigada pelas visitas e pelo comentário no LB.
    Vive numa terra linda! Já visitei os Açores e adorei :-)
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha de refeição! Já para não falar das bruschetas que são a minha perdição. O verão está a acabar, acho que vou ali a correr e já volto para não o deixar fugir. bjs carla sousa

    ResponderEliminar
  16. Cinha, obrigada. Realmente o verão é uma estação cheia de coisas boas.

    Tixa, obrigada. Estas brushettas são, realmente, uma entrada rápida e saborosa.

    Ivone, tivesses tocado a campainha. PAra a próxima, faz isso.

    Mar, jantares com amigos são das melhores coisas do verão. Temos isso em comum :)
    Estou melhor, sim. Soube que o Manuel esteve bem o dia todo. E quando o fui buscar, estava feliz :) Obrigada pelas suas palavras reconfortantes.

    Ana, obrigada :)

    Patrícia, pois eu adoro o outono. Adoro as cores, a aragem, as folhas... Quanto ao bronzeado, o meu já fugiu :) Obrigada pelos elogios às fotos. Tenho tanto, tanto que aprender. Quero mesmo fazer um workshop.

    Teresa, obrigada pela visita. É um prazer tê-la por cá.

    Carla, obrigada. Também adoro bruschettas. E o melhor de tudo, fazem-se num instante :)

    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.