Gosto de ouvir uma compota a borbulhar. A "ferver de pulo", como dizia a minha avó. Gosto desta expressão, um tanto ou quanto metafórica. E faz sentido. Realmente, parece querer saltar do tacho. No caso das minhas compotas, das máquinas. A compota a saltar da máquina. (Ao escrever esta frase, lembrei-me de Álvaro de Campos :) Pulos de alegria por saber que vai fazer alguém feliz. Esta tem alegrado as minhas manhãs, a barrar pão, panquecas ou waffles.
Ingredientes:
500 g de ameixas
250 g de açúcar
1 colher de sopa de vinho do Porto
Preparação (na MFP):
Comecei por descaroçar as ameixas. Coloquei-as, juntamente com os restantes ingredientes, na MFP e selecionei o programa compotas.
Confesso que nunca fiz doces no tacho (Shame on me!), mas, segundo o que tenho lido, é relativamente simples: colocar os ingredientes, mexer até fazer ponto estrada.
Perfeita!!!Imagino-a correr por um requeijão abaixo!!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Nem pensar utilizares "Shame on you". A nossa geração é a geração dos "gadgets" e dominamos todos os "kitchen appliances" que aparecerem no mercado. Todos servem para facilitar a nossa vida.
ResponderEliminarSaiste-te muito bem com este doce na tua MFP! Receita anotada!
BJ
Patrícia
Está lindo Ilídia, ficou mesmo bem!
ResponderEliminarUm beijinho.
Está linda a tua compota, Ilídia!Eu gosto muito de compotas e desde que começaram a calhar-me bem nunca mais comprei. Vou fazendo com os frutos da época e também ofereço. Eu faço sempre os doces no tacho, só fiz uma vez na máquina de pão...Acho que ficam mais no "ponto" no tacho e depois pasteurizo os frascos para durarem bastante tempo.É uma forma muito boa de aproveitarmos as frutas.
ResponderEliminarBeijinhos
Que cor fantástica tem esta compota. Adorei
ResponderEliminarUm beijinho
ESSE DOCE FICOU MAIS QUE PERFEITO...ADOREI.
ResponderEliminarBJS
Ilídia,
ResponderEliminarEsse doce deve ser uma maravilha... O vinho do Porto deve ter dado um sabor delicioso : )
Beijinhos
Adoro compotas e o processo de as fazer da forma tradicional. Pelo que me dizem, as máquinas tornam tudo mais rápido e prático. Acredito e vejo vantagens. Mas para mim, fazer uma compota é quase uma terapia. Ver lentamente a fruta a transformar-se noutra coisa, igualmente boa, mas inteiramente diferente. Ter um compromisso de tempo e atenção com aquele alimento torna-me mais serena... Mas esta compota deve ser deliciosa. A imagem é digna de livro.
ResponderEliminarUm beijinho
Ontem à tarde foi dia de compotas por aqui.
ResponderEliminarTambém fiz de ameixa vermelha mas ficou rosada;) A tua ficou com uma cor magnifica!!!!!
Curiosamente nunca fiz na mfp meti na cabeça que deve fazer uma sujeira...
Beijinhos grandes.
Nham nham finalmente mostras a receita da compota e pela foto e pela cor dá vontade de pedir para enviares um frasquinho pelo correio. Quanto ao Álvaro... bem já algum tempo que não o via. E sim, será sempre o homem das máquinas, O Futurista. Beijinhos
ResponderEliminarLinda que ficou! Cor maravilhosa!
ResponderEliminarUm beijinho.
Que linda cor ficou o teu doce! Apetecível!
ResponderEliminarTenho que começar a pensar (devagarinho) em preparar os meus doces para os cabazes de natal!!! Bela sugestão.
beijinhos
Belo doce. Gostei imenso do seu blog.
ResponderEliminarBeijinhos
Tem uma cor magnífica, mesmo vibrante!
ResponderEliminar