sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um jantar gracioso... quase de graça

Mais um milagre da multiplicação. Com tanto milagre, qualquer dia sou canonizada. Se na semana passada, com uma posta de salmão fiz jantar para três, hoje, repeti a proeza com um peito e uma coxa de frango. E ainda restaram dois ramequins para o almoço de amanhã. Uma belíssima refeição, depois de um dia de trabalho, tomada no jardim. As alfaces da salada foram da nossa horta. Quase de graça, este jantar. O mais caro deve ter sido mesmo o vinho.

Enquanto preparava o jantar, os meus homens divertiam-se a brincar com os restos da massa.


Empadas de frango e alho francês
Ingredientes para a massa:
50 g de água
50 g de azeite
50 g de vinho branco
100 g de margarina
1 colher de chá de sal
1 ovo
15 g de fermento de padeiro (ou 1/2 saqueta de fermento seco)
450 g de farinha
1 gema para pincelar

Ingredientes para o recheio:
3 colheres (de sopa) de azeite, aproximadamente;
1 cebola grande;
2 dentes de alho;
1 alho francês grande;
300 gr. de aproveitamentos de frango;
100 gr. de cogumelos frescos;
spray de culinária ou manteiga, para untar os ramequins.

Preparação:
Preparei a massa, segundo as instruções do livro-base da Bimby: Coloquei, no copo, a água, o azeite, o vinho, a margarina, o sal e programei 2 minutos, 37 graus, velocidade 2. Adicionei o ovo, o fermento, a farinha e programei 2 minutos, velocidade espiga. Fiz uma bola, polvilhei-a com farinha e reservei. 
Entretanto, preparei o recheio: coloquei o azeite num wok
, juntei os alhos, picadinhos, a cebola, cortada a meio e depois em meias-luas, e o alho francês, em rodelas. Deixei refogar, em lume brando. Juntei os cogumelos e deixei cozinhar um pouco. Adicionei o frango, temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar em lume brando, tapado.
Estendi a massa, forrei os ramequins, untados com spray de cozinha, e enchi-os com o recheio. Com um cortador de massa, cortei um círculo, que coloquei sobre a empada, aconchegando bem. Decorei com um coração de massa, feito pelo Manel. Pincelei com gema e levei ao forno, a 190 graus, até as empadas estarem douradas. Acompanhei com salada e um copo de vinho rosé, bem fresquinho.

Se desejarem, podem ver outra versão aqui.

Bom fim de semana.



14 comentários:

  1. Mas que bom aspecto!!Foi uma boa sugestão!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Olha estou a conhecer essas forminhas!!! Alguém me ofereceu umas iguais!lol Mas o que gostei mais foi de ver as mãozinhas do Manel na massa :)
    A empada tambem ficou muito bonita e sim consegue-se fazer um belo jantar com pouco. Para a próxima convida-me!lol

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Very delicious.I like this recipe very much:)

    ResponderEliminar
  4. Não há nada mais proveitoso que transformar uns restos numa refeição digna de um rei, e foi isso que tu fizeste com estas empadas.
    Gostei da refeição e gostei mais ainda de ver essa mãozinha rechonchuda a brincar com a massa
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Gosto destes milagres, :)) com amor e boa disposição eles por vezes acontecem, adorei ver essas mini maõzinhas, uma ternura, que saudades...
    Gostei da receita e qualquer dia destes virei buscá-la.
    Beijinhos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Olá Amiga que já não vejo talvez desde 2003... mas, afinal, que importa o tempo? Ele só tem a importânicia que nós lhe quisermos dar, aliás, como tudo na vida...
    Estás de paarbéns pelo blogue e, sobretudo, pelo carinho que transmites naquilo que fazes...
    Lembras-te quando íamos ao Avelino, às Fontinhas (ainda não era Biofontinhas) e o Ribeiro ficava a dormir? Tanta coisa que ainda fizemos juntas e juntos...
    Depois disso, «construí» a biopicodapedra no nosso quintal, pouco alinhada, mas com imensas coisas boas e muito frescas. Adorei as tuas receitas, mas andei à procura do bacalhau à lagareiro para i dia do teu pai e não encontrei. Era só para comparar com o meu...
    Hoje ainda almoço sozinha... o terceirense chega às 24h da austrália...
    Isto já não é 1 comentário...
    Milhões de abreijos e continua assim, tal e qual como eu te conheci (a gostar de um bom vinho tinto lol).
    Susana S. Miguel

    ResponderEliminar
  7. Ana Rita, obrigada pelo comentário.

    Susana (Belinha, que isto com duas a comentar, tenho que começar a distinguir :)), dica combinado. Um dia faço-te umas empadinhas.

    Gisela e Duxa, realmente sabe-me muito bem ter estas mãozinhas à minha volta enquanto cozinho. Se bem que às vezes, atrabpalham :)

    Querida Susana, que bom ver-te por aqui. Mas parece-me que estás a exagerar. Pelo menos em 2004, nadámos juntas no mar vermelho e andámos os 4 num taxi coletivo cheio de árabes. Não me digas que te esuqeceste destas aventuras:) E depois disso, já estivemos juntos em s miguel (jantar em casa da Helena, lembras-te?) e numa viagem de avião. Ai essa memória, susaninha. E este verão, não me escapas. Havemos de nos encontrar no continente. Pena quando for a s miguel não estares lá, para conhecer o biopicodapedra :) quando vou ao Biofontinhas, falamos muito de vocês. Ainda hoje andei nas estufas com o Avelino (trouxe uma planta do gelo, que depois hei de pôr aqui no blogue para veres). Um beijo para ti e outro para o homem que chega hoje da terra dos cangurus.

    ResponderEliminar
  8. Susana, esqueci-me de falar no bacalhau à lagareiro. Nunca o publiquei porque me esqueci de tirar fotos. Mas é simples: bacalhau para a assadeira, muito alho esmagado por cima e rios de azeite. A acompanhar, batatas a murro, claro! Mais um beijo

    ResponderEliminar
  9. O meu bacalhau também é assim e é uma delícia. Amanhã vou fazê-lo, sabes para quem?
    Eu lembro-me daqueles encontros todos e tens razão fou em 2004 que curtimos os arabescos, mas depois disso tem sido tudo muito fugaz...
    Experimenta arroz de cenoura, espinafres e amendoas laminadas espalhadas por cima do arroz no prato e já agora põe espinafres na tua horta. São como as silvas, pegam em todo o lado e são excelentes, sobretudo para o Manuel:)
    kisses
    Susana S. Miguel

    ResponderEliminar
  10. Ouve Amor Electro (secalhar já conheces...). Vais gostar.
    Susana
    Abreijos

    ResponderEliminar
  11. Estás uma poupadinha de primeira!!! Mas consegues sempre fazer grandes coisas.
    Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ivone, estou, não estou? Assim já posso sustentar os vícios ;) Bom fim de semana para vocês também. Estou a corrigir os testes do profissional, no jardim. Assim, fico com a sensação de já estar de férias. Beijos

    Susana, já conheço Amor Electro. É muito bom. Temos uns criativos em Portugal. Na música e na escrita. Não há de ser tudo mau neste país, não é verdade? Obrigada pelas dicas culinárias. Beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá Ilídia,

    Quero agradecer-te muito a tua visita e comentário que deixaste no meu cantinho, desta forma fiquei a conhecer o Acre e Doce, que me apaixonou de imediato. A Blogoesfera é isto, mesmo distantes é uma alegria imensa, encontrar alguém que pensa como nós, que tem gostos e preocupações semelhantes, podendo partilhá-las sem estarmos ao lado, sem convivermos no dia-a-dia, em pessoa. Aqui convivemos e partilhamos um mundo cada vez mais próximo, do que as pessoas que na realidade estão connosco.
    Adorei de tal forma que já me tornei seguidora, para estar sempre "em cima" das novidades agri-doces da Ilídia.
    Um beijinho.
    Romã

    ResponderEliminar
  14. Ilídia, também ando a seguir a teoria dp milagre da multiplicação. Ontem foi salmão na actifry. Hoje transformei os três lombinhos que sobraram numa quiche de lamber o garfo. Vamos lá a ver se a publico amanhã no receitas.
    Que mãos fofinhas as do Manel! As crianças deliram com massas. E estou a conhecer as forminhas porque comprei umas iguais no IKEA quando fomos ao continente português em Março.
    Gostei muito das tuas empadas. E do rosé!lol
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.