terça-feira, 12 de julho de 2011

Quem sai aos seus...


Fisicamente, o meu filho não é parecido comigo. Tem apenas o meu tom de pele. Quanto ao resto, uns traços do pai, os olhos azuis do avô e o cabelo alourado do tio. Já quanto ao feitio, puxou mais a mim. Curioso, tagarela, sempre a rir. E um bocadinho "sopinha de massa", também. Ligeiramente. Estamos a anos luz de um Rui Zink ou de um professor Marcelo. 
Agora, descobri que temos uma paixão em comum: pesto. Se me derem um saco de massa e um frasco de pesto, sou uma mulher feliz. Aliás, umas simples folhinhas de manjericão já me arrancam um sorriso. Uso manjericão como as outras pessoas usam alface. Uma sandes com queijo-creme e umas folhas de manjericão são o snack perfeito. E um farfalle com pesto foram um ótimo jantar. No fim, o Manel disse: "Quero mais. Quero muita massa."





Molho Pesto
Ingredientes:
150 g azeite
80 g de folhas de manjericão
50 g de queijo parmesão
2 dentes de alho
30 g de pinhões 
sal q.b.

Preparação (na Bimby):
Pese o azeite e reserve.
Numa frigideira, toste ligeiramente os pinhões e reserve.
No copo da Bimby, coloque o queijo em pedaços e rale 15 segundos, velocidade 9. Adicione o alho, os pinhões, o manjericão, o sal e programe 15 segundos, velocidade 9.
De seguida, com o copo de medida colocado na tampa e a Bimby em funcionamento na velocidade 5, deite o azeite sobre a tampa.

Preparação (sem Bimby):
Pese o azeite e reserve.
Numa frigideira, toste ligeiramente os pinhões e reserve.
Rale o queijo, com um ralador manual ou com um robot de cozinha.
Num robot de cozinha, triture o queijo, o alho, os pinhões, o manjericão e o sal. Junte o azeite, em fio.


Deve ficar um molho homogéneo, semelhante à maionese.
Conserve num frasco previamente esterilizado, e com o molho coberto com azeite. Mantém-se fresco durante 1 mês no frigorífico.
Sirva com esparguete ou com outro tipo de massa. Se desejar mais líquido, acrescente 2 colheres de sopa de água de cozer a massa antes de servir.

Nota: Na fotografia, podem ver que o molho de um frasco é mais escuro. Essa cor deve-se ao manjericão utilizado, com um tom arroxeado (primeira foto).

Receita adaptada de Bimby - As receitas essenciais, Vorwerk



13 comentários:

  1. Que bom aspecto ficaram esses lacinhos, já comi...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Só fiz pesto uma vez na minha vida e adorei. Contudo nunca mais fiz, talvez com medo da quantidade astronómica de azeite. Mas agora deu-me uma vontade... Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sou fan de majericão e até já tenho um vaso com a planta e está enorme mesmo. Sabias que até nos doces se pode utilizar ???Experimenta no leite creme, nos gelados ou em panquecas com mel e majericão...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Manjericão é umas das minhas ervas aromáticas preferidas e tambem nunca fiz pesto, talvez por não ser muito adepta de massa. Mas fiz uma encomenda e talvez experimente!:)

    Beijinhos e até amanhã

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia, também gosto bastante de pesto e acabo sempre por comprá-lo, é puro comodismo da minha parte.
    Reparei que não colocaste a quantidade de queijo na receita, obrigada.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Quem é que não repete um prato de massa assim com esse aspecto e com o cheiro do manjericão? Para mim é um prato bem cheio sff.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pelos comentários.

    Ana Rita, obrigada pelas dicas. Por acaso hoje comprei um livro sobre cozinha provençal que tem uma receita de gelado de baunilha com manjericão.

    Duxa, obrigada pelo reparo. Já corrigi.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Eu partilho também este gosto por massas, que maravilha!

    ResponderEliminar
  9. Adoro massas mas com molho pesto nunca experimentei. Infelizmente por levar queijo não posso fazer.
    Também tenho um vasinho de manjericão e ontem coloquei um bocadinho no meu prato de arroz de feijão vermelho e adorei.:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  10. A massa de que o filho da Ilídia gosta muito:) Como a mãe. Eu e o meu filho também. Muito a favor de massa verde. Ficaram lindas, as imagens. Muito verdes. A explodir de verde.

    Um beijo para si. De uma Mar afogada em papéis:)

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Deste-me vontade de ir já para a Bimby pressionar botões! O molho ficou fantástico! És mesmo uma rapariga prendada.lol
    Um beijinho
    Patrícia
    Obs. As fotos estão de meter inveja aos fotógrafos profissionais.

    ResponderEliminar
  12. Olá, era possivel abdicar ou substituir os pinhões? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      apesar de o pesto levar tradicionalmente pinhões, é possível substituí-los por outro fruto seco, como amêndoas ou nozes.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.