quarta-feira, 20 de julho de 2011

Inspiração brasileira

Quando comecei a ir a restaurantes brasileiros, pedia sempre que me passassem bem a picanha. Os empregados olhavam para mim como se lhes pedisse para fritar arroz doce ou algo parecido. Alguns diziam-me, naquele tom bem disposto, típico de quase todos os brasileiros que já conheci: "Tá estragando a carne, moça." A minha resposta era sempre a mesma: "Não gosto de ver sangue." Com o tempo, fui-me apercebendo de que, realmente, a picanha bem passada é um desperdício. Mais vale não comer. Se não se gosta de carne, come-se outra coisa qualquer. Mas picanha, tem que ser mal passada. Continuo a não gostar de ver o prato cheio de sangue, como muitos apreciadores, mas já como a carne vermelhinha e se verter um bocadinho de sangue não me incomodo. 
Ontem, tive uma amiga a jantar cá em casa. Comemos no jardim, como tem sido habitual desde que o verão se instalou. E fizemos picanha com acompanhamentos inspirados nos das churrasqueiras brasileiras: farofa de couve, banana frita e abacaxi. Faltou o feijão preto, pois esqueci-me de comprar :( As couves, mais uma vez,  foram da nossa horta, que eu colhi cheia de orgulho. As bananas foram fritas na Actifry, com pouquíssimo óleo. Foi a primeira experiência e, sinceramente, notei pouca diferença das bananas fritas segundo o método convencional. E são bem mais saudáveis.
Leitores(as) brasileiros(as), aceito dicas, sugestões e críticas. 


Picanha grelhada
No talho, pedi que cortassem a picanha muito fina.
Coloquei-a na grelha, temperei com flor de sal e deixei grelhar, um a dois minutos de cada lado (tem que se ter muito cuidado, pois se se grelhar demais, a carne fica dura). Na grelha, coloquei também abacaxi em pedaços.

Farofa de couve
Cortei a couve em juliana e escaldei-a em água a ferver. Numa frigideira funda, coloquei uma cebola picada, dois dentes de alho, também picados e bacon aos cubinhos. Deixei refogar, apenas com a gordura do bacon, mexendo frequentemente. Juntei a couve, bem escorrida e deixei cozinhar um pouco. Temperei com sal e pimenta. Aos poucos, fui juntando farinha de mandioca, até a farofa estar com a consistência desejada.

Banana frita
Cortei cada banana em 3 partes (se forem muito pequenas, podem ficar inteiras). Molhei-as em ovo batido e, depois, em pão ralado. Coloquei-as na Actifry (sem a pá, e com um papel de alumínio a tapar a abertura), reguei-as com um pouco de óleo (cerca de meia Acti-colher) e programei 15 minutos. A meio do tempo, virei-as, para que cozesse uniformemente.

15 comentários:

  1. Eu faço a farofa mas ponho sempre à parte, para se puder pôr por cima da feijoada e do arroz. Uma delícia! Está com um aspecto fabuloso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente não gosto de carne a sangrar, mas sei que essa tem que ser assim. Quem gosta muito de carne a sangrar é o meu marido, mas coitadinho, é raro comer!
    O teu prato ficou bem bonito e a couve encheu-me bem o olho. Adoro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Troco a picanha por secretos de porco preto, pode ser? Banana frita... bolas não gosto de banana. Bem se eu passar aí em casa fico com a couve e levo o meu feijão preferido, o preto. E, sempre cabe na mala meia dúzia de secretos para as 2, ou as 3... é que sangue no prato na na ni não. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Denise, a minha amiga que jantou comigo ontem é uma conterrânea tua. Dou-me bem com gente do Pico ;)
    Susana, ainda te convertes. Eu também não gostava. E não é bem a sangrar, é só vermelhinha :)

    3 B's, venham os secretos! Também gosto muito!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Eu, carne, não como, mas adoro todos esses acompanhamentos! E adorei particularmente a tua receita de banana frita! Vou fazer, comprei a Actifry este mês ;)
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  6. Como te compreendo mais uma vez,minha querida:) tb n gosto de ver o sangue,é algo q ainda me incomoda,mas já percebo q a picanha tem q ficar c uma cor mais pro rosa pálido-lol:) quanto ao acompanhamento costumo fazer o meu feijão preto e nunca fiz essa couve! Faço é o bacon c a mandioca... Qt à actifry...quem sabe um dia...beijoca gd. Márcia

    ResponderEliminar
  7. Márcia, querida, que bom ver-te por aqui. Pois é, com o tempo (e a idade), vamo-nos apurando, não é? É como o vinho, primeiro só gostamos de branco e só mais tarde é que começamos a apreciar um bom vinho tinto. A idade até tem coisas boas, não é? Beijos
    P.s. Ainda bem que nos vamos ver em s miguel. Estou cheia de saudades!

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto da carne mal passada, realmente a picanha, assim como outras variedades de carne, se for grelhada demais fica mal.
    Gostei da tua refeição, mas o arroz branco com o feijão preto e a farofa é imprescindível!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Este é um dos meus pratos favoritos da culinária brasileira. Sabe sempre, sempre bem.
    Beijinhos
    Atitude Zen

    ResponderEliminar
  10. Ando a sonhar com um prato assim!
    Ilídia não tem que ver com este prato mas gostaria de saber qual é a tua máquina de gelados? Ando para comprar uma mas ando um pouco perdida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    Adoro picanha! E adorei o teu prato só faltou mesmo o arrozinho e o feijão preto que na minha opinião faz toda a diferença.


    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  12. Olá,Ilídia!Gostei de ver este pratinho aqui!E já que pedes uma opinião "brasileira", deixo aqui a minha, embora já um pouco aportuguesada(há 23 anos que moro cá). A picanha já não é a minha praia, mas os acompanhamentos sim, e parecem estar óptimos, a banana na Actifry deve ter ficado deliciosa!Faço muitas vezes couve frita, mas não a escaldo, frito-a mesmo crua, gosto de senti-la crocante. Faço algumas vezes arroz branco e feijão(não necessariamente preto)que acompanho com muita coisa, até com omelete. A combinação arroz com feijão é uma das mais utilizadas na comida do dia a dia no Brasil, que eu faço quando quero matar as saudades...
    Uma coisa que ficava aí muito bem:ananás dos Açores grelhado.Experimenta!
    Estás aprovada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Lina, muito obrigada pelas dicas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Ilídia! Agora é que me apercebi que esta receita me tinha passado ao lado. Como foi isso possível? Ainda por cima sou mesmo fã da culinária brasileira. Tenho aprendido muito com as nossas seguidores, visitando os seus blogues.
    Quando vou a portugal continental vou sempre a um churrascão comer essa comidinha gostosa que hoje apresentas aqui. Muito bom!Nota 10.
    Faltou a caipirinha!lol
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  15. O feijão não é um acompanhamento habitual do churrasco,mas um molho vinagrete acompanha muito bem a carne.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.