sábado, 23 de julho de 2011

Imperfeição

Estive mesmo para não publicar este peixe, o que seria normal, visto que se colou à grelha. Mas depois pensei "Por que não? Porque ficou imperfeito? Só porque não é perfeito, não o vou esconder." Este blogue não é perfeito, eu também não (estou longe de o ser). Assim, vou partilhar convosco este peixe que, apesar de imperfeito, me soube muito bem.
Esta é a minha forma preferida de comer peixe no verão. E escolho quase sempre boca negra ou cântaro, pescados no nosso mar. Tempero o peixe com flor de sal e reservo. Entretanto, ligo o grelhador, para que aqueça bem. Numa chávena de café, coloco azeite, até meio, adiciono 1 colher de chá de orégãos secos. Pincelo o peixe com esta mistura e coloco-o na grelha, oleada. Viro o peixe (de preferência sem que a pele fique agarrada ao grelhador ;) e deixo grelhar do outro lado. Enquanto grelha, vou pincelando com o resto da mistura de azeite e orégãos.
Desta vez, servi o peixe com pimentos grelhados e legumes cozidos. Acompanhei com um vinho branco, bem fresquinho.



Apelo urgente: Se alguém tiver algum truque infalível para que o peixe não pegue à grelha, diga-me, por favor, pois, volta e meia, este desastre acontece-me.

A propósito deste peixe, lembrei-me desta canção, de uma banda que aprecio bastante, que fala precisamente sobre gostarmos muito de alguém imperfeito. 


Bom fim de semana. Divirtam-se, quer seja na praia, no campo, em casa, ou onde bem entenderem.
Beijos

20 comentários:

  1. Sou da opinião que a perfeição é, de certa forma, aborrecida, mas é claro que adoramos quando as nossas receitas correm bem e ficam bonitos, pois apesar de tudo, os olhos também comem :P
    O peixe ficou com bom aspecto, adoro peixe grelhado, e sabe bem em qualquer altura do ano...
    Quanto ao problema do peixe, já vi certos chefs a grelharem o peixe em cima de uma folha de papel de alumínio, se resulta ou não, não sei porque nunca experimentei... ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela dica. Da próxima experimento e depois digo se correu bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ai acho que se vc usar aquelas espatulas de aço inoz que as pessoas usão pra fazer hamburguer vc vai ter um melhor resultado...
    depois da uma passadinha la no meu blog
    http://minhacozinhamagica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. O verdadeiro amor, penso eu, é amar também as imperfeições do nosso parceiro. O nosso mundo não é perfeito, mas não me faz amá-lo menos. Adoro peixe grelhado, é uma maravilha. Bom fim-de-semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Caio. Obrigada, mas usei uma espátula e mesmo assim pegou. Vou passar no seu blogue, sim.

    Denise, não podia estar mais de acordo contigo. E uma coisa que acho que também é importante é perceber que não há relações perfeitas. Só nos filmes. Temos é que aceitar a imperfeição, não é?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia. Esta refeição é simplesmente um dos meus pratos favoritos.
    Aqui vai o truque de que precisas.
    Quem sabe se também não vai fazer jeito a mais alguém da blogosfera?

    1ºGrelha BEM QUENTE

    2ºÓLEO EM SPRAY NA GRELHA IMEDIATAMENTE ANTES DE COLOCAR O PEIXE!

    Nunca mais vais ter peixe agarrado à grelha!

    I promise!

    Outro beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Ilidia, não sei se o Caio pensou onde se grelhou o peixe....se se grelhou numa superficie anti aderente a espátula pode resultar no peixe mas....lá vai o recipiente ih ih ih.
    Qdo isso acontece digo, em forma de consolo: "Não se comeria inteiro!...."
    Uma outra coisa, foi boa ideia postar assim. A vida não são só coisas lindas e a canção dos Clã veio mesmo dar aquele toque.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Patrícia, é como eu faço! Por isso não percebo por que razão não funciona comigo :( Se calhar a grelha ainda pecisava de aquecer mais. É a única explicação. Para a próxima, ligo-a 1 hora antes:) beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  9. Mané, obrigada. Realmente, "não se comeria inteiro" :) E que bom que ficou, mesmo feiinho! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Ilídia, tambem acho que a perfeição é dificil de alcançar temos que nos modelar aos defeitos para que consigamos ser felizes.
    O teu peixe não fou exceção, pode não ter tido o resultado visual que querias mas de sabor decerto que era excecional... adoro peixe grelhado.
    O que me ensinaram é que não devemos tirar a escama ao peixe porque serve de placa protetora e assim não cola à grelha, tem resultado connosco.
    A outra forma é mesmo comprar aquelas grelhas próprias para o peixe que dá para virar sem mexer no peixe, é o que usamos para as postas de salmão.
    Dá resultado mesmo. Espero ter ajudado.

    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  11. Que peixinho delicioso !!! aqui no outro lado do mundo faz falta um peixinho destes !!! Beijo

    ResponderEliminar
  12. ADORO PEIXE GRELHADO E ESSE PRATO TEM TUDO AQUILO QUE ME AGRADA.
    FICOU EXCELENTE.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  13. Amiga,teu amigo A.F. diz q passes limão na grelha ou cebola crua,mais nada:) beijoca. Márcia

    ResponderEliminar
  14. Susana, acho que vou comprar uma grelha dessas. Tenho feito peixe num grelhador elétrico e se calhar não aquece o suficiente. Agora que a minha churrasqueira está funcional (finalmente), pode ser que o peixe comece a sair em condições.

    Diana, que bom ver-te por aqui. Já tinha saudades!

    São, obrigada pelo comentário.

    Márcia, vou experimentar essa dica. Agradece ao A.F. por mim. Melhor, eu agradeço-lhe pessoalmente para a semana:)

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Dicas não tenho, porque isso também me acontece muitas vezes. Mas do molho de azeite e oregaos adorei, o peixe deve ficar com um sabor bem gostoso, vou experimentar. Para mim está perfeito.
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  16. Olá!

    Há uns tempos e já em desespero de causa fiz essa mesma pergunta, aproveitanto o facto do meu sogro estar por cá e claro de ele ser cozinheiro :)

    O que ele me disse foi:

    A grelha tem de estar bem quente e colocar nessas grelhas onde se fazem as postas do salmão.

    O peixe não deve estar molhado! Parece estranho mas ele explicou-me que na hora de grelhar o peixe devemos garantir que não vai molhado para a grelha para não colar. Podemos passar com um bocadinho de papel absorvente pelos peixe (dos dois lados).

    Depois de "retirar a água" podemos regar o peixe com um pouco de azeite antes de ir pa grelha. Mas o mais importante é o passo anterior e o seguinte.

    E por fim a grelha que está em contacto com o peixe deve ser limpa a seco, nada de água ou detergente. Guarda-la num saco por causa do cheiro e só usar para o peixe.

    Achei estranho mas acreditei na experiência dele e experimentei. O peixe não voltou a colar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Gisela, fico contente que tenhas gostado. Se experimentares, diz se o resultado correspondeu às expetativas.

    Ana, obrigada pelas dicas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá,

    às vezes acontece-me o mesmo, a grelha tem que estar muito quente e não mexer o peixe. Voltar apenas uns bons minutos depois. ( Isto é o que tenti fazer e saí-me vem, pura intuição)

    Quero partilhar que também gosto muito dos Clã, são uma das minhas bandas portuguesas de eleição. As suas letras são sempre bastante interessantes e este tema é sem dúvida lindo :)
    Boa semana.
    Romã:*

    ResponderEliminar
  19. Romã, obrigada.
    Em relação aos Clã, adoro-os. Sigo a carreira deles desde o início. A Manuela Azevedo tem uma voz linda. E as letras sao, realmente, lindíssimas. Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Ilídia,
    Um peixe maravilhoso, vinho branco e banda sonora! E isto n é perfeição?
    Por mim prefiro ler posts e receitas que reflectem a personalidade e gosto de quem as escreve, e se os nossos cozinhados nem sempre estão perfeitos, que importância tem? O mundo seria muito aborrecido se fossemos todas como a Martha Stewart.

    beijinhos beijinhos beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.