sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ciúme

Ouvi um som estranho, abafado. Primeiro, não percebi ao certo a sua origem. Pareceu-me vir da cozinha. Impossível, estou sozinha em casa. É mesmo. Aproximo-me. Vem daquele armário. O que será? Abro a porta e vejo a minha máquina de massa, lavada em lágrimas. 
- O que se passa, pequenina?
- Já não me ligas. Só gostaste de mim no princípio, quando era novidade. Não passei de uma simples conquista, nada mais. Agora, que estás embeiçada pela nova sorveteira, não me ligas nenhuma. Qual será a próxima?
- Estás a ser injusta. Tenho um coração grande. Cabem cá todas. 
Ela encarava-me, com um olhar magoado, desiludido.
- Há quanto tempo não me tiras deste armário?!
Não consegui arranjar uma desculpa satisfatória. Ela tinha razão.
- Responde!
- Pronto, admito. Não te tenho dado a atenção que mereces. Desculpa. Para me redimir, hoje vou fazer algo mesmo especial. E prometo que este fim de semana não toco na sorveteira.

Depois de escrever este texto não pude deixar de pensar num livro que li, escrito por uma mulher que viveu a poligamia na 1ª pessoa: Niketche - Uma história de poligamia, de Paulina Chiziane

Massa fresca com manjericão e outras coisas que havia em casa
Ingredientes para a massa:
200 g de farinha de trigo
2 ovos grandes
1 colher (de sopa) azeite
Folhas de manjericão q.b.

Ingredientes para o molho:
2 bifes pequenos (aproveitamento de bifes grelhados)
1 bocadinho de chouriço (cerca de 50 g)
1 salsicha tipo Baviera
1 cebola
2 dentes de alho
30 g de azeite
1 pacote de natas de soja
sal e pimenta q.b.



Fiz a massa , segundo o método aqui explicado.  Antes de passar a massa pela máquina pela última vez, coloquei as folhas de manjericão (apenas em metade), dobrei e passei pela máquina (ver fotos). Enquanto a massa repousava, fui preparando o molho: Na Bimby, piquei as carnes (5 segundos, na velocidade 5) e reservei. Piquei a cebola na velocidade 5, juntei o azeite e refoguei. Adicionei as carnes e deixei cozer (5 minutos, 100 graus, velocidade colher inversa). No fim, juntei as natas de soja, temperei com sal e pimenta,  e programei mais 3 minutos, na mesma temperatura e velocidade. Cozi a massa, em bastante água a ferver, temperada com sal, durante cerca de 4 a 5 minutos. Servi a massa com o molho e polvilhei com queijo ralado. No fim, limpei a máquina, com papel absorvente e voltei a guardá-la. Ela sorriu, feliz.



12 comentários:

  1. AINDA BEM QUE A MAQUINA TE LEMBROU DA EXISTÊNCIA DELA, SENÃO NÃO ESTARIA A OLHAR PARA ESTA MARAVILHA.
    UM PRATO DE MASSA BEM AO MEU GOSTO...QUE DELICIA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Que lindo diálogo...
    A tua máquina tem razão.
    Belo prato!
    beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Não pondo a receita para segundo plano, mas tenho de dizer que adorei o texto! Gostava muito de ter um "brinquedo" destes, digamos que estou em processo de namoro!
    Acho que uma refeição destas teria sido reconfortante para mim hoje.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei a maneira como encaixaste a receita, está muito engraçada a história dos electrodomésticos e as fotos óptimas, aquela da massa com as folhinhas, principalmente. A massa deve ficar uma delícia feita dessa forma. Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei tudo desde o texto a receita, os meus parabéns...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. adorei seu blog!!!

    lindo lindo!!!

    receitas caprichadas e deliciosas..texto ótimo!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Que história gira e no fim um prato bem especial de massa fresca!!!No final ganharam as duas:a máquina e tu.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Gostei imenso do toque do mangericão, que maravilha!

    ResponderEliminar
  9. Eu fiquei com ciúmes desse pratinho.
    Adoro massas, mas nunca provei massa caseira.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ficou lindo e com um aspecto delicioso... Ja provava um pratinho desses : ) Ainda bem que a maquina te lembrou, se não estava a desfrutar esta maravilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Prepara-te que outras máquinas da tua cozinha poderão seguir o exemplo da sorveteira e, sem razão, ingressarem num despique, num diálogo ao desafio, exigindo a tua máxima dedicação, numa verdadeira luta entre Homem vs Máquina.lol

    Adorei tudo neste post!
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  12. Com que então andas a ouvir vozes!? Estás mesmo a precisar de férias!:):):)
    Gostei muito do texto, já te tinha dito isso hoje, mas tinha que te dizer que gostei da tua massa e um dia quero provar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.