terça-feira, 21 de junho de 2011

Uma sandes para almoços estivais


Este ano, o verão parece estar zangado connosco, terceirenses. Aparece, de vez em quando, mas arrepende-se logo a seguir. Se não há chuviscos, há vento. Se a manhã augura um lindo dia, a tarde troca-lhe as voltas. Enquanto o verão não se decide, vamos sonhando com ele e com os rituais estivais. Como no resto do país ele parece já se ter instalado, partilho esta sandes, ideal para aqueles dias em que chegamos da praia e queremos um almoço fácil e rápido. Aqueles dias em que a preguiça é tanta que não apetece mesmo fazer nada. Perfeita, saboreada no jardim, acompanhada com uma limonada. 
Enquanto sonho, pode ser que ele chegue.

Sandes de atum e ovo cozido
Ingredientes para uma sandes:
2 fatias de pão* 
1 ovo cozido
pasta de atum q.b.(atum + maionese + ketchup + mostarda)
1 rodela de tomate
1 folha de alface

Barra-se uma fatia de pão com pasta de atum. Sobre esta, coloca-se rodelas de ovo cozido, sobre as quais se colocam o tomate e, finalmente, a alface. Cobre-se com a outra fatia de pão. Simples e saciante.

*Apesar de esta sandes ter sido feita com pão branco, prefiro-as com pão escuro, de sementes. 
Nota: Costumo pôr pouquíssima maionese. Só mesmo um "cheirinho", para ajudar a unir o atum. 




6 comentários:

  1. São 23h 30, acabei agora de limpar a minha cozinha, depois de uma tarde de "fazer bolinhos e cupcakes" para os meus filhotes, eu vou te diser , esta tua sandes agora, andava logo !!! adoro um bela de uma sandoca, mesmo sem "o nosso verão" !! BJo Diana

    ResponderEliminar
  2. Só dispensava o ovo cozido, de resto é uma fórmula infalível que se repete o Verão todo. Por aqui parece que o Verão já se instalou e até já tenho uma corzita. Vamos ver se aguenta. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto imenso de sandes de pasta de atum, são uma gulodice!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Há que sonhar que é ele que comanda a vida. Cuidado com os ovos cozidos, apanhei uma gastroenterite das grandes com ovo cozido. Beijinho e o verão felizmente aqui já chegou, muito sol e praia se adivinham amanhã. Bom feriado.

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    No Verão faço muitas vezes sandes até para comer na praia e essa tua ideia é fantástica para esse fim. Gostei!
    Aqui o Verão também ainda não se nota.:)

    Bom feriado e bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia:

    Parece realmente indeciso, o Verão da sua ilha:) Mas sabe, esta parece uma daquelas fórmulas infalíveis para chamar a estação quente do tempo que demora mais a ir.

    Um beijo daqui. A ir pelo mar. A desejar sol e coisas boas.

    Da Mar:)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.