quarta-feira, 29 de junho de 2011

Salmão da Maria à moda da Ilídia


A primeira vez que comi este salmão foi em casa da minha amiga Maria. Ela, por sua vez, comera-o em casa da irmã, em Coimbra. Gostei tanto que lhe pedi logo a receita. Não se deixem enganar pelo tom desmaiado do salmão. Fica muito saboroso. Claro que a receita já sofreu umas alterações, como é normal. A receita da Maria leva louro, que eu substituí por endro. Em vez de lombos, usei postas. 

Ingredientes (para 3 pessoas):
3 postas de salmão
1 cebola grande
3 dentes de alho
azeite q.b.
vinho branco q.b.
endro em pó q.b.
sal e pimenta q.b.

Numa frigideira, coloquei a cebola e o alho, picados e refoguei-os, em azeite. Juntei um pouco de vinho branco (cerca de 1/2 dl, não sei ao certo), o peixe e temperei com endro, sal e pimenta. Tapei e deixei cozinhar, em lume brando. Acompanhei com puré de batata, feito na Bimby, e espinafres salteados. Bem bom. O Manel adorou. Ele adora peixe cor-de-rosa.


14 comentários:

  1. Um prato que eu gosto bastante, ficou com muito bom aspecto...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. O MEU PEIXE PREFERIDO MUITO BEM APRESENTADO , PARECE-ME BEM DELICIOSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Que coincidência, o meu jantar vai ser muito semelhante, tirando a substituição do salmão por bifes de frango. Neste caso sou como o Manuel: adoro peixe cor-de-rosa e este parece óptimo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro salmão e já fez uma refeição essa semana cá em casa, mas foi grelhado que para mim é perfeito.
    Esse peixinho cor de rosa não parece assim tão desmaiado, pois quem conhece sabe que fica bem cozinhado de qualquer maneira.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. As receitas são como as histórias, não é? Acrescenta-se sempre mais alguma coisa. Ou retira-se. E sabe, eu posso não gostar assim muito de peixe cor-de-rosa (é a cor preferida do seu filho, não é?), mas esta sua versão tornou-o subitamente apetecível. Irrecusável, mesmo. A ver se experimento uma reconciliação com o peixe cor-de-rosa:)
    Tive um dia mau, ontem. Que me fez estar um bocadinho ausente. Em recolhimento. Ter vindo aqui podia ter feito bem. Fez agora:) Ainda vim a tempo.

    Um beijo para si. Que esteja bem.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelos vossos comentários. Eu gosto imenso de Salmão e costumo comê-lo grelhado. Mas de vez em quando tento variar.

    Mar, espero que já esteja bem. Se se reconciliar com o peixe cor-de-rosa, conte-me.

    Beijos para todas

    ResponderEliminar
  7. Ilídia,
    Que Delicia ficou esse salmão... E' um peixe que aprecio bastante e esse ficou com um aspeto ótimo : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ilídia,
    Gosto muito de salmão... E esse esta com um aspecto maravilhoso : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Salmão é sempre bem vindo, não fosse o meu peixinho predileto!
    E esta é mais uma versão de o cozinhar que certamente irei experimentar ;)

    ResponderEliminar
  10. Poderia ser salmão da Maria à moda da Ilídia e que a Carla aprovou!!! Adoro salmão e este não me desilude, tenho a certeza!!! bjs

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito, não tenho endro, mas tenho louro, não tenho postas, mas tenho centros congelados, tenho 2 filhos que adoram salmão, vão com certeza aplaudir esta receita, obrigada ás duas e uma beijoca par ti;)

    ResponderEliminar
  12. Su e Carla, que bom ver-vos por aqui. Espero que gostem do salmão.

    Duxa, nesse caso, com louro, vai ser à moda da Maria :) Também fica muito bom.

    Beijos para todas

    ResponderEliminar
  13. Olá Ilídia, voltei para dar noticias do salmão;)
    gostámos imenso, fez-se um jantar num piscar de olhos, acompanhei com batatinha nova e feijão verde, ficou excelente, obrigada;)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  14. Que bom, Duxa! Cá em casa também apreciamos imenso esta receita. Como gostamos muito de salmão, temos que arranjar diferentes maneiras de o consumir. Um beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.