quinta-feira, 30 de junho de 2011

O milagre da multiplicação


Lembro-me que, quando estava na Primária, a professora nos pediu para, em conjunto com os nossos pais, escrevermos uma quadra subordinada à temática da poupança. Não sei a que propósito. Pensando bem, acho que sei. Estávamos nos anos 80. E o FMI andava por cá, como agora. Ainda me lembro da quadra que eu e o meu pai escrevemos:

Quem não poupa não tem
Eu digo e asseguro
Que o que temos que fazer
É poupar para o futuro

É simples, não tem grandes preocupações métricas ou rimáticas, mas recordo com ternura a quadra que eu e o meu pai fizemos, há quase 30 anos atrás. 

Lembrei-me dela a propósito deste salmão e do meu hábito de, na cozinha, do pouco fazer muito. Restou uma posta do salmão de ontem e dela consegui fazer um almoço para três pessoas. Obrigada, pai e professora Fernanda, pelos sábios ensinamentos. 

Tagliatelle integral com salmão 

Ingredientes para a massa:
100 g de farinha de trigo T35
100 g de farinha de trigo integral
2 ovos grandes

Ingredientes para o molho:
1 posta de salmão grande
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
natas de soja q.b.
sal e pimenta q.b.
salsa picada q.b.

Preparação da massa:
Coloquei todos os ingredientes na Bimby e programei 2 minutos, na velocidade espiga. Moldei uma bola, embrulhei-a em película aderente e deixei repousar 15 minutos, à temperatura ambiente.
Coloquei os rolos da massa na posição mais larga. Dividi a massa ao meio e formei duas bolas. Polvilhei com farinha e espalmei cada uma delas com as mãos. Passei a massa pelos rolos da máquina. Coloquei a tira de massa sobre a mesa e dobrei-a ao meio. Passei de novo a massa dobrada pelos rolos da máquina. Coloquei os rolos nos números seguintes e passei a massa pela máquina, até obter a espessura desejada. 
No fim, passei a massa pelas lâminas do tagliatelle e deixei secar (coloquei a massa sobre a banca, polvilhada com bastante farinha, para não pegar).

Preparação do molho:
Fiz um refogado com a cebola, cortada em rodelas, o alho, picadinho, e azeite. Quando a cebola ficou transparente, juntei o salmão e deixei apurar um pouco. Acrescentei as natas, temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar alguns minutos (dois ou três). 
Servi a massa, coberta com o molho e polvilhada com salsa picada. Simples, não? 

6 comentários:

  1. Simples e aparentemente delicioso. Hoje estive quase a fazer um post como este... Os meus bifes de frango de ontem também já vão a caminho de render para a terceira refeição. É no poupar que está o ganho! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É preciso saber aproveitar e fazer esticar o que temos disponiel, e esta tua receita mostra isso mesmo.
    E com uma quadra tão bonita, não há como não poupar
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ilídia,
    E com esses sábios conselhos, fizes-te uma rica refeição : ) Por sinal muito do meu agrado... Esta com um ótimo aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Todos temos que nos mentalizar que devemos, em prol dos recursos mundiais e da gestão da economia doméstica, poupar e utilizar a imaginação para reinventarmos. Foi o que fizeste. E com muita sofisticação.
    Um beijinho.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. A mim as refeições recicladas sabem-me muito bem e fazem-me sentir orgulhosa por não estar a estragar comida, principalmente em tempos tão difíceis como estes que estamos a passar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Um dos meus preceitos. Passado pela minha mãe. Uma mãe de quatro filhos. Que tinha que se reinventar todos os dias. Ao ritmo do nosso apetite. Dos nossos pedidos. E deste preceito elementar. Aprendi a não estragar. A não desperdiçar. E a encontrar maneiras de reinventar aquilo que não poderia constituir uma refeição por si. Testes à nossa criatividade. E à nossa sensatez, também.
    Um post adequado. Ao contexto em que vivemos. Mas não só por isso. Porque é uma daquelas ideias que devem ser seguidas mesmo em tempo de abundância. Sempre boa, a sensatez. Sempre bom, não tomarmos o pão de cada dia como garantido. Cheio de nobreza, esse princípio.

    Um bom fim-de-semana para si.

    Mar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.