domingo, 15 de maio de 2011

Risotto de cogumelos shiitake, bacon e couve-flor


Sexta-feira. Cansaço acumulado de uma semana particularmente difícil, com o Manel doente e eu dividida entre as obrigações profissionais e as da maternidade. Chego a casa. Entro na cozinha. Apetece-me risotto. Abro armários e frigorífíco. Vejo o que há. Reúno um resto de couve-flor, um pedacinho de bacon, mais isto, mais aquilo. Começo a cortar a cebola. Estou a ficar mais relaxada. Da casa de banho, chega-me aos ouvidos a folia da hora do banho. Sorrio. Vou lá espreitar. Regresso à cozinha. Está na altura de adicionar o arroz. O som que vem da casa de banho agora são os gritos de quem quer ficar na água para sempre (Não quero sair! Quero brincar mais! Tenho frio!). Ponho a mesa, abro o vinho. Empurro a cadeirinha até à sala de jantar. Está pronto. Vamos comer. Aparecem os dois, Manel lavadinho e cheirosinho, pai a refilar (Sempre a mesma coisa na hora de sair do banho!). O risotto ficou uma delícia. Sem dúvida, uma das minhas melhores invenções.

Ingredientes para duas pessoas: 
100 g de bacon, em cubinhos
1 cebola média
2 dentes de alho
1 talo de aipo
150 g de couve-flor
30 g de cogumelos shiitake
160 g da água de demolhar os cogumelos
20 g de vinho branco
10 g de sumo de limão
sal e pimenta q.b.
125 g de arroz arbóreo (caso não tenham, podem substituir por carolino)
queijo chèvre q.b.
salsa picada q.b.

Hidratei os cogumelos (demolhei-os 15 minutos em água quente e, depois, mais 15 em água a ferver. Cortei o bacon aos cubinhos e refoguei-o, na própria gordura (na Bimby, 5 minutos, 100 graus, velocidade 1). Juntei a cebola e o alho, picadinhos, e o aipo, cortado em rodelas, e refoguei mais 5 minutos, na mesma temperatura e velocidade. Juntei o arroz, a água, o vinho, o sumo de limão, os cogumelos e a couve-flor e programei 15 minutos, 100 graus, velocidade colher inversa (caso façam o risotto no tacho, é importante ir mexendo sempre, lentamente). Temperei com sal e pimenta. Servi com queijo chèvre esmagado e polvilhei com salsa picada.


8 comentários:

  1. Sem duvida uma boa invenção. Para uma noite de descanço.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Continua a inventar a este nível!
    Muito sui generis e apetitoso.
    Bjs Patrícia

    ResponderEliminar
  3. Olha que esta combinação de ingredientes num risotto parece-me muito bem. Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Assim que a página abriu e olhei o título e depois a foto... pensei... parece difícil de confecionar, mas afinal é como diz o ditado... "Nem tudo o que parece é". Com certeza ficou saborosíssimo.Bjs, PMT

    ResponderEliminar
  5. O risotto é, sem dúvida, a minha última paixão culinária. E este deve ser tão bom! Só mais uma semana e meia de inferno e já posso respirar mais um pouco e fazer destas coisas!
    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Decididamente uma excelente invenção... estou cada vez mais convencida a experimentar a fazer rizotto. E por acaso tenho uns cogumelos secos na despensa sem destino!
    Ficou com muito bom aspeto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.