sábado, 21 de maio de 2011

Home made fast food


Quem disse que hamburgueres com batata frita tem que ser comida de "desenrasca", sensaborona e sem graça? Feitos com ingredientes de qualidade e com a dose certa de carinho, aproximam-se de qualquer refeição com um nome pomposo.
Desta vez, a carne utilizada foi a picanha, temperada apenas com flor de sal. O pão foi feito em casa, segundo a receita da Ana Rita. A batata, cebola e alface foram biológicos, da Biofontinhas, de que já falei aqui e aqui. Tudo confecionado com muito carinho, sem pressas, num final de manhã/início de tarde de sábado. Uma refeição fast food, saudável q.b., mas que, pensando bem, não é assim tão fast.

Ingredientes para 3 pessoas:
3 pães de leite
3 hamburgueres de picanha
Flor de sal q.b.
1 cebola
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
Açúcar mascavado q.b.
Tomate (usei tomate cereja, não por uma razão especial, mas porque eram os únicos que tinha em casa)
Alface
Maionese
Mostarda à l'ancienne
Pepino de conserva, às rodelas
Batatas q.b.
alho em pó q.b.
paprika q.b.
1 colher de medida da actifry de azeite


No talho, pedi que moessem a picanha. Em casa, moldei os hamburgueres, com a ajuda de um utensílio da tupperware que a minha mãe me ofereceu há alguns anos (na altura, pensei que, com hamburgueres à venda, já prontos, nunca lhe iria dar uso, mas afinal...). Caso não possuam um, podem formá-los com a mão. Reservei, no frigorífico.

Entretanto, preparei o pão:
Na cuba da MFP, coloquei, pela seguinte ordem, um copo de leite (240 ml), 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de açúcar, 3 copos de farinha de trigo e 20 g de fermento de padeiro. Programei o programa "massa", que na minha máquina é o 7. Terminado o tempo, formei bolinhas, que coloquei num tabuleiro, sobre papel vegetal untado e deixei-as levedar 30 minutos (o meu forno tem um programa específico para levedar, mas podem abafar bem a massa ou levá-la à máquina de secar, quente e já desligada, como faz a minha amiga Maria). Depois de lêvedas, aumentei a temperatura do forno para 200 graus, pincelei-as com leite e salpiquei-as com sementes de sésamo. Levei-as ao forno.


Enquanto o pão ia sendo amassado e levedava, preparei as batatas: 
Lavei-as, cortei-as em palitos, sequei-as, com um pano, e coloquei-as na actifry. Temperei com alho em pó (usei garlic salt) e paprika. Verti uma colher de medida da actifry de azeite sobre as batatas e programei 30 minutos.

Preparação dos hamburgueres:
Borrifei uma frigideira com spray de cozinha e levei-a ao fogão. Deixei-a aquecer bem. Coloquei os hamburgueres, temperados com flor de sal, na própria hora. Deixei-os fritar, pouco tempo de cada lado (a picanha deve ficar mal passada).
Enquanto os hamburgueres fritavam, preparei a cebola caramelizada: coloquei, numa frigideira, cebola cortada às rodelas, salpiquei com vinagre balsâmico (não medi, mas cerca de 1/2 colher de sopa) e açúcar mascavado. Deixei cozinhar e reservei.

Montagem dos hamburgueres: 
Cortei os pães ao meio. Barrei a parte de baixo com um pouco de maionese. Sobre esta, coloquei o hamburguer*, sobre este, a cebola caramelizada, um pouco de mostarda, o tomate, os pepinos de conserva e a alface. Tapei com a outra metade do pão e segurei tudo com um palito. Servi com as batatas fritas.
*Sobre o hamburguer do meu marido, coloquei uma fatia de queijo emmental, transformando-o, assim, em cheeseburguer.

Um beijinho e continuação de bom fim de semana.

7 comentários:

  1. Já marchava rs rs rs... que bom aspecto!

    ResponderEliminar
  2. Amiga! De facto, esta receita só tem fast no nome. Mas acredito que tenha tudo ficado uma delícia, a julgar pela apresentação. Até à fast food consegues dar um toque de requinte!
    Bjs e Bom Fim de Semana.
    patrícia

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou muito adepta de fast food e muito menos de hamburguers (nunca comi um hamburguer de carne de vaca em nenhuma grande superfície, nem quero!), mas estes iam. Sou cada vez mais adepta da slow food.
    Continuação de um bom fim-de-semana. O meu vai ser passado com a cabeça enfiada em livros.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito destas refeições de fast food caseiras!!!

    Beijocas e bom fds

    ResponderEliminar
  5. DE VEZ EM QUANDO TAMBÉM FAÇO E SABE TÃO BEM.
    O TEU FICOU EXCELENTE, JÁ COMIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Esta comidinha fast tem um bom aspecto !!!
    bjs e continuação de Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Ficaram mesmo bonitos esses paezinhos, que tb gosto muito de ter sempre por casa para varias utilizações.esses hamburgueres de picanha devem ser uma delicia!!!fiquei com água na boca só de ver!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.