Já aqui falei da Biofontinhas e do prazer que é ir aos sábados de manhã comprar verduras e legumes em que sei que posso confiar, produzidos de modo sustentável. Há vários anos que frequento este espaço, muito antes de a moda dos produtos bio chegar em força à ilha.
No início, éramos poucos. Gradualmente, a produção foi crescendo, o reconhecimento acompanhou-a e começaram a chegar pessoas de toda a ilha. Atualmente, o movimento é muito maior, mas o ambiente familiar e a disponibilidade dos proprietários mantêm-se. Tanto se explicam os métodos de cultivo, como os valores nutricionais dos alimentos, como ainda se dão dicas em relação à utilização das ervinhas na culinária.
Sabe-me tão bem chegar a casa com as verduras, os legumes, as ervas aromáticas que não encontramos em mais lado nenhum: endro, cebolinho, mangerona... Separar, pôr de molho, fazer sopa para o almoço, sopinhas para o bebé, uma salada fresquinha... No passado sábado, trouxe flores comestíveis, que deram cor a esta salada, como que a chamar a primavera, que parece que se esqueceu de nós, açorianos, este ano.
Salada Florida
Alface
beterraba cozida, laminada
cebola roxa, às rodelas finas
passas
pinhões
flores comestíveis
flor de sal
pimenta preta, moída na hora
vinagre de framboesa
azeite
Lavar a alface, ripá-la e colocá-la numa taça. Juntar a beterraba, a cebola, as passas, os pinhões e as flores. Na hora de servir, temperar com o vinagre, o azeite, a flor de sal e a pimenta.
Já que a Primavera não chega, vingamo-nos e comemos-lhe as flores! LOL
ResponderEliminarAdorei a tua salada. Pelo menos à mesa havemos de sentir a Primavera.
Bjs Patrícia
Já conhecia as flores que para além de comestíveis dão cor ao verde da tua rica salada primaveril. As imagens estão lindas!!! PMT
ResponderEliminar