sábado, 7 de maio de 2011

Creme de cenouras e acelgas



Apesar de ser consumida há milhares de anos (parece que já os antigos egípcios a conheciam), a acelga é um vegetal pouco conhecido, pelo menos nos Açores. Assim, só há poucos anos ouvi falar de acelgas pela primeira vez. Talvez em 2003 ou 2004, quando comecei a frequentar a Biofontinhas. Desde então, a acelga é bastante consumida cá em casa e apresentei-a ao meu filho, mal ele começou a comer as suas primeiras sopinhas de vegetais, até porque um dos meus objetivos é diversificar bastante os sabores que lhe proponho, para que ele não seja esquisito. Até agora, apesar da sua tenra idade, podemos dizer que tem um gosto bastante eclético. Não torce o nariz a vegetais ou legumes inteiros e gosta de experimentar sabores diferentes. Oxalá continue assim.
Se quiserem saber mais a propósito deste vegetal tão rico, podem clicar aqui.

Ingredientes
1 cebola
1 talo de aipo
1 courgette
40 g de azeite
350 g de cenouras
1 caldo de carne (uso 1 colher de sopa de caldo caseiro)
1 molho de acelgas
água q.b.

Preparação:
Corta-se a cebola ao meio, o talo de aipo aos bocadinhos e pica-se na Bimby, 5 segundos, velocidade 5.  Refoga-se ligeiramente (na Bimby, 5 minutos, 100 g, velocidade 1). Cortam-se as cenouras em pedaços, a courgette em rodelas e junta-se ao refogado. Adiciona-se o caldo de carne, tempera-se com sal (pouco, pois o caldo de carne já tem sal) e acrescenta-se água até cobrir os legumes. Programa-se 25 minutos, 100 graus, velocidade 1. Findo este tempo, juntam-se as acelgas e deixa-se cozer mais 5 minutos, na mesma velocidade e temperatura. No fim, tritura-se bem, até obter um creme.



5 comentários:

  1. Ilídia, o teu creme ao lado do meu formam a bandeira de Portugal, hehhehe, se isso desse levanta-se o espírito ao nosso país nesta altura até era capaz de fazer mais sopinhas verdes e vermelhas!lol
    O teu creme ficou muito cremoso e a foto muito bonita tambem.

    Beijinhos e continuaçao de um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Que patriota, Susana! Eh eh eh! Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi acelga, mas a tua sopa ficou belíssima!!!
    Beijinhos, bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
  4. Temos acelga, na nossa horta, salteada com azeite e alho fica uma delícia :) xo

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela sugestão, Diana. Hei de experimentar. Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.