quinta-feira, 28 de abril de 2011

Tagliatelle de beterraba com brócolos, cogumelos pleurothus e bacon


Adoro utensílios para a cozinha. E louça para a cozinha. E têxteis. E, claro, maquinetas para a cozinha. 
Há bastante tempo que me apetecia fazer as minhas próprias massas em casa, com aquelas maquinetas à manivela que as senhoras italianas usam. Quando falava nisso, uns diziam-me que era doida (Fazer massa em casa, com massa à venda no supermercado?), outros riam-se, outros perguntavam-me se não tinha mais que fazer. Tenho, e muito. No entanto, adoro preparar as minhas coisas em casa. Iogurtes, pão, compotas... E agora, massas! 
A máquina chegou ontem e eu parecia uma criança acabadinha de chegar do Toys R'Us, com os seus brinquedos novos. Tive que ir brincar logo com ela. Abri o livro Bimby Itália, escolhi uma receita de massa com beterraba (o Manel adorou a cor) e preparei o meu primeiro tagliatelle caseiro. Pensava que a primeira experiência ia ser um fracasso, mas não, correu surpreendentemente bem. Guardei-a no frigorífico e hoje inventei esta massa para o nosso jantar. Não está gira?

Ingredientes para a massa*:
100 g de beterraba cozida, em pedaços
1 ovo (médio)
230 g de farinha tipo 65

* Penso que esta quantidade deve chegar para 4 pessoas. Cá em casa, deu para alimentar 3, pois o Manel desperdiçou uma parte, enquanto me ajudava a prepará-la.

Preparação:
Colocar no copo a beterraba, o ovo e programar 20 segundos, velocidade 10. Fazer descer os resíduos da parede do copo, adicionar a farinha e amassar 2 minutos, velocidade espiga. Moldar uma bola, embrulhá-la em película aderente e deixar repousar 15 minutos à temperatura ambiente.
Colocar os rolos da massa na posição mais larga. Dividir a massa ao meio e formar duas bolas. Polvilhar com farinha e espalmá-la com as mãos. Passar a massa pelos rolos da máquina. Colocar a tira de massa sobre a mesa e dobrá-la ao meio. Passar de novo a massa dobrada pelos rolos da máquina. Colocar os rolos nos números seguintes e passar a massa pela máquina, até atingir a espessura desejada.
No fim, passar pelas lâminas do tagliatelle e deixar secar (coloquei a massa sobre a banca, polvilhada com bastante farinha, para não pegar). Guardei a massa no frigorífico, num tupperware espaçoso, para não pegar.

Ingredientes para o molho (para 3 pessoas):
100 g de bacon
brócolos q.b.
200 g de cogumelos pleurothus
2 colheres (de sopa) de natas (usei magras)
água q.b.
sal, pimenta e noz moscada q.b.
queijo a gosto (usei Roquefort, mas confesso que não foi uma boa opção, pois quis "dominar" o prato - fica melhor com um mais neutro, parmesão, por exemplo)

Preparação do molho:
Cozi os brócolos a vapor (no copo da Bimby, pus 500 g de água, programei 12 minutos, varoma, velocidade 1). Reservei os brócolos e 1 dl da água da cozedura.
Num tacho com água a ferver, temperada com sal e um fio de azeite, coloquei a massa e deixei-a cozer 5 minutos (a massa fresca coze em menos tempo).
Num wok, salteei o bacon, sem adicionar gordura, e adicionei os cogumelos. Deixei cozinhar, até estes estarem cozidos. Adicionei os brócolos e salteei um pouco mais. Juntei a água reservada e as natas e temperei com pimenta e noz moscada, retifiquei o sal e deixei cozinhar mais um pouco. 
Servi a massa, com o molho por cima, o queijo esfarelado e polvilhei com salsa.

Aqui fica uma foto da recém-chegada.





16 comentários:

  1. Parabéns, foi mesmo um sucesso, está com óptimo aspecto. E vais ver que agora com a prática, enquanto a água ferve, esticas a massa num instante. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem eu só tenho a dizer q sou uma priviligiada,sim porque vou ter a oportunidade de saborear essa massinha. Mais cedo ou mais tarde...já sabes não tarda nada e tou a bater-te à porta! ;) fantástico!

    Ps: adorei as fotos...alias adoro tds as fotos. Estás a atinar com a coisa! Lol bjo*

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga do Receitas ao Desafio, uma assinatura não custa nada... Quem és tu, criatura?

    ResponderEliminar
  4. Quem se esqueceu de assinar só pode ter sido a Rosa - que me desculpe se me enganei - mas não me importava também de experimentar esta massa lol. Definitivamente,estás a surpreender-me todos os dias.Thanks for sharing your recipe! Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Ilídia...tambem faço massa em casa, compotas, pães, biscoitos...etc. etc. todos achão que sou doida...mas na hora de comer....a coisa muda !!! jinhos

    ResponderEliminar
  6. Que cores fantásticas,o prato ficou com muito bom aspecto! Também eu adoro brinquedos novos e uma maquina destas também já faz parte do equipamento cá de casa, e a verdade é que as opções com esta maquina são imensas.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Essa pasta está de lamber os beiços, ihihih. Se puder ser... gostaríamos de saber onde desencantaste essa "machine", pois há muito que cá em casa se fala em fazer massa fresca. Massa fresca é sempre massa fresca!!! Bjs e parabéns pela experiência. PMT

    ResponderEliminar
  8. Ilídia.
    Adoro massas... Então caseiras nem se fala ficam uma delicia. So fiz 3 vezes mas notasse logo no sabor : ) A tua ficou com um aspecto delicioso, só de olhar já me esta vontade de fazer : D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ai, o prato está com um aspecto delicioso e ADOREI a máquina!!! Quem pergunta se não tens mais o que fazer não sabe o que é bom ;))) E gasta o tempo em inutilidades!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  10. Ops! Sou a criatura sem assinatura... Hehe não perguntes como é q fiz,tlv o teu mano saiba responder! ;) SOrry!

    ResponderEliminar
  11. PMT, a máquina foi comprada no ebay inglês. Foi o Paulo q encomendou. Vou perdir-lhe que te mande o link por mail. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Continuo a dizer que és mesmo um espectáculo.
    Parabéns! quem diz que és maluca, é porque tem.....sabes bem o quê!!!! continua. beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ilidia fizeste muito bem em adquirir a maquina, é num instante que se faz uma massa e fica tão boa.
    E a tua ficou com uma cor tão bonita!!
    Bom fim de semana e um beijinho

    ResponderEliminar
  14. EU QUE ADORO MASSAS , ADOREI A TUA FICOU FANTÁSTICA.
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Também já tive vontade de comprar o kit massas para a minha stand mixer Kitchenaid.
    Mas nesta fase da gravidez, o tempo livre é tão pouco que não lhe daria muito uso para já...
    Mas adoro fazer o pão lá de casa, os iogurtes, as compotas e os caldos... quem me dera estar mais tempo em casa :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.