terça-feira, 26 de abril de 2011

Salada marroquina de couscous


Os dias estão maiores, mais luminosos. As lãs ficaram no armário, à espera do ano que vem, e a lareira já não é acesa há dias. As sopas ainda sabem bem, mas começa a apetecer uma saladinha. Depois de um dia de aulas, o primeiro do período, chego a casa cansada, com pouca vontade para cozinhar. A Actifry resolveu o problema do prato principal (coloquei bifes de perú, previamente temperados com muito alho, mostarda à antiga, pimenta, sal e vinagre balsâmico), mas não me apetecia o arroz que tinha restado do jantar de ontem. Assim, saiu uma saladinha magrebina, colorida, aromática e picante q.b.. Délicieuse!

Ingredientes para 4 pessoas: 
(fiz apenas meia dose, pois o meu marido não gosta de pimentos... nem de couscous... nem de passas... O que eu sofro, meu Deus!)
1 chávena de couscous
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1/2 pimento amarelo
2 aipos (usei só 1)
1/2 chávena de passas
1/4 de chávena de vinagre branco
1 colher (de sopa) de coentros picados
1 colher (de chá) de cominhos em pó
1/2 colher (de chá) de piripiri em pó (usei 1/2 colher desta pimenta)
1/4 de chávena de azeite

Preparação:
Cozi o couscous (arroz "piquinino", como lhe chama o Manel), de acordo com as instruções da embalagem. Escorri bem, deixei arrefecer e reservei. Tirei as sementes dos pimentos e cortei-os em cubinhos. Lavei, aparei o aipo e cortei-o em fatias finas. Juntei os pimentos, o aipo e as passas ao couscous. Misturei o vinagre, os coentros, os cominhos, a pimenta e o azeite num recipiente. Mexi bem, para misturar todos os ingredientes, verti sobre os couscous e misturei.

Fonte: Adaptada de Salads, Dressing & More, Robyn Martin

8 comentários:

  1. Fiz uma unica vez coucous e não gostámos muito, mas a culpa foi minha, aquilo não sabia a nada. Tenho que voltar a fazer, porque cada vez que vejo fico com vontade de experimentar novamente, mas com algo que lhe dê sabor
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado delicioso. Agridoce como eu gosto.
    Muito bem! Bjs Patrícia

    ResponderEliminar
  3. cá em casa todos adoramos couscous :) yummi :)

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de coucous.... E essa salada esta com um aspecto maravilhoso : ) Os ingredientes são todos do meu agrado. Que delicia que nao deve ter ficado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ...nem de azeitonas...nem de milho... :) Cunhadita, parabens pelo teu "cantinho". Mto acolhedor, e "entertaining". ;) (eu e o meu ingles). Couscous...bem agora ja sei o que fazer com o saquito q tenho cá em casa á tempos!
    Bem,manda vir mais...ja tens uma perseguidora/seguidora deste lado! Hehe :) Beijo*

    ResponderEliminar
  6. Ilídi, essa salada ficou com um aspeto bem delicioso, deste-me uma bela ideia para usar um saquinho que anda a rolar no armário sem destino.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. * o couscous em portugal é conhecido como o cusco* como aqui se vê http://videos.sapo.pt/uW5ZuIavuIGIb74kh0Wt * é mais comum, principalmente na india, coze-lo em vapor simplesmente, numa "coscuseira"* um beijo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.