quarta-feira, 20 de abril de 2011

Lombo assado com ananás e passas


Mais uma receita que saiu do caderno da minha mãe. Um lombo que assa no forno, lentamente, até ficar tenro e suculento, ao qual se junta um molho aveludado e adocicado q.b.. Perfeito. Para quem gosta de acre e doce, claro.

Ingredientes para quatro pessoas:
1 lombo de 1 kg, aproximadamente
5 dentes de alho
1 folha de louro
sal q.b.
massa malagueta q.b.
vinho branco q.b.
1 colher (de sopa) de manteiga
1 lata de ananás em calda
1 colher (de sobremesa) de maizena
1 colher (de sobremesa) de açúcar
Passas a gosto

Preparação:
Tempera-se a carne com o alho, o louro, o sal, a massa malagueta e o vinho branco. Deixa-se a marinar, de preferência de um dia para o outro.
Aquece-se o forno a 170 graus e leva-se a carne a assar, com a marinada, a manteiga e a calda do ananás. Põe-se as rodelas do ananás, inteiras, por cima da carne e, quando tiverem alourado, retiram-se do forno e reservam-se.
Quando a carne estiver rosada, faz-se, à parte, um molho com a maizena, o açúcar e um pouco do molho de assar a carne. Mistura-se este molho com uma porção de passas e leva-se ao lume, até ferver, em lume brando. Retira-se do lume e pica-se 3 rodelas de ananás no molho. Põe-se por cima da carne.
Serve-se com puré de batata ou arroz.
Nota: É importante que a carne asse lentamente, a baixa temperatura, pois só assim fica tenra.

3 comentários:

  1. Adoro os pratos agridoces e sendo um assado melhor ainda, obrigado pela maravilhosa partilha,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Este prato ficou mesmo com muito bom aspecto. Tenho a certeza de que não se fica só pelo aspecto. Tenho de experimentar brevemente. PMT

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.