quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tarte de salmão com endro



O mote para esta tarte foi um raminho de endro a pedir para ser usado e uns restos de salmão grelhado que havia no congelador. Resultado: uma tarte salgada, com uma cor, textura e sabor delicados.
O Manel gostou tanto do sabor do endro, que agarrou no raminho que estava a decorar a tarte e comeu-o. Assim mesmo, à dentada, perante o olhar horrorizado do pai, avesso a verduras cruas.

Ingredientes para a massa (1/2 receita do livro-base da Bimby)
150 g de farinha
65 g de manteiga
35 g de água
1 pitadinha de sal
1 pitadinha de açúcar
Folhinhas de endro (só as folhinhas pequeninas, ripadas)

Ingredientes para o recheio:
300 g de aproveitamentos de salmão grelhado
200 g de natas (usei sour cream)
1 raminho de endro (também chamado aneto)
3 ovos
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Preparei a massa quebrada, segundo as instruções do livro-base da Bimby: coloquei todos os ingredientes, segundo a ordem indicada, e programei 15 segundos, velocidade 6.
Triturei o salmão, juntamente com as natas, as gemas e o endro (só as folhinhas pequeninas, ripadas), de modo a formar um creme (Na Bimby, alguns segundos, na velocidade 3). Temperei com sal e pimenta. À parte, bati as claras em castelo e misturei, delicadamente, com o preparado de salmão.
Coloquei na tarteira, e levei ao forno a 180 graus, até dourar (a minha dourou demais, pois esqueci-me dela no forno.).

5 comentários:

  1. Uma óptima sugestão, eu também gosto imenso de endro!

    ResponderEliminar
  2. Uma delicia esta tarte, tenho a certeza mesmo sem provar!
    Já guardei a ideia e vou experimentar em breve!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Tenho que experimentar endro. Tenho mesmo é de começar a fazer a minha hortinha de ervas aromáticas. Deixou-me de água na boca!

    ResponderEliminar
  4. olá.
    não conhecia o teu blog.
    vou já adicionar ao meu blogroll.
    já agora, que tal uma sugestão de receita para um jantar?

    ResponderEliminar
  5. Sabes que adoro peixe e o salmão é um dos meus favoritos. Definitivamente esta é mais uma ideia para aproveitar sobras de salmão e com cuidado de apresentação.Bjs Patrícia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.