domingo, 17 de abril de 2011

Como estive anos sem comer leite creme por culpa do Peter Jackson


Peter Jackson, que se tornou conhecido por ter realizado a trilogia O Senhor dos Anéis, tem uma faceta desconhecida da maior parte do público. Antes de ser um realizador famoso, quando era um jovenzinho da Nova Zelândia apaixonado por cinema, fazia uns filmes caseiros, com métodos bastante artesanais. Pelos títulos Bad Taste (Carne humana precisa-se) e Braindead (Morte Cerebral), penso que se consegue perceber as temáticas dos mesmos: do mais gore que há. Pois é, gosto de cinema alternativo e, quando andava na universidade, havia, perto da minha casa, um clube de vídeo minúsculo, mas com algumas preciosidades. Chamava-se O Arco e não sei se ainda existe. Foi lá que encontrámos estas pérolas de que vos falo. Mas, voltando ao leite creme, só vos posso dizer que em Braindead havia zombies a cair aos bocados, enquanto comiam leite creme. E mais não digo, porque o meu objetivo não é fazer-vos perder a vontade de comer este doce, que tanto aprecio.

A receita que vos deixo é um clássico da Bimby. Apenas substituí a maizena por custard powder, para uma cor mais amarelinha e um ligeiro sabor a baunilha. 

Leite creme
1 litro de leite
6 gemas
200 g de açúcar
40 g de custard powder
Casca de meio limão, só a parte amarela
1 pau de canela
Açúcar mascavado para polvilhar

Junta-se todos os ingredientes, pela ordem indicada, exceto a casca de limão e o pau de canela. Programa-se 15 segundos, velocidade 3 1/2.
Adicionam-se os restantes ingredientes e programa-se 12 minutos, 90 graus, velocidade 2. Retira-se a casca do limão, o pau de canela e deita-se de imediato numa travessa ou em tacinhas individuais (usei taças de champanhe).
Costumo levar ao frigorífico e, antes de servir, polvilho com bastante açúcar mascavado e queimo a superfície com um ferro.

Nota: Caso tenham curiosidade, existe um vídeo da cena do filme no You Tube, mas digo-vos já que, depois de a verem, podem demorar algum tempo a encarar o leite creme da mesma forma. Se forem muito impressionáveis, é melhor não verem. Não digam que não avisei.

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.