sábado, 30 de abril de 2011

Chá de macela e uma memória da minha avó



        Quando era criança, e comia alguma coisa que "me caia mal", a minha avó tinha a solução: chá de macela. E resultava. Fervia a água, escaldava os bagos, livrava-se da água suja e enchia a chávena com água limpa. Explicava-me sempre: "Os bagos têm que ser em número ímpar." Nunca percebi porquê. Creio que ela também não. Provavelmente porque era assim que a mãe dela fazia. E a avó dela.
        Agora, quando alguma coisa "não me cai bem", não tenho a minha avó para me fazer chá de macela. Faço-o eu. Sempre com 7 ou 9 bagos de macela. Porque as dores só passam se o número de bagos for ímpar.


13 comentários:

  1. Ilídia, por acaso tambem fui criada a beber chá de macela naqueles momentos em que a barriga doía, mas não sabia que tinha de ser feito com número impar. Pois se calhar a minha mãe que é uma verdadeira cházeira deve saber disso e nunca me disse! Tenho de acertar contas com ela!lol.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ilídia, fiquei encantada com o teu post, nunca tinha ouvido falar deste chá, nem conhecia esta planta, por instantes até me fez lembrar camomila, tomei nota do nome e vou procurá-lo, pelo que percebi atua a nivel do estômago não é?
    As fotos estão lindas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas é sempre bom saber até porque chá é mesmo comigo. Bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. Coisas engraçadas que não se sabe bem o porquê mas que resultam...
    bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Duxa, é normal que te tenha feito lembrar camomila. Depois do teu comentário, fui pesquisar sobre esta planta. Numas fontes, dizem que é camomila. Noutras, diz-se que é da família da camomila, mas com ligeiras diferenças. Por isso, se não é igual à camomila, é mesmo muito parecido. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Susana e Ana Rita, em relação à questão do número ímpar, não me parece que tenha nada a ver com o efeito do chá. Continuo a seguir esta regra por respeito à minha avó, que acreditava nela piamente. E, como sempre que faço este chá me lembro dela, faço-o tal como ela o fazia. Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia o nome, mas na realidade a planta é parecida com a camomila. Gostei da tua história
    Um beijinho e feliz dia da mãe

    ResponderEliminar
  8. Nunca mais me esqueço uma vez que me deu uma dessas dores de barriga e um continental fez-me esse chá. Com quase 30 bagas. Eu reclamava, reclamava, mas pensavam que estava a fazer fita. Sabia lá ele as agonias! Coisa mais amarga!

    ResponderEliminar
  9. Denise, realmente um chá de macela com esses bagos todos deve ser intragável. Pobrezinha! Deves ter ficado ainda pior! Por acaso até gosto do sabor, com o número de bagos adequado. Prefiro-o até sem açúcar. Beijinho

    ResponderEliminar
  10. =) parabéns pelo blog.
    pessoalmente não conhecia este chá!

    ResponderEliminar
  11. e não é que resulta!
    Conheci este chá qundo fui à Madeira e canalizaram as minhas malas para os Açores...7 dias com a roupa que trazia no corpo e sem o necessário para dar a formação.... passei um mau bocado!
    Um dos formandos chegou-se a mim com uma chaveninha deste chá mágico e disse: "tome, vai fazer-lhe bem.". e não é qu fez mesmo
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Mané, que azar! Ainda bem que havia um formando simpático. Os insulares são assim :) beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.