sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Ainda os citrinos. E outro romance de amor.

As receitas com citrinos continuam. Tenho evitado pôr raspas de laranja em tudo, ainda assim, pratos perfumados com os aromas da laranja e do limão têm sido frequentes cá em casa. Há dias, voltei a levar quadradinhos deste bolo para a escola, para animar uma reunião longa. E ando a pensar em curd de laranja para rechear filhoses este Carnaval. Se a experiência correr bem, aparecerá por aqui. 
No passado domingo, consegui levar o Manel ao pomar do avô, com o pretexto de estudarmos o futuro galinheiro. Parece que é desta que vamos ter galinhas. 
A receita que trago hoje é muito apreciada cá em casa. Achei que laranja e pimenta preta haviam de combinar bem, talvez inspirada pelos sabores do Leitão à Bairrada. Não me enganei. Já experimentei misturar alecrim, no entanto, a versão preferida dos meus rapazes é a mais simples, só com alho, laranja e pimenta preta. 



Esta receita é daquelas que se fazem quase sozinhas. Temperar a carne, passá-la numa frigideira bem quente e esquecê-la no forno algumas horas. Entretanto, podemos aproveitar para descansar ou ler um romance. Ando a ler Jane Eyre, da Charlotte Brontë. Um romance arrebatador, que custa largar. Durante anos, andei afastada dos clássicos do Romantismo. Depois de, na adolescência, ter devorado muito do que foi escrito naquele período, quer fossem os livros de Júlio Dinis, de Camilo ou a poesia das Folhas Caídas, de Garrett, de cujos poemas ainda sei excertos de cor, pus de parte livros de amores impossíveis, de personagens sofredoras, a quem tudo parece acontecer. 
E agora está a saber-me bem voltar a estes temas, com a experiência que décadas de leituras várias me trouxeram. O romance naquele sentido mais clássico. Uma manta, uma lareira acesa e um romance. Há lá coisa melhor! Enquanto o meu assado vai borbulhando lentamente no forno, vou-me deixando levar pela história da Jane e do caprichoso Rochester.



Entrecosto assado com laranja e pimenta preta
(com ou sem alecrim)

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:
1 kg de entrecosto (de preferência com pouco osso)
5 dentes de alho
1 colher de sopa (rasa) de sal
2 colheres de chá de pimenta preta em grão
alecrim a gosto
3 colheres de sopa de azeite

Num almofariz, esmagar o alho, alecrim (se usarmos), o sal, a pimenta e o azeite, até obter uma pasta, com a qual se esfrega a carne.
Levar ao lume uma frigideira grande e, quando estiver bem quente, colocar a carne, segurando-a com uma pinça, para que todos os lados fiquem selados.
Colocar a carne numa assadeira e regá-la com o sumo de 2 laranjas.
Aquecer o forno a 175 graus e levar ao forno 2 horas e meia. 
As fotografias que se seguem foram tiradas por várias vezes (com e sem alecrim). Gosto de ambas as versões, mas, ultimamente, também tenho preferido a versão mais simples, sem ervas.




4 comentários:

  1. Querida Ilídia, obrigada por deixar que espreitemos a sua intimidade. Adorei as laranjas, o projeto das galinhas, o entrecosto temperado com laranja e a revisita a Jane Eyre, com quem dei os primeiros passos na língua inglesa, numa versão simplificado e infantilizada, há muiiiitos anos.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Nina,

      fico feliz por gostar de ver as minhas pequeninas coisas. Acabei de vir do pomar. Já se começa a tornar rotina de domingo. No próximo, espero que já haja galinhas. A "casa" está preparada. Só faltam mesmo os habitantes :)
      Quanto a Jane Eyre, já terminei. Em dois dias, li-o. Comecei a ler O retorno, de Dulce Maria Cardoso. Ainda estou no princípio, mas parece-me bom. Depois digo ;)

      Continuação de um bom domingo.

      Beijinhos,

      Ilídia

      Eliminar
  2. que fotos lindas!Gostei da conjugação de sabores!

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.com/2019/02/robalo-grelhado-com-legumes-vapor.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! É uma combinação simples, que funciona 🙂

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.