terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A importância de se chamar "encharcado"

Creio que foi o adjetivo presente na designação deste bolo que me fez escolhê-lo. De facto, nisto de nomes de comida, os adjetivos importam. Antecipam o que virá. E ajudam-nos a escolher, consoante o que apetece no dia. Ao ler carne suculenta, bolo de chocolate húmido, batatas estaladiças ou bolo encharcado de laranja, imaginamos logo momentos de prazer quase pecaminosos. Ao ler o título Bolo encharcado de limão, num dos livros a que mais recorro quando preciso de uma receita de bolo, não tive dúvidas. Troquei apenas o fruto e dediquei-me à tarefa sempre prazerosa de sexta-feira à noite de fazer o bolo para o fim de semana. Desta vez, encharcado.

Bolo encharcado de laranja
(Adaptado de Prazeres divinos, de Nigella Lawson)


Ingredientes:
125 g de manteiga sem sal
175 g de açúcar 
2 ovos grandes
raspa de 1 laranja
175 g de farinha
1 colher (de chá) de fermento
1 pitada de sal
4 colheres (de sopa) de leite

Para o xarope:
sumo de 1/2 laranja (cerca de 4 colheres de sopa)
100 g de açúcar

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar e enfarinhar uma forma de bolo inglês de 23x13x7 cm (se preferir, pode forrá-la com papel vegetal). 
Bater a manteiga com o açúcar, juntar os ovos e a raspa de laranja, batendo bem. Acrescentar a farinha, o fermento  e o sal, envolvendo suavemente, e, por fim, o leite. Verter na forma e levar ao forno, durante 45 minutos ou até ficar dourado (fazer o teste do palito).
Enquanto o bolo coze, preparar o xarope: colocar o sumo de laranja e o açúcar numa caçarola pequena e aquecer, em lume brando, até o açúcar se dissolver.
Quando o bolo estiver cozido, retirá-lo do forno, furá-lo com um palito e regá-lo com o xarope. Deixá-lo arrefecer completamente dentro da forma e só depois desenformá-lo, para que não se parta. 



12 comentários:

  1. Bolo húmido de chocolate seria sem dúvida a minha perdição :)

    ResponderEliminar
  2. The importance of being earnest:) Adoro adivinhar o sabor da laranja, nos bolos. Tão desta altura do ano, este aroma/sabor.

    Este fim-de-semana também fiz bolo de laranja, a partir da base segura do de iogurte. Juntei uns extras e desapareceram bem rápido, os quadradinhos a cheirar a laranja. Bom assim.

    Foi bom falarmos, ontem. Assim just like that, só porque sim:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de bolos com citrinos. Experimenta este, pois acho que vais gostar muito. Sabe a laranja e pronto. Tem aquela simplicidade de que gosto em bolos deste tipo.
      Ontem fiz bolo de iogurte simples, a pedido dos meus rapazes. Sempre tão bom ;)
      Foi bom falarmos, sim, mesmo com as interrupções do Manel, a pedir o jantar ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Olá Ilídia,

    Este "encharcado" parece-me bem bom! Lá por casa os bolos um bocado secos não são muito apreciados.

    Eu faço é com o fruto original: limão. Tenho muitos lá por casa, daqueles de tamanho irregular, sem brilho, caseirinhos portanto.

    Um beijo do Algarve e votos de bom fim - de - semana,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Este bolo de seco não tem nada. Mesmo encharcadinho em sumo de laranja. Uma delícia, com sabor e cheiro bem natalícios :)
      Também gosto muito desses limões "verdadeiros" e, felizmente, também tenho sempre abundância, do limoeiro do meu pai :)

      Um beijo dos Açores.
      Continuação de um bom domingo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Acho que tens toda a razão Ilídia,
    e acabei de me lembrar de um bolo de chocolate encharcado, que adoro e nunca mais fiz,
    já fica na lista para o natal :)
    e sim, um bolo encharcado de laranja, dá logo vontade de comer, bem fofo e húmido.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Publica esse bolo de chocolate encharcado, para que eu o faça para os meus rapazes :) Pela descrição, é a cara deles ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Oi ,minha querida!
    Que delícia esse bolo encharcado. .. Adoro bolos,mas os cítricos são os meus preferidos!
    Passei para desejar que tenhas um Natal muito feliz e abençoado junto aos seus, com muita paz, amor, luz e muita esperança no coração. Dê um beijinho no teu Manel e outro para você,Feliz Natal, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Natal muito feliz, Kátia. Desejo-lhe tudo isso também, que é o mais importante de tudo :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  6. Que seja um Natal bem lindo, o teu. O vosso. Cheio de momentos felizes e saborosos.
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Babette. O mesmo para vocês, no Porto :) Que nunca falte o mais importante: o Amor.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.