domingo, 21 de agosto de 2016

Nós por cá

Este ano, o verão é na ilha. E, não obstante os caprichos do tempo, não se está mal. Está-se muito bem, até. Mesas cheias, com  familiares vindos de longe. Jogos pela noite dentro. Flores. Luzes sob várias formas. Peles douradas pelo sol. E a despreocupação própria destes dias. Nada de horários. Dias pautados pelos humores de S. Pedro. Mergulhos de manhã e/ou de tarde. Refeições simples. Grelhados, que é o que sabe melhor nesta altura. Legumes da horta. Vinho branco fresco. Os dias são de preguiça. E o blogue acompanha este estado de espírito. Também ele anda paradinho. Mas, passados uns dias sem vir aqui, começo a ter saudades.
Ficam imagens do nosso agosto. E a receita do meu gelado de Oreo, o gelado deste verão. 











Gelado de bolacha Oreo
(Adaptado desta receita)


1 litro de natas gordas
1 lata de leite condensado
2 colheres de chá de extrato de baunilha
7 gemas
1 pitada de sal
12 bolachas Oreo
Bolachas Oreo pequenas, para decorar (opcional)

Numa  panela pequena, levar ao lume 250 g de natas, meia lata de leite condensado, uma pitada de sal e o extrato de baunilha. Deixar ferver, em lume brando. 
Numa tigela média, bater as gemas com o restante leite condensado. Verter sobre esta mistura, mexendo sempre, a metade do creme quente. Juntar tudo e levar ao lume 10 minutos, mexendo sempre. 
Colocar o resto das natas numa tigela grande e juntar-lhes o creme quente, através de um coador. 
Deixar arrefecer completamente e levar à máquina de gelados.*
Num robot de cozinha, triturar as bolachas e, quando o gelado estiver quase pronto (cerca de 5 minutos antes de terminar),  juntá-las e deixar envolver bem. Levar ao congelador.

*Caso não tenha máquina de gelados, para obter um gelado cremoso, leve-o ao congelador e, de vez em quando, bata com a batedeira. Quantas mais vezes o fizer, mais cremoso ficará o gelado. 






Continuação de um bom verão! E de boas férias, se for o caso.

5 comentários:

  1. Tempos mágicos e dias felizes de Verão. Que continuem para si, num Verão que começou tarde também nesta minha ilha mais ao Norte do Atlântico. Um beijinho e um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana.

      Dias felizes para si, na sua ilha no Norte.

      Beijos e abraços para si também,

      Ilídia

      Eliminar
  2. O tempo de casa é ainda mais maravilhoso no tempo de férias. E com esse mar todo aí perto de ti, ao alcance.
    Que estes dias continuem a ser plenos de tudo o que te fizer feliz. Esse é um dos sentidos mais bonitos das férias.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mar.

      Depois de pinturas em casa e de ter tudo virado do avesso, houve que limpar e organizar a tudo. Até 9 de agosto, praticamente não tive férias. Depois sim. Têm sido de muito descanso, muita praia e muitos momentos verdadeiramente relaxantes. Muitos momentos felizes :)
      Continuação de boas férias.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Vim daí segunda! Foram uns dias fantásticos! A Terceira é mesmo a minha segunda casa! Por mais que eu diga que no ano seguinte as férias serão noutro lado, acabamos por não resistir! Ainda ontem estivemos a comer um gelado de oreo parecido com esse! É um gelado bem guloso! beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.