Finalmente, o verão. Apesar de o calendário já o assinalar há mais de um mês, nos Açores, só na última semana ele parece ter chegado. Só agora há céu azul com poucas nuvens e temperaturas que convidam a banhos de mar demorados. Não sei se será sido do atraso, que o tornou mais desejável, este ano dei por mim a gostar mais das coisas de verão do que em anos anteriores. Da praia, principalmente. Não me lembro de ir todos os dias à praia. Este ano sim. Este ano, tenho sentido o apelo do mar, da areia e das longas tardes à beira-mar.
As rotinas da horta continuam. Rega ao fim da tarde. E cuidados contra insetos, com mezinhas receitadas pelo Avelino. Tenho lutado contra a mosca branca que ameaça os tomateiros, as alfaces e as curgetes. Quase todos os dias, pulverizo as plantas com uma infusão de salva e sabão. Mas ainda não as exterminei, que são uns bichos resistentes. Tem sido uma luta quase diária. Cheguei da horta há pouco. E pelas nuvens brancas que se soltam após cada pulverização de veneno, percebo que está para continuar. Mas a sensação de colher uma curgete ou um alho francês e cozinhá-los minutos depois compensa o esforço e as alergias.
Outro prazer de verão: as refeições no jardim. Pelo menos quando não há insetos. Este ano têm-nos visitado amiúde. Viver no campo tem destas coisas. Ainda assim, continuo a ver mais vantagens. Apesar das bichezas indesejadas, gosto desta minha vida rural.
E agora, a receita: uma sangria de ananás bem adequada aos dias de calor que temos tido. Fi-la pela primeira vez num dia em que não tinha qualquer refrigerante em casa. Lembrei-me de juntar água com gás. Afinal, também tem bolhinhas. Desde então, já a fiz imensas vezes. Leve, pouco calórica e bem refrescante.
Sangria de ananás
1/2 ananás
1 garrafa de espumante
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
50 ml de vinho do Porto
500 ml de água com gás
1 pau de canela
hortelã (usei hortelã-pimenta)
Picar o ananás em cubos pequenos e colocá-los no fundo de um jarro. Misturar o açúcar e o vinho do Porto. Acrescentar o espumante, a água com gás, o pau de canela e mexer bem. Servir com hortelã e gelo.
Continuação de um bom verão. E boas férias, se for o caso.
A sua receit inspirou-me a fazer também uma sangria devespumante e ananás - uma delicia!
ResponderEliminarObrigada e continuação de dias felizes de Verão!
Ana
Que bom, Ana :) Fico mesmo feliz!
EliminarContinuação de um bom verão.
Beijinho,
Ilídia
A sua receit inspirou-me a fazer também uma sangria devespumante e ananás - uma delicia!
ResponderEliminarObrigada e continuação de dias felizes de Verão!
Ana
Humm... Refrescante e uma delicia!!!
ResponderEliminarBeijinhos
Bimby & Sabores da Vida
Mesmo, Tânia :)
EliminarBeijinho,
Ilídia