terça-feira, 2 de agosto de 2016

Coisas de verão: mar, horta e uma sangria refrescante.

Finalmente, o verão. Apesar de o calendário já o assinalar há mais de um mês, nos Açores, só na última semana ele parece ter chegado. Só agora há céu azul com poucas nuvens e temperaturas que convidam a banhos de mar demorados. Não sei se será sido do atraso, que o tornou mais desejável, este ano dei por mim a gostar mais das coisas de verão do que em anos anteriores. Da praia, principalmente. Não me lembro de ir todos os dias à praia. Este ano sim. Este ano, tenho sentido o apelo do mar, da areia e das longas tardes à beira-mar. 








As rotinas da horta continuam. Rega ao fim da tarde. E cuidados contra insetos, com mezinhas receitadas pelo Avelino. Tenho lutado contra a mosca branca que ameaça os tomateiros, as alfaces e as curgetes. Quase todos os dias, pulverizo as plantas com uma infusão de salva e sabão. Mas ainda não as exterminei, que são uns bichos resistentes. Tem sido uma luta quase diária. Cheguei da horta há pouco. E pelas nuvens brancas que se soltam após cada pulverização de veneno, percebo que está para continuar. Mas a sensação de colher uma curgete ou um alho francês e cozinhá-los minutos depois compensa o esforço e as alergias. 




Outro prazer de verão: as refeições no jardim. Pelo menos quando não há insetos. Este ano têm-nos visitado amiúde. Viver no campo tem destas coisas. Ainda assim, continuo a ver mais vantagens. Apesar das bichezas indesejadas, gosto desta minha vida rural.
E agora, a receita: uma sangria de ananás bem adequada aos dias de calor que temos tido. Fi-la pela primeira vez num dia em que não tinha qualquer refrigerante em casa. Lembrei-me de juntar água com gás. Afinal, também tem bolhinhas. Desde então, já a fiz imensas vezes. Leve, pouco calórica e bem refrescante. 


Sangria de ananás 


1/2 ananás
1 garrafa de espumante
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
50 ml de vinho do Porto
500 ml de água com gás
1 pau de canela
hortelã (usei hortelã-pimenta)

Picar o ananás em cubos pequenos e colocá-los no fundo de um jarro. Misturar o açúcar e o vinho do Porto. Acrescentar o espumante, a água com gás, o pau de canela e mexer bem. Servir com hortelã e gelo.






Continuação de um bom verão. E boas férias, se for o caso.


5 comentários:

  1. A sua receit inspirou-me a fazer também uma sangria devespumante e ananás - uma delicia!
    Obrigada e continuação de dias felizes de Verão!

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Ana :) Fico mesmo feliz!

      Continuação de um bom verão.

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. A sua receit inspirou-me a fazer também uma sangria devespumante e ananás - uma delicia!
    Obrigada e continuação de dias felizes de Verão!

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Humm... Refrescante e uma delicia!!!
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.