sábado, 21 de maio de 2016

"What is a weekend?"

O título deste post é uma das frases mais icónicas da saudosa condessa de Grantham, da não menos saudosa série Downton Abbey. A frase, proferida com o tom de desdém que lhe era habitual, reflete o quão fora da realidade andavam/andam certas classes privilegiadas. Com efeito, para quem vive os dias entre chás com as amigas, passeios pelos jardins e eventos de beneficência, tanto faz ser sábado como segunda-feira. Para os comuns mortais, porém, são dias muito diferentes. 
Não me revejo naquelas pessoas que passam a vida a amaldiçoar a segunda-feira e que passam cinco dias a suspirar pelo fim de semana. Apesar de nem sempre ser fácil passar o dia fora, entregue a tarefas nem sempre aprazíveis, tento tirar o melhor proveito dos dias e não valorizar apenas dois. Mas não posso negar que a tarde de sexta tem um sabor especial. É o princípio de dois dias que se adivinham cheios de momentos bons. Há tempo para tudo, aos fins de semana. Nesta altura do ano, tendo a fechar-me. Quando o cansaço aperta, apetece-me fins de semana a três. Mesmo que nos dediquemos a tarefas distintas. Sentir a presença uns dos outros faz bem. Mesmo que um veja um filme, o outro ande pelo jardim e o outro leia. Estamos em casa, os três. E isso conforta. Cada um entregue aos seus prazeres, sem que o outro interfira. É importante, este espaço.
Ontem de manhã, saí sozinha. Depois das compras de supermercado, passei na feira biológica que está a decorrer na Praia da Vitória. Saí carregada e bem disposta, depois de um café e dois dedos de conversa com a Maria João. Andei entre as bancas e comprei fruta, legumes e ervas aromáticas. 






(A nova imagem da Biofontinhas)


Passei no talho e trouxe um peito de peru inteiro, sem fazer a mínima ideia de como o iria cozinhar. Na cozinha, improvisei. Anotei ingredientes, não fosse a coisa correr bem e querer partilhar a receita convosco. Foi aprovado. Só o Manel não gostou muito, pois ouviu falar em tomate seco, o que foi suficiente para torcer o nariz. Pus a carne no forno, a 170 graus, e deixei cozinhar devagarinho, enquanto lia as minhas revistas. Luxos de fim de semana. What is a weekend, lady Violet? It's happiness!

Peito de peru recheado
com queijo e tomate seco


Ingredientes:
1 peito de peru
1 cebola média
200 g de queijo mozzarella
40 g de tomate seco
2 colheres (de chá) de orégãos
2 colheres (de chá) de paprika fumada (uso esta)
sal e pimenta preta
2 colheres (de sopa de azeite)

Preparação:
Abrir o peito de peru ao meio e temperá-lo com sal e pimenta preta. 
Num robot de cozinha, triturar o queijo e o tomate seco. Temperar com sal, pimenta e os orégãos e barrar o peru com esta pasta. Enrolar o peru, prendendo-o com fio de cozinha, e untá-lo com a paprika, misturada com o azeite.
No fundo de uma assadeira, colocar a cebola, cortada às rodelas, e, sobre esta, o peru. Levar ao forno a 170 graus, cerca de 2 horas. Servir com salada e batatas assadas.



Continuação de bom fim de semana!





5 comentários:

  1. Revi-me tanto nas tuas palavras! Embora goste do fim de semana também aprecio os dias de trabalho, ou pelo menos tento tirar o melhor deles! E adoro o facto de estarmos todos em casa ao fim de semana! Mesmo que não estejamos juntos, só o facto de estarmos me deixa feliz e confortável! Hoje pela primeira vez em muito tempo fiz um brunch! É que em tempo de sopas e festas do Espírito Santo é uma raridade tomar um pequeno almoço completo e descansado! Já sentia falta de um pequeno almoço sem hora marcada, repleto de coisas boas, ao gosto de todos, e nada melhor que um brunch! Valorizo imenso estas simples coisas da vida! Feira biológica?! Mulher, eu teria perdido a cabeça! Não posso ver fruta e legumes, e se forem biológicos então, perco a cabeça! A tua refeição está muitíssimo apetitosa! Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta época, só comi sopas de Espírito Santo uma vez. Mas ainda ontem comi alcatra, em casa da minha mãe :) Por isso, em casa, tento aligeirar as refeições. E peru é sempre uma boa opção. Brunch, já não faço há algum tempo. Tenho acordado cedo, por isso não tem havido lugar para "misturas" de pequeno-almoço e almoço :)
      A feira biológica acontece todos os anos, por esta altura. Mas todos os fins de semana vou ao mercado biológico que há na Praia da Vitória.

      Um beijinho! Um bom feriado!

      Ilídia

      Eliminar
  2. Humm... Que refeição deliciosa. Tem um aspecto maravilhoso.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Hola, me encanta esta entrada y su blog me quedo aquí en su blog. Le invito a que pase y siga mi blog en donde pone (participar en este sitio) pinche ahí: http://mibonitolugar.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.