quinta-feira, 26 de maio de 2016

Os melhores ovos mexidos

Ainda que fosse só por esta dica, já teria valido a pena comprar o livro Brunch, da Joana Limão. De facto, estes são os melhores ovos mexidos que já provámos. E o truque é simples: separar as claras das gemas e juntar estas apenas no fim. Assim, consegue-se uns ovos húmidos e cremosos, perfeitos para um pequeno-almoço preguiçoso ou para um jantar leve, quando há pouco tempo ou pouca vontade para a cozinha.



Ingredientes para três:
6 ovos
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta preta a gosto
cebolinho e salsa a gosto

Separar as gemas das claras e reservar as gemas, tapadas. 
Aquecer o azeite numa frigideira. Bater as claras ligeiramente (na receita original, não é pedido, mas pareceu-me melhor) e começar a mexer, envolvendo-as com uma espátula até estarem cozinhadas. Reservar até 5 minutos antes de servir.
No último minuto, juntar as gemas, mexendo, deixando-as ao lume apenas o tempo suficiente para cozerem ligeiramente, mantendo-se húmidas e cremosas. Temperar com sal e pimenta. 
Servir sobre fatias de pão torrado e finalizar com ervas frescas (cebolinho ou salsa, por exemplo).

A foto não é de um pequeno-almoço nem brunch, mas sim de um jantar tardio de domingo, por isso enriqueci o prato com cogumelos salteados.



Continuação de um bom feriado!

8 comentários:

  1. Estamos sempre a aprender:) Nunca tinha visto esta possibilidade. E sim, vou experimentar. E com a tua adaptação de bater as claras um bocadinho. É isso que marca a diferença. Há as receitas puras e simples. Dos livros, das revistas. E há as receitas com vida(s) dentro. Experimentadas, adaptadas, vividas. Bom assim.

    Um beijo grande de bom fim-de-semana. Tão bom pensar na possibilidade de dias bons, depois da tempestade interior das últimas semanas. Obrigada a ti. Foi bom ter falado contigo e pensar em coisas boas a haver.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também nunca me tinha ocorrido. Mas faz todo o sentido pôr as gemas no fim. É muito mais fácil controlar o ponto, sem nos preocuparmos com as claras :)
      Quanto a isso das receitas dos livros e das revistas, confesso que às vezes não mexo. Se me parecem perfeitas, não ouso mudar nada. Mas isso, de certa forma, também reflete espírito crítico, não é verdade? ;)

      Um bom fim de semana para vocês. Com comida (ainda de dieta) saborosa. Não tarda nada, comem o tal cabrito e bebem o tal vinho, para comemorar :)
      Também gostei de falar contigo :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Os ovos, adoro, mas do que gostei mesmo foram das imagens.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Querida Ilídia,
    há tanto tempo que não deixo rasto de passar por aqui, ainda que continue a passar sempre. Porém, hoje tive vontade. Não só porque gostei da sugestão culinária, mas porque reparei que também andas às voltas com o Karl. Eu vou no 3º, depois da saga da Ferrante de que li o primeiro quando ainda não se falava desta «misteriosa« escritora. O norueguês é muito sem filtros e deixa-me arrasada mas, ainda assim não resisto.
    Um abraço de saudades,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Guida,

      há muito que não falamos. Temos de tratar disso :)
      Estou apaixonada pelo Karl Ove. E um bocadinho frustrada também. Acabei o primeiro volume, já encomendei os outros, mas a greve dos estivadores (não me lembrei dela e não paguei portes de avião) está a atrasar a entrega. Gostei tanto, tanto do primeiro. Aquele homem tanto fala de literatura e de morte como de marcas de detergente. E é de uma honestidade desconcertante. Quanto à Elena Ferrante, também vem a caminho. Chega no fim de semana, pela filha de uma amiga minha. Coisas que só um insular percebe, creio ;)

      Um abraço para ti também,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Gosto muito de ovos mexidos. Humm..
    Tão bom!!
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente estes, então. Super cremosos!
      Tudo de bom para si também :)

      Beijinhos,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.