domingo, 17 de abril de 2016

Pão. Pizzas. Azeitonas. E um entardecer bonito.

Pão quente, acabado de sair do forno, manteiga Milhafre a derreter, salpicão fumado e azeitonas. A acompanhar, chá. Há lá lanche melhor! Nem teria sido preciso tanto. O pão, a manteiga e o chá são aquela tríade muito portuguesa. A nossa mesa simples, cheia de sabor. Aquelas coisas que me lembram sempre a minha avó. Não há como comer pão quente com manteiga a derreter sem me lembrar dela, da alegria dela enquanto fazia um bule de chá Gorreana, bem docinho. Agora bebo-o sem açúcar, mas quando o bebia com ela era sempre com uma colherzinha de açúcar. Ou duas, às vezes :)









Ontem foi dia de experimentar o forno a lenha dos meus amigos. Os pequenos dedicavam-se àquela diversão quase extinta que consiste em brincar na terra. Com pás e enxadas, faziam um buraco enorme na terra, que enchiam de água. No fim, calças e botas enlameadas. Mas prefiro vê-los assim do que agarrados a jogos eletrónicos. 



Entretanto, a Maria preparava o pão, tal como aprendeu com a mãe. A minha participação limitou-se a tirar fotografias ao pão acabado de sair do forno e a elogiá-lo, depois de o comer. 






Já na preparação das pizzas do jantar, fiz questão de participar. Estava empolgadíssima para experimentar fazer pizzas à italiana, em forno de lenha. Fizemos umas pesquisas prévias, vimos vídeos no youtube, mas não tínhamos a certeza se conseguiríamos. Tínhamos medo de não sermos capazes de as fazer deslizar da pá. Mas, com a ajuda da farinha de milho, e com a destreza do Duarte, conseguimos. Foi um orgulho, vermos as nossas pizzas sair do forno. 
Quanto às receitas, são as que já apareceram por aqui. A novidade foi mesmo este tempero do forno, que fez toda a diferença.







Deixo a receita das azeitonas que preparei para levar, com exemplares trazidos do Fundão, da frutaria Bento. 

Azeitonas temperadas 
com mel e alecrim



1 chávena de azeitonas (escorridas)
1/4 chávena de azeite
1 colher de sobremesa de mel 
1 haste de alecrim
Piripíri seco a gosto (usei 4)
Flor de sal a gosto

Misturar bem todos os ingredientes, exceto as azeitonas, diluindo bem o mel. Colocar a mistura num frasco, juntamente com as azeitonas, e agitar bem. Servir com pão. De preferência quente, acabado de sair do forno :)




Deixo ainda uma fotografia tirada ontem, antes do jantar.  Um pôr do sol lindíssimo, com São Jorge ao fundo. 



Para despedida, esta Cantiga da Terra, do Zeca Medeiros. Uma boa semana!


16 comentários:

  1. Ai as memórias que tenho de pão feito em forno de lenha! Cresci a ver a minha mãe fazer pão, seguida de uma fornada de biscoitos, seguida de espécies ou esquecidos e por fim suspiros que ficavam no forno durante toda a noite para ficarem bem sequinhos! Que saudades! Talvez por isso eu costume dizer que seria feliz só a pão e manteiga (manteiga Milhafre)! Há anos que sonho com o meu forno de lenha! Não vejo a hora de voltar a comer o meu pão com aquele gostinho especial! E as pizzas também devem ficar maravilhosas! Tudo o que é feito assim tem outro sabor! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No sábado, o meu amigo Duarte falou dos suspiros que costumavam ficar no forno. Na minha casa nunca houve esse hábito. Eu também seria feliz só a pão e Milhafre :)
      Um dia hás de concretizar o teu sonho do forno. E hás de reviver os sabores da tua infância :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Como eu gosto de tudo o que é feito a lenha, fica um gostinho especial e completamente diferente. Uma mesa assim é a minha perdição :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há comidas que ganham muito com aquele sabor fumado. Pão e pizzas estão no topo dessa lista.

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Ai valha-me Deus que ainda não são 9.30h e eu já estou a salivar e a desejar a hora de almoço! Tudo por causa das benditas pizzas. Não há pizza como a cozinhada em forno de lenha. Temos um restaurante italiano, só com cozinheiros e empregados nativos, ao lado de casa, com a melhor pizza do mundo. Abril e maio fecharam para obras estruturais, nomeadamente o forno que deitava muito fumo para a sala... que saudades! E agora dou de caras com estas...
    Um abraço de boa semana,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando morei em S. Miguel, fazia quilómetros para ir aos Mosteiros, comer pizzas italianas, feitas por italianos (uma família de três que até as galinhas criavam). Cá não temos nenhuma pizzaria assim. Só daquelas com massas altas, "à americana".

      Um abraço para ti também, de quase fim de semana,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Olá Ilídia,

    Pizzas em forno de lenha só comidas fora mas, tenho o privilégio de comprar o pão a quem o amassa ainda à mão e coze em forno de lenha.

    Gostei imenso da fotografia do entardecer!

    Vim para dizer que fiz ontem o seu arroz de favas, com adaptações ao nosso gosto. Ficou muito bom!

    Um beijo do Algarve e votos de boa semana,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      É mesmo um privilégio. A minha mãe tem forno a lenha, mas raramente coze pão. Com alguma frequência, também costuma comprar pão caseiro, que chega ainda quente. Uma perdição!

      O entardecer naquele lado da ilha é lindo. Não me canso de contemplar as silhuetas das outras ilhas. Com os tons quentes de um pôr do sol como este, mais ainda.

      Fico muito feliz por ter inspirado o seu arroz de favas :)

      Um beijo dos Açores. E um bom fim de semana. Está quase :)

      Ilídia

      Eliminar
  5. Hummm e assim cozidas a forno de lenha é que devem ficar um manjar dos Deuses.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/04/ovos-no-pao-e-cogumelos-recheados.html

    ResponderEliminar
  6. Um entardecer bem saboroso ;)
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saborosíssimo. Em todos os sentidos ;)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  7. Há dias assim, tão bons! Que nos enchem a alma.
    Das coisas simples, são essas que combinam tão bem com os nossos sorrisos, como petiscos simples, chá, pão e torradas e um forno perfeito para fazer pizzas deliciosas.
    Uma boa semana Ilídia! Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sempre as coisas simples que nos fazem mais felizes. Por mais gasta que a frase esteja, é mesmo assim. Na comida e em tudo, se pensarmos bem.

      Um bom fim de semana para ti.

      Beijinhos,

      Ilídia

      Eliminar
  8. Não é mesmo preciso pedir à vida muito mais do que isto. Coisas destas que dependem de nós e da nossa capacidade (e vontade) de procurarmos fazer acontecer alegria.
    E nunca me esqueço de que foi graças a ti que comecei a fazer pizza em casa. Obrigada as vezes todas que forem possíveis, minha querida.

    Um beijo de bom fim-de-semana!

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que a nossa felicidade depende muito de nós e do valor que damos aos pequenos prazeres. Continuo a achar que parte da diferença entre os felizes e os infelizes está em valorizar os pequenos nadas, os "prazeres inúteis".
      Fico muito feliz por ter contribuído para (mais) esse vosso prazer. Eu também nunca me canso de te agradecer um certo bolo de iogurte ;)

      Um bom domingo. E feriado, amanhã :)

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.