domingo, 13 de março de 2016

Ainda a Polónia: Cracóvia. E o cheesecake da Monika.

Cracóvia foi visitada de relance. Uma daquelas paragens rápidas, no regresso da visita a estas minas, com um guia que nos levou aos pontos principais. Fiquei com vontade de mais. Muito mais. Pelo que li antes de visitar a cidade, apercebi-me de que Cracóvia tem muito para oferecer. A História está muito presente, a começar pelo castelo de Wawel, com a sua imponente cúpula de ouro. E a enorme praça do mercado, com a Igreja de Santa Maria e outros edifícios lindíssimos, com fachadas que parecem bordados. É esta praça, com as suas charrettes brancas, conduzidas por mulheres bem agasalhadas, e com muitos vendedores de flores, que me ficou gravada. Apesar do frio cortante, apetecia demorarmo-nos ali. Espero um dia voltar a Cracóvia com tempo. Sem guia, por minha conta, para percorrer com tempo esta cidade tão especial.









Depois das imagens de Cracóvia, uma receita polaca. O cheesecake da minha amiga Monika que, para além de saborosíssimo,  há de lembrar-me sempre os serões na Polónia, em casa da família Pawlowska. Depois dos nossos dias longos na escola, aparecia sempre um pratinho de cheesecake sobre a mesa, a acompanhar uma wodka polaca bem condimentada. Como a receita é grande e aguenta alguns dias no frigorífico, é uma opção adequada para quando sabemos que vai haver muita gente em casa. Tive de omitir as passas da receita original, pois o meu marido não as aprecia. Mas acho que fazem falta. Aconselho-vos a mantê-las. 

Cheesecake polaco




Ingredientes para a massa:
250 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
125 g de manteiga
8 g açúcar baunilhado
1 ovo

Misturar todos os ingredientes, amassando-os até obter uma massa elástica. Enrolar em película aderente e levar ao frigorífico 1 hora.
Retirar 2/3 de massa, rolá-la bem fina, forrar uma forma de 35 x 25 cm (previamente forrada com papel vegetal) e perfurar a massa com um garfo (reservar 1/3 da massa no frigorífico, embrulhada em película aderente). Levar ao forno a 170 graus durante 15 minutos ou até a massa estar dourada.

Ingredientes para o recheio:
(Todos os ingredients devem estar à temperature ambiente)
 1 kg de queijo-creme
 8 ovos
100 g manteiga
 250 g açúcar
 3 colheres de sopa de açúcar baunilha
 3 colheres de sopa de amido de milho
100 g passas
 1 gema batida para pincelar as tiras de massa (reservar a clara para a cobertura)

Bater a manteiga, 200 g de açúcar e o açúcar baunilhado até obter uma massa fofa. Acrescentar as gemas, continuando a bater. Adicionar o queijo-creme e continuar a bater até a mistura estar esponjosa.
Bater as claras até ficarem firmes. Juntar os restantes 50 g de açúcar e continuar a bater, até estarem em castelo. Misturar o amido de milho e as passas.

Misturar a mistura de queijo com as claras. Retirar a massa do forno, cobri-la com o creme e alisar.
Retirar a massa reservada no frigorífico e cortar tiras com 1 cm de largura. Dispô-las sobre o bolo, entrelaçadas, e pincelá-las com a gema batida.
Levar ao forno 50 a 60 minutos, a 170 graus. Deixar arrefecer no forno e levar ao frigorífico de um dia para o outro.

Para a cobertura:
 1 limão
 150 g de açúcar confeiteiro
 1 clara 

Bater a clara com o açúcar e o sumo de limão. Se estiver muito líquido, acrescentar mais açúcar em pó. Se estiver muito espesso, acrescentar um pouco de água.

Colocar a cobertura sobre o cheesecake. Manter no frigorífico.






2 comentários:

  1. Cracóvia parece uma cidade bonita e acolhedora! Sabes Ilídia, cheesecake é a minha sobremesa preferida e os de forno são os meus prediletos! Nunca provei um cheesecake polaco mas agora fiquei cheia de vontade de experimentar! E a julgar por esse aspeto só pode ser maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bonita mesmo! Não me demorei muito tempo, por isso saí de lá mesmo com aquela vontade de voltar. A praça é linda. Charmosíssima!
      Quanto ao cheesecake, arrisco a dizer que é a melhor receita que já fiz. E já tenho algumas aqui no blogue :)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.